Johnny Depp vence processo por difamação contra Amber Heard

Capa da Publicação

Johnny Depp vence processo por difamação contra Amber Heard

Por Melissa de Viveiros

O veredito do júri em relação ao processo de Johnny Depp contra a atriz Amber Heard por conta de um editorial escrito por ela em 2018 foi divulgado hoje (1). No texto, escrito para o Washington Post, a atriz fazia alusão a acusações passadas de ter sofrido violência doméstica. O astro de Piratas do Caribe alegava que a matéria era difamatória e prejudicou sua carreira, tendo conseguido a decisão em seu favor.

De acordo com a Variety, o júri, formado por cinco homens e duas mulheres, começou a discutir sua decisão final na última sexta-feira, dia 27 de maio. Em seu veredito, eles afirmaram que Heard de fato difamou Depp, além de ter agido com “malícia”, indicando que a ação teria sido proposital. Como resultado, a atriz de Aquaman precisará pagar $15 milhões de dólares.

Julgamento foi televisionado por canal dos Estados Unidos.

Depp iniciou um processo contra sua ex-esposa em março de 2019, defendendo que Heard havia o acusado de violência doméstica implicitamente no texto que escreveu para o Washington Post em 2018. Na matéria, a atriz de Aquaman se descreve como “uma figura pública representando abuso doméstico”, e relata sua experiência e dificuldades que precisou enfrentar por levar o caso a público. Não há menção direta ao nome de Depp no texto, mas o ator alegou que, apesar disso, o editorial impactou sua carreira negativamente.

Em resposta, Heard contestou as acusações, alegando que o advogado de Depp, Adam Waldman, havia a difamado ao acusar ela e seus amigos de criarem um “rumor de abuso”. A atriz também alegou que sua própria carreira havia sofrido após vir a público sobre o abuso que teria sofrido, além de dizer que vinha sendo assediada e sofrendo ameaças diariamente nas redes sociais.

O intérprete de Jack Sparrow estava em busca de $50 milhões de dólares pelos danos causados, mas o júri decidiu por $15 milhões. Destes, $10 milhões seriam por danos compensatórios, enquanto os outros $5 milhões seriam por penalidade. O juiz Penney Azcarate, no entanto, reduziu a penalidade para $350 mil, que é o máximo permitido no estado americano em que o julgamento ocorreu.

Apesar de favorável a Depp, a decisão do júri também foi favorável à contestação de Heard em relação a Waldman. Assim, ela receberá $2 milhões como compensação, mas não foi estabelecida uma penalidade.

Antes do processo nos Estados Unidos, Depp havia processado o jornal The Sun no Reino Unido por chamá-lo de “wife beater” (espancador de esposa, em tradução livre). O ator perdeu o processo, com o juiz determinando que as alegações de Heard sobre o abuso sofrido eram “substancialmente verdadeiras”.

Em resposta ao resultado do novo processo, Heard se disse decepcionada e relembrou esse resultado anterior em um comunicado compartilhado em suas redes sociais. Por sua vez, Depp celebrou a vitória em uma longa mensagem em que afirma ter insistido no processo apenas para trazer a verdade à tona.