Glass Onion: Rian Johnson comenta influência de Knives Out em reviver gênero de mistério

Capa da Publicação

Glass Onion: Rian Johnson comenta influência de Knives Out em reviver gênero de mistério

Por Melissa de Viveiros

Glass Onion: Um Mistério Knives Out chegou aos cinemas trazendo um mistério completamente novo a ser investigado pelo detetive Benoit Blanc (Daniel Craig). O filme continua a investida do diretor Rian Johnson no universo dos whodunnits, revitalizando o gênero de mistérios nos cinemas como poucas outras obras da atualidade.

Em entrevista coletiva da qual a Legião participou, o diretor contou um pouco sobre a redescoberta do gênero por parte do público. Questionado sobre a influência do primeiro filme nesse efeito, Johnson respondeu:

“Sinto que aproveitamos uma bela onda de, bem, pessoas redescobrindo esses filmes, que tem sido muito bons com muitos outros grandes cineastas os trazendo à vida. Como um viciado em whodunnits, me deixa muito feliz.”

Não é segredo que o diretor tem a autora Agatha Christie como inspiração, mas ele comentou também sua relação emocional com filmes do gênero, demonstrando sua alegria de ser parte do retorno que as produções fizeram nos últimos anos:

“E então o que me deixa mais feliz, é que, sabe, mencionei os livros de Agatha Christie, mas esses filmes que eram baseados nos livros dela no fim dos anos 1970 e início de 1980, quando eu era criança assistindo a eles com minha família, só me lembro do enorme impacto que eles tinham. E agora a coisa mais legal para mim é falar com amigos que tem por volta dessa idade, e vê-los se interessarem por esses filmes e reconhecer, ‘oh, isso é meio que o motivo pelo qual fizemos esses filmes’. E é super, super legal que eles possam inspirar quem vai, daqui 30 anos, fazer sua própria versão disso. Isso me deixa muito feliz.”

Entrando na conversa para dar sua opinião, o ator Edward Norton, que vive o magnata da tecnologia Miles Bron no longa, explicou o motivo pelo qual acredita que os filmes de Johnson são algo realmente especial. Para ele, o centro disso está no diretor realmente criar algo novo, como contou:

“Acho que muito do que vimos é ‘comida requentada’ de certa forma. E acho que o motivo pelo qual Knives Out é tão divertido é que Rian fez, como ele apontou, o que Agatha Christie fazia que é costurar nesse espírito do momento, sabe? Ele encontrou uma forma de ter toda a diversão das convenções e mecanismos e tradições, mas mesclou com piadas sobre como ninguém consegue se lembrar de que país Marta vem, e um primo de extrema direita.”

Edward Norton vive Miles Bron em Glass Onion: Um Mistério Knives Out. (Reprodução: Netflix)

Continuando, Norton elaborou na razão pela qual a inclusão de temas e personagens relevantes e atuais muda a dinâmica clássica, contribuindo para a obra:

“E, sabe, acho que com qualquer coisa, você percebe os tempos em que está vivendo, e personagens que representam pontos fracos de nosso momento, isso adiciona um algo a mais. E acho que nisso, talvez ainda em maior abundância, acho que pegar algo e garantir que seja para o público que está vivendo aquele momento, acho que não é revitalizar os tropos antigos e costumes passados. Se você vê algo e vê você mesmo e seu momento naquilo, você aproveita mais, eu acho. Ou se conecta mais. E acho que Rian conseguiu realizar isso de modo muito único dentro dessa afeição reacendida pelo formato.”

O elenco do filme conta com Janelle Monáe, Kathryn Hahn, Leslie Odom Jr, Jessica Henwick, Madelyn Cline, Kate Hudson, Ethan Hawke e Dave Bautista, além dos já mencionados Craig e Norton.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out estreou em cinemas selecionados ao redor do mundo em 23 de novembro. Além disso, a produção chegará à Netflix apenas um mês depois, em 23 de dezembro.

Veja também: