Bob Chapek, CEO da Disney, anuncia que a empresa pausará todas as doações políticas na Flórida

Capa da Publicação

Bob Chapek, CEO da Disney, anuncia que a empresa pausará todas as doações políticas na Flórida

Por Melissa de Viveiros

Nos últimos dias, a Disney se envolveu em uma grande polêmica após ser revelado que a empresa estaria ajudando a financiar políticos favoráveis ao projeto de lei estadunidense conhecido popularmente como “Don’t Say Gay”. Após ameaças de boicote por parte do público e manifestações dos funcionários da Disney-Pixar denunciando posturas anti LGBTQIA+ dentro dos estúdios, o CEO Bob Chapek anunciou que a empresa pausará todas as doações políticas na Flórida, local onde o projeto de lei tem origem.

O CEO da Disney, Bob Chapek.

De acordo com a Variety, o anúncio foi feito por meio de um email interno direcionado aos funcionários. Além da pausa, a mensagem sugere que a empresa pretende reestruturar sua base política, e inclui um pedido de desculpas aos funcionários LGBTQIA+ pela situação. O email diz:

“Aos meus caros colegas, mas especialmente à nossa comunidade LGBTQ+,

Obrigado a todos que vieram a mim compartilhando sua dor, frustração e tristeza em relação à resposta da empresa ao projeto “Don’t Say Gay”. Falar com vocês, ler suas mensagens e me encontrar com vocês me ajudou a entender melhor o quão doloroso nosso silêncio foi. Está claro que isso não é uma questão apenas sobre um projeto de lei na Flórida, e sim outro desafio aos direitos humanos básicos. Vocês precisavam que eu fosse um aliado mais forte na luta por direitos iguais e eu os decepcionei. Sinto muito.

Nossos empregados vêem o poder dessa grande empresa como uma oportunidade de fazer o bem. Eu concordo. Sim, nós precisamos usar nossa influência para promover esse bem ao contar histórias inclusivas, mas também nos posicionando pelos direitos de todos.

Começando imediatamente, estamos aumentando nosso apoio a grupos de advocacia para combater legislações semelhantes em outros estados. Nós estamos trabalhando duro para criar uma nova base para nossas doações políticas que garantirá que defendemos o que representa melhor nossos valores. E hoje estamos pausando todas as doações políticas no estado da Flórida até essa revisão. Mas, eu sei que há muito mais trabalho a ser feito. Estou comprometido com esse trabalho e com todos vocês, e vou continuar a interagir com a comunidade LGBTQ+ para que possa me tornar um aliado melhor. Vocês ouvirão mais sobre nosso progresso nas próximas semanas.

Eu realmente acredito que nós somos uma empresa infinitamente melhor e mais forte por causa de nossa comunidade LGBTQ+. Perdi o ponto neste caso, mas sou um aliado com quem podem contar – e serei um campeão vocal para as proteções, visibilidade e oportunidades que vocês merecem.”

A lei em questão é uma proposta discriminatória que teria como objetivo banir qualquer tipo de discussão sobre gênero e sexualidade em escolas. O texto foi criticado até mesmo por representantes da Casa Branca, que o consideraram “cruel”, já que isso levaria ao aumento da discriminação contra um grupo vulnerável.

Apesar da mudança de postura de Chapek, o projeto de lei já foi aprovado no estado da Flórida, onde fica a sede da Disney.