Fãs planejam boicote contra Disney devido à projeto de lei polêmico nos Estados Unidos

Capa da Publicação

Fãs planejam boicote contra Disney devido à projeto de lei polêmico nos Estados Unidos

Por Arthur Eloi

Apesar de se posicionar pró-LGBTQIA+, a Walt Disney Company se envolveu em uma polêmica nos Estados Unidos ao emergir detalhes de que a empresa doou dinheiro para financiar políticos que apoiam a recente lei discriminatória popularmente conhecida como “Don’t Say Gay”, que avança por vários estados do país (via CBR).

Uma tendência conservadora em todo o mundo, a lei discriminatória tem como objetivo banir qualquer tipo de discussão sobre gênero e sexualidade nas escolas estadunidenses. Ainda mais intrusivo e discriminatório é que a lei obriga professores a informar os pais sobre crianças que suspeitam ser LGBTQIA+, o que foi apontado como uma abordagem insensível e bastante perigosa. No estado da Flórida, onde a Disney é sediada e atua fortemente com seus vários parques de diversão, a lei já foi aprovada pelo governo de lá.

Após a descoberta de que a empresa apoia políticos que ajudaram a avançar a lei, muitos passaram a repudiar os atos. Dana Terrace, criadora do desenho A Casa da Coruja (que foi cancelado pelo Disney Channel por “não se encaixar na marca Disney”, decisão questionável visto que o desenho tem um casal sáfico como protagonistas), postou um vídeo no Twitter reclamando do comunicado interno enviado pelo CEO Bob Chapek, que afirmava que a empresa não pretende mudar suas práticas, e que acredita que o melhor jeito de reforçar a inclusão é através das obras que cria.

Terrace deixou claro seu desgosto pelo posicionamento da empresa, e se juntou com um grupo de artistas queer para uma série de livestreams para arrecadar dinheiro para organizações de caridade pró-LGBTQIA+:

Já outros fãs passaram a pedir por um boicote e questionar a hipocrisia das campanhas de inclusão e representatividade da empresa:

Se chama capitalismo colorido. Eles amam dinheiro gay mas acaba por aí”, reclamou um.

Fãs reclamam da hipocrisia da Disney fazer várias campanhas pró-representatividade mas financiar leis abertamente anti-gays

Sou grande fã da Disney, com um passe anual para Disneyland e tudo, mas sou oficialmente do time do boicote após descobrir que eles financiaram cada um dos políticos que votaram a favor da lei ‘Don’t Say Gay’ na Flórida. Eles lucram com representatividade falsa enquanto destroem nossas vidas nos bastidores”, afirmou outra.

Por conta de pedidos assim, a hashtag #BoycottDisney subiu aos Trending Topics do Twitter. Até o momento, o único posicionamento da empresa foi o comunicado citado por Dana Terrace, em que o CEO Bob Chapek dá a entender que a empresa não pretende mudar, apenas compensar com obras mais inclusivas.