Mulher-Maravilha 3: Patty Jenkins, diretora do filme, nega rumores e desabafa sobre o cancelamento do projeto

Capa da Publicação

Mulher-Maravilha 3: Patty Jenkins, diretora do filme, nega rumores e desabafa sobre o cancelamento do projeto

Por Gabriel Mattos

Na última semana, veio à público o cancelamento do filme Mulher-Maravilha 3 devido a reestruturações internas da DC Studios, agora sob supervisão de James Gunn e Peter Safran. Desde então, surgiram rumores que o encerramento prematuro do projeto teria partido da diretora Patty Jenkins, responsável por ambos longas da heroína. Esta noite (13), Jenkins publicou um longo pronunciamento explicando sua versão dos fatos.

A versão de Patty Jenkins

Em uma publicação no Twitter, a diretora reforçou que sua equipe estava completamente dedicada ao projeto e que não havia nada em seu poder a ser feito para reverter a decisão do estúdio. Confira o pronunciamento completo:

“Arf… Eu não sou muito de falar sobre assuntos privados da minha carreira, mas não vou deixar imprecisões continuarem. Aqui estão os fatos:

 

Eu originalmente deixei [Star Wars] Rogue Squadron depois de um longo e produtivo processo de desenvolvimento quando ficou claro que não poderia acontecer cedo o suficiente e eu não queria atrasar mais Mulher-Maravilha 3. Quando aconteceu, a Lucasfilm me perguntou se eu consideraria voltar ao filme depois de MM3, o que eu fiquei honrada em ouvir, então aceitei. Eles fizeram um novo acordo comigo. Na verdade, eu ainda estou nele e aquele projeto tem estado em desenvolvimento ativo desde então. Não sei se vai acontecer ou não. Nós nunca sabemos até o processo de desenvolvimento estar completo, mas estou ansiosa por seu potencial futuro.

 

Quando começou a rolar uma retaliação por MM3 não acontecer, os clickbaits apelativos com uma falsa história de que fui eu quem matou [o projeto] ou que o abandonei começaram a se espalhar. Isso simplesmente não é verdade. Eu nunca desisti. Eu estava aberta a considerar qualquer coisa que pedissem a mim. Foi do meu entendimento que não havia nada que eu poderia fazer para avançar qualquer coisa nesse momento. DC está obviamente soterrada em mudanças que estão tendo que fazer, então eu entendo que essas decisões são difíceis agora.

Mulher-Maravilha 1984 dividiu o público e decepcionou a crítica. (C: Warner Bros.)

Eu não quero que o que tem sido uma linda jornada com Mulher-Maravilha termine com um gosto amargo. Eu amei e me senti muito honrada de ter sido a pessoa que acabou fazendo esses dois últimos filmes da Mulher-Maravilha. Ela é uma personagem incrível. Viver sob e cercada de seus valores te torna pessoa melhor todo dia. Eu desejo a ela e seu legado um maravilhoso futuro pela frente, comigo ou sem mim.

 

Caminhar ao lado de Lynda Carter, uma absoluta lenda e um farol de luz e bondade, tem sido incrível. Eu aprendi tanto com ela e vou apreciá-la como uma amiga e mentora, para sempre. Minha equipe tem sido como uma família e lutou todos os dias para dar ao mundo o melhor filme que podiam. E Gal… Gal Gadot. Onde eu sequer começo? Gal é o melhor presente que recebi em toda essa jornada. Uma estimada amiga, inspiração e irmã. Não existem palavras para descrever o quão mágica ela é. Ela é a encarnação ambulante da Mulher-Maravilha na vida real e uma pessoa melhor que o mundo pode imaginar. Nenhuma mísera vez nos milhões de momentos que passei com ela vi nada menos que isso. Ela é um presente para este mundo, e mais especificamente, para mim.

 

Por último, mas mais importante, OBRIGADO aos incríveis fãs da MM, e por todo seu amor e apoio. Os fãs da Mulher-Maravilha não são os mais visíveis na mídia e online, mas quero que saibam que sempre vimos e valorizamos vocês. Vocês estiveram em primeiro plano nos nossos pensamentos em todos os dias que fizemos os dois últimos filmes. Vocês são as melhores e mais amáveis pessoas do mundo e vou sempre guardar um lugar especial para vocês.

 

Obrigado a TODOS por essa jornada maravilhosa. Mantenham sempre o espírito de Mulher-Maravilha. Qualquer dia que vocês enfrentarem dificuldades, tentem se perguntar: O que a Mulher-Maravilha faria? Espero que seu farol de amor, verdade e justiça esteja sempre lá para guiar o seu caminho, como ela fez por mim.”

O comprometimento de Jenkins com Mulher-Maravilha 3 foi tamanho que a diretora confessou ter sacrificado seu envolvimento com a franquia Star Wars para garantir um bom andamento do filme da DC Comics. Mas mesmo com seus maiores esforços, o filme foi engavetado em uma decisão aparentemente unilateral por parte do estúdio.

Entenda a polêmica

Esta versão contrasta com o exposto pelo portal The Wrap na última semana. O veículo afirmava que o cancelamento do filme era resultado de um desentendimento entre Jenkins e as novas lideranças do setor de filmes da Warner Bros. Discovery, Michael De Luca e Pamela Abdy.

Apesar de toda a polêmica, Mulher-Maravilha 3 ainda consta no calendário de lançamentos do estúdio. Um novo posicionamento oficial deve ser divulgado nas próximas semanas, seja formalizando o cancelamento ou anunciando uma nova diretora para o projeto.

Leia também: