Izuku Midoriya: Tudo sobre o protagonista de My Hero Academia

Capa da Publicação

Izuku Midoriya: Tudo sobre o protagonista de My Hero Academia

Por Flávia Pedro

Kohei Horikoshi é o criador de My Hero Academia e o responsável por criar um dos heróis shounen mais queridos pelo público: Izuku Midoriya. A história de seu mangá conta como foi a trajetória de Izuku até que ele pudesse se tornar o Herói Nº1 de todo o mundo, todas as dificuldades que o personagem enfrentou até realizar seu sonho. Bora conhecer mais sobre o simpático Deku?

Quem é Izuku Midoriya?

Izuku Midoriya no início de My Hero Academia

Izuku Midoriya é um jovem que inicia sua trajetória em My Hero Academia como um garoto no último ano do ensino fundamental que sonha em se tornar o maior herói de sua geração, só tem um único problema: ele não tem uma Individualidade.

No universo de My Hero Academia, os humanos acabaram evoluindo e desenvolvendo uma espécie de mutação, que lhe dão superpoderes chamados Individualidades e, para ser um herói, é preciso possuir uma e estudar em colégios específicos para tal profissão. O Colégio UA é a principal escola para jovens no ensino médio que desejam ser heróis e o garoto estava decidido a ser aprovado no vestibular.

Seu destino acaba se encontrando com o de seu herói preferido: All Might e é depois desse encontro que a vida do menino muda completamente e ele descobre que pode se tornar um herói, mesmo que tenha passado sua vida sem um quirk.

A personalidade de Izuku Midoriya

Deku em seu traje de Herói

Midoriya é um garoto doce e gentil, desde criança, sendo incapaz de revidar as maldades que faziam com ele. Sempre foi pacífico e bem sentimental, sendo extremamente sensível ao assunto “não ter individualidade”, chorando em diversos momentos por ser uma pessoa diferente das demais.

Porém, Izuku carrega uma determinação e coragem implacáveis. Mesmo sem individualidade, o garoto se coloca em perigo para salvar outras pessoas, além de nunca ter desistido de seu sonho, mesmo com todos lhe dizendo que não é algo possível e que ele era apenas um fraco.

Sua determinação foi novamente colocada à prova quando recebe o One For All pelas mãos do All Might. Para aguentar tal individualidade, o garoto precisou treinar seu corpo por meses antes do teste para a UA e, mesmo assim, ele ainda recebia inúmeros danos em seu corpo quando usava suas técnicas. Foi uma tarefa árdua conseguir controlar o One For All, mas o garoto nunca desistiu, por mais doloroso que fosse.

Ele também é uma pessoa prestativa e que se preocupa com os outros, muitas vezes mais que consigo mesmo. Seja com seus amigos ou com um inocente em perigo, o garoto sempre dá tudo de si para proteger a todos.

O passado de Izuku Midoriya

Midoriya chorando

Como foi dito, ser um herói é o sonho da vida de Midoriya. Desde sua infância, o garoto admirava diversos heróis profissionais, mas seu preferido com certeza era o poderoso All Might, o “Símbolo da Paz”. Ele cresceu se espelhando nessas personalidades, em sua força, determinação e desejo de ajudar outras pessoas.

Infelizmente, como era uma criança sem individualidade, sofria bullying de seus colegas de turma e passou por situações bem pesadas, onde principalmente Bakugou o diminuía e o humilhava, apelidando-o de “Deku”. Deku significa inútil em japonês… Mesmo assim, Izuku ainda o considerava seu amigo e o seguia por aí.

Um dos momentos de sua infância que o garoto nunca esqueceu foi quando, ao assistir TV e descobrir que nunca desenvolveria um quirk, ele chorou descontroladamente e, ao perguntar a sua mãe se ainda poderia ser um herói, ela o abraça se desculpando. Uma reação que Midoriya definitivamente não queria. Ele desejava ouvir que ainda poderia ser um herói!

Como Deku conseguiu o All For One?

Deku e All Might

Um certo dia um vilão consegue fugir de All Might e encontra o jovem Izuku no caminho, mas antes que uma tragédia acontecesse, o Herói Nº1 do Japão chegou para salvar o garoto. Midoriya fica claramente emocionado por ver seu herói preferido tendo o salvado e antes mesmo que All Might pudesse ir embora, o garoto se agarra nele e o força a lhe dar atenção.

Midoriya quer saber de seu ídolo se ele poderia ser um herói, mesmo sem uma individualidade… Nesse momento algo surpreendente acontece: a forma de All Might muda para um homem magro e ele revela ao garoto que, após um acidente a 5 anos atrás, ele só consegue se manter na forma de herói por um curto espaço de tempo.

Após esse encontro, Deku se depara com Bakugou sendo pego por um vilão de lama e, sem pensar duas vezes, o garoto parte para salvar seu amigo. Felizmente, All Might aparece antes que as crianças pudessem se machucar, mas ele reconhece que a atitude de Izuku foi a de um verdadeiro herói e lhe oferece uma oportunidade de se tornar um.

All Might encontrou seu sucessor e estava disposto a passar seu One For All para o garoto. Então ele começa a treinar Midoriya no parque municipal, revelando que o menino precisava aprimorar seu corpo para aguentar sua nova Individualidade, caso contrário ele poderia perder seus membros. Depois de meses de treinamento duro, Deku finalmente recebe o One For All ao comer um fio de cabelo de All Might.

O que é Dark Deku?

O Dark Deku

Por incrível que pareça, Deku teve seu breve momento como anti-herói. Com todos os vilões à solta e à procura do One For All, o garoto não queria colocar seus colegas em risco e decide abandonar a escola e agir por conta própria, derrotando sozinho os vilões que aparecessem e seu caminho.

Assim surgiu o Dark Deku, com um visual sombrio, já que o garoto vivia sujo, rasgado e não tinha tempo de se cuidar como antes. Mesmo com esse visual diferente, o garoto seguiu salvando as pessoas, mas essa fase durou pouco. Logo seus amigos o convenceram a voltar para a UA.

Quais são as habilidades de Izuku Midoriya?

Habilidades de Izuku Midoriya

Habilidades Gerais

Deku sempre foi um jovem dedicado a entender o funcionamento das Individualidades de seus heróis preferidos, isso foi um trunfo para ele quando começou a ter que lidar com seu próprio quirk e seu caderno de anotações sempre foi um ótimo guia. Ele conseguia utilizar essas informações de forma prática durante os combates, o que lhe dava vantagens sobre seus oponentes.

Sua resistência corporal também é um ponto positivo. Mesmo com seu treinamento, imagine você como não é doloroso quebrar tantas partes do próprio corpo a cada vez que precisa usar um quirk?! Mesmo assim, Midoriya se recuperava de forma relativamente rápida e já estava pronto para outro confronto com os vilões.

Ele também possui um espírito de liderança muito forte, conseguindo acalmar seus companheiros em momentos drásticos e organizar ataques eficazes contra oponentes, além de ser ouvido por todos e aconselhar alguns colegas de turma.

One For All

Essa é uma Individualidade que permite a Izuku armazenar uma grande quantidade de energia em forma bruta, permitindo que ele aumente consideravelmente todas as suas habilidades físicas, o que resulta em sua super força, durabilidade,velocidade eagilidade. Ele também é capaz de controlar qual porcentagem usar do total de seu poder, atualmente conseguindo liberar 45% do total sem quebrar seus ossos, mas sua potência padrão de segurança é 30%.

Vale lembrar que as Individualidades dos antigos portadores do One For All se fundiram com o núcleo, o que permite que Midoriya acesse também as Individualidades de seus antecessores. Até o momento conhecemos duas delas: Chicote Negro (Individualidado do quinto usuário, chamado Daigoro Banjo) e Flutuar (individualidade da sétima usuária, Nana Shimura).

Ataques Especiais

A épica luta entre Deku e Muscular

  • Detroit Smash: essa é exatamente a mesma técnica do All Might, a única diferença é que Izuku a realiza com um movimento de gancho.
  • Delaware Smash: ao empurrar seu dedo, ele cria uma poderosa onda de choque misturada com a pressão de vento (que tem força suficiente para quebrar grandes pedaços de materiais sólidos). Seu corpo ainda não está pronto para aguentar esse ataque em seu 100%, podendo se machucar gravemente até dez vezes acima do normal.
  • One For All: Full Cowl: Midoriya teve um treinamento com Gran Torino, e foi através dele que o garoto se tornou capaz de alcançar este estágio de poder, obtendo um controle mais avançado de sua Individualidade. Essa técnica permite que Izuku ative 20% (antes usava apenas 5%, que foi aprimorado posteriormente para 8% e depois para 10/15%) do One For All em todo o corpo, deixando a energia fluir através dele todo, em vez de concentrá-lo em um único local.
  • 5% Detroit Smash: ele ativa o One For All: Full Cowl a 5%, depois pula no ar e dá um soco de cima para baixo em seu adversário.
  • Double Detroit Smash: Deku e All Might combinam seus Detroit Smashes em um único ataque ultra potente.
  • Delaware Smash Air Force: usando as luvas projetadas por Mei Hatsume, ele consegue direcionar uma rajada de ar comprimido contra seu adversário. Utilizando os cinco dedos, ele pode lançar até quatro Delaware Smashes simultaneamente.
  • One For All – 30%: com este ataque, ele consegue usar 30% do One For All em seu braço direito. Não se sabe como esse movimento afeta o corpo de Izuku em condições normais, mas com os 30% o garoto foi capaz de explodir facilmente os robôs de segurança com grandes quantidades de pressão de ar criados a partir de seu soco.
  • One For All – 100%: essa é uma técnica que lhe permite atacar usando todo o poder do One For All na parte do corpo que ele escolher, mas ele pode acabar sofrendo danos em seu corpo ao usar 100% de seu poder.
  • 100% Detroit Smash: o menino ativa o One For All a 100% no braço para atingir seu alvo com um soco.
  • 1,000,000% Delaware Detroit Smash: Esse é o golpe mais forte no arsenal de Izuku, que envolve a ativação do One For All a 100% durante um pico de adrenalina. Para realizar o movimento, Midoriya precisa seguir uma ordem: primeiro usa um Delaware Smash em toda sua mão e depois realiza o Detroit Smash.
  • One For All: Full Cowl – Shoot Style: Midoriya usa seu One For All: Full Cowl, e em seguida usa um estilo de luta que se baseia mais em chutes. Ao concentrar os efeitos do One for All: Full Cowl no torso e nas pernas, e não nos braços, ele consegue exercer ainda mais força, já que os músculos das pernas humanas são bem mais fortes que os superiores.
  • Shoot Style: St. Louis Smash: ao utilizar o Shoot Style, Izuku pula no ar e realiza um chute em sentido lateral, para acertar seu oponente bem em cheio no rosto.
  • One For All: Full Cowl – 20%: Izuku usa 20% da potência total do One For All e consegue distribuir a porcentagem para todo o seu corpo, recebendo um aumento ainda maior de poder e velocidade. Essa não é uma técnica que quebra seus ossos, mas a pressão é tamanha que parece que sim.
  • Manchester Smash: Izuku pula no ar e dá um chute de cima para baixo em seu oponente.
  • One For All: Full Cowl – 100%: Deku alcança a potência total do One For All em seu Full Cowl, o que lhe dá um grande aumento de velocidade e força que se equipara ao de All Might.

Confira também: