Funcionários da Pixar acusam executivos da Disney de boicotar afeto LGBTQIA+ de seus filmes

Capa da Publicação

Funcionários da Pixar acusam executivos da Disney de boicotar afeto LGBTQIA+ de seus filmes

Por Nick Narukame

A recente polêmica sobre o envolvimento da Disney com o projeto de lei Don’t say Gay (Não Diga Gay) está tendo repercussão grande no meio do entretenimento. Apesar do pronunciamento do CEO Bob Chapek nesta quarta-feira (09/03) negar tal apoio, agora uma carta aberta atribuída aos funcionários LGBTQIA+ da empresa foi divulgada revelando atitudes repressivas referente a conteúdo homoafetivo em animações a serem produzidas (via Variety).

Em memorando enviado por Chapek aos seus funcionários, o empresário afirma que o maior impacto que poderiam exercer em um mundo mais inclusivo seria “através do conteúdo inspirador produzido [por eles]”. Segundo a carta dos funcionários, essa afirmação estaria em desacordo com as atitudes da empresa que teria exigido cortes de todos os conteúdos com cenas demonstração de afeto entre pessoas do mesmo gênero demonstradas.

“Nós [funcionários da] Pixar testemunhamos pessoalmente belas histórias, cheias de personagens diversos, voltarem das críticas corporativas da Disney reduzidas a migalhas do que eram antes”, afirma trecho da carta. “Mesmo que a criação de conteúdo LGBTQIA+ fosse a resposta para corrigir as legislações discriminatórias no mundo, estamos sendo impedidos de criá-lo.”

Ao longo da carta os funcionários também pedem para que a Disney desfaça qualquer ligação que venha a ter com o projeto de lei Don’t Say Gay, que visa proibir qualquer discussão sobre identidade de gênero ou orientação sexual nas escolas da Flórida. Também há o desejo expresso de que a empresa se pronuncie mais abertamente sobre o caso uma vez que Chapek, em sua declaração na reunião de acionistas da empresa, disse acreditar que a Disney deveria se envolver com o caso “apenas nos bastidores”, mostrando apoio a causas sociais e afins da comunidade LGBTQIA+.

A próxima animação da Pixar chega ao Disney+ em 11 de março.

Chapek anunciou na ocasião que a Disney doaria cinco milhões de dólares para a Companhia dos Direitos Humanos e outras instituições que apoiem a causa, mas o dinheiro foi prontamente recusado enquanto a empresa não assumir uma postura pública mais assertiva ao invés de “agir nos bastidores” apenas.

A próxima animação a ser lançada pela Pixar através da Disney, atual detentora de seus direitos, é Red, Crescer é uma fera! que chegará ao Disney+ nesta sexta-feira (11/03).

Fique com: