Lightyear: Beijo LGBT censurado será reincluído ao filme após protestos da Pixar

Capa da Publicação

Lightyear: Beijo LGBT censurado será reincluído ao filme após protestos da Pixar

Por Chris Rantin

Depois de ser acusada de censura pelos funcionários da Pixar, que protestaram contra o envolvimento da Disney com projetos de Lei Anti-LGBT nos Estados Unidos, a grande empresa decidiu reincluir um beijo entre personagens do mesmo gênero em Lightyear, filme que contará a história que inspirou o brinquedo de Toy Story.

Desde o começo do mês, a Disney está no centro de uma grande polêmica. Após ser pega financiando políticos anti-LGBT, a empresa afirmou que, se distanciando da política, via que a solução para este problema era mais representatividade em suas produções. Longe de resolver a questão, isso apenas gerou mais críticas, com fãs e funcionários da empresa criticando a atitude.

Pouco tempo depois veio o protesto dos funcionários da Pixar, afirmando que a Disney censurava qualquer tipo de personagem diverso das produções do estúdio. Desde então, Bob Chapeck, CEO da Disney, pediu desculpas a comunidade LGBT e cortou qualquer doação da empresa para políticos. Além disso, a própria Marvel se posicionou contra a lei anti-LGBT.

Agora, de acordo com a Variety, após ser originalmente censurado, um beijo entre personagens LGBT foi reincluindo na produção em Lightyear.

Hawthorne em Lightyear

Fontes do site afirmam que, no filme, Hawthorne está em um relacionamento com outra mulher. A Disney nunca questionou este ponto, mas havia cortado um beijo entre as duas personagens. Contudo, após a polêmica, a demonstração de afeto foi reincluída no longa durante a última semana.

A Variety é esperançosa ao afirmar que esta decisão é “um possível ponto de mudança para a representatividade LGBTQ, não apenas nos filmes da Pixar, mas nos filmes animados como um todo, que permaneceu cauteloso em retratar a afeição entre pessoas do mesmo gênero de alguma forma significativa.” 

A reinclusão do beijo ganha mais impacto quando lembramos que Lightyear é a primeira animação da Pixar a ser lançada nos cinemas, uma vez que desde 2019, os lançamentos do estúdio como LucaRed: Crescer é uma Fera chegaram diretamente no Disney+.

Lightyear chega em 17 de junho de 2022 nos cinemas.

Veja também: