Namor: Por que o personagem da Marvel é chamado de “o primeiro mutante”?

Capa da Publicação

Namor: Por que o personagem da Marvel é chamado de “o primeiro mutante”?

Por Gabriel Mattos

Namor voltou a ser motivo de conversa entre os fãs da cultura pop. Depois da chegada dos Illuminati no MCU, em Doutor Estranho: No Multiverso da Loucura, muitos esperam que o personagem seja introduzido na sequência de Pantera Negra, Wakanda Para Sempre. E seu retorno reacende uma questão muito debatida entre os fãs, afinal, seria mesmo Namor “o primeiro mutante”?

Namor é sequer um mutante?

Namor, o Príncipe Submarino

O próprio status de Namor como um mutante foi muito discutido ao longo dos anos. Ele é filho de um marinheiro humano com uma nobre atlante, o que explicaria suas habilidades especiais. E em certas revistas, ele é chamado apenas de híbrido, mas não para aí.

Os poderes de Namor não são inteiramente compatíveis com os de um atlante comum — sua força é muito superior e ele tem a capacidade de voar. Experimentos Skrull mostrados na revista Illuminati #1 enfim confirmaram que, além de meio-humano e meio-atlante, Namor tem o Gene X. Isto é, Namor é um mutante.

Mas o Namor é o “primeiro” mutante?

Namor estava lá quando tudo era mato

Mas ainda tem a questão de ser o “primeiro” mutante. Existem muitos mutantes mais velhos que Namor — como a Mística, Wolverine e o Apocalipse — mas o anti-herói foi o primeiro a ser publicado pela Marvel (via WhatCulture).

Namor surgiu na primeira onda de heróis criados próximo a Segunda Guerra Mundial. Originalmente ele era um antagonista com bons ideais, que surgiu na revista Marvel Comics #1 em outubro de 1939. Mas quando os Estados Unidos entraram em guerra, ele uniu forças contra o Eixo. Assim, ele é de fato o primeiro mutante publicado pela editora.

Leia também: