Helena Bonham Carter defende J.K. Rowling e Johnny Depp em nova entrevista

Capa da Publicação

Helena Bonham Carter defende J.K. Rowling e Johnny Depp em nova entrevista

Por Gus Fiaux

Helena Bonham Carter acaba de se tornar a mais nova celebridade a defender J.K. Rowling, após a polêmica que envolveu a escritora da saga Harry Potter e seus comentários direcionados contra a comunidade trans. Famosa por interpretar a Comensal da Morte Belatriz Lestrange na saga de filmes da franquia, Carter também aproveitou o momento para defender seu amigo e colaborador frequente, Johnny Depp.

Em entrevista ao The Times, a atriz britânica levantou a voz contra a “cultura de cancelamento” em torno de J.K. Rowling. De acordo com ela, a escritora foi “cercada” e as pessoas deveriam respeitar sua opinião. Além disso, ela justifica as ações e falas de Rowling dizendo que “ela sofreu abuso”:

“É horrendo, muita porcaria. Eu acho que [Rowling] foi cercada. Foi levado ao extremo, essa necessidade de julgamento das pessoas. Ela tem direito à sua opinião, particularmente se ela já sofreu abuso. Todos carregam consigo sua própria história de trauma e isso forma suas opiniões, e você tem que respeitar as motivações das pessoas e sua dor. Você não tem que aceitar nada, isso seria insano e chato. Ela não está tentando ser agressiva, ela está apenas dizendo algo que vem de sua experiência.”

J.K. Rowling se tornou uma figura polêmica e controversa entre os fãs LGBTQIA+ por uma série de razões, mas tudo começou quando ela passou a apoiar ativistas TERFs (feministas radicais trans-excludentes). Desde então, ela tem se manifestado diversas vezes contra a comunidade trans, seja através de artigos postados em suas redes sociais ou até em entrevistas.

Não apenas isso, Rowling também tem interagido frequentemente com políticos de direita reacionária da Inglaterra, e tem engajado diariamente com perfis abertamente transfóbicos e anti-LGBTQIA+. Em uma de suas polêmicas mais recentes, seu novo livro é carregado de elementos transfóbicos e gira em torno do “cancelamento” de uma artista.

Helena Bonham Carter ao lado de Johnny Depp, que também é padrinho de seus filhos, Billy Ray e Nell.

Quanto a toda a batalha judicial envolvendo Johnny Depp contra Amber Heard, Helena Bonham Carter disse ter ficado feliz pelo ator, que recebeu vitória no júri da Califórnia. Ela deixou claro que “a justiça foi feita” e que Depp agora está bem:

“Ah, eu acho que a justiça foi feita com ele, completamente. Acho que ele está bem agora, totalmente bem.”

Logo em seguida, os jornalistas a perguntaram se ela não achava que o caso Depp X Heard poderia significar uma virada negativa em relação ao movimento #MeToo, que surgiu justamente para que mulheres pudessem denunciar violência e comportamento abusivo na indústria cinematográfica, mas acabou se expandindo para outras áreas.

Em resposta, ela disse o seguinte sobre Amber Heard:

“Na minha visão, [Heard] que fez isso. Esse é o problema com essas coisas – as pessoas vão subir no trem porque é a tendência e querem ser o rosto disso tudo.”

Helena Bonham Carter é conhecida pelo papel de Belatriz Lestrange na saga Harry Potter. Além disso, ela já contracenou com Johnny Depp em 7 filmes, cinco dos quais foram dirigidos por seu ex-marido, Tim Burton.

Abaixo, confira também: