Glass Onion: Rian Johnson comenta influência de Agatha Christie na sequência de Knives Out

Capa da Publicação

Glass Onion: Rian Johnson comenta influência de Agatha Christie na sequência de Knives Out

Por Melissa de Viveiros

Glass Onion: Um Mistério Knives Out está chegando aos cinemas a redor do mundo. Trazendo um mistério completamente novo a ser investigado pelo detetive Benoit Blanc (Daniel Craig), o longa também conta o retorno do diretor Rian Johnson – e em entrevista coletiva da qual a Legião participou, o diretor falou um pouco sobre sua experiência com o novo filme, além de comparar o projeto com seu antecessor.

Assim como em Knives Out (Entre Facas e Segredos, em título traduzido), Johnson foi o responsável pela direção e roteiro. Entre o elenco, porém, o único retorno é o de Craig como protagonista, já que a proposta da história é apresentar um caso completamente novo.
“Bem, quer dizer, foi desafiador,” Johnson contou sobre o processo de desenvolver a sequência, relembrando que ele e o ator principal sempre tiveram interesse em fazer mais de um filme. “Mas também acho, sabe, quando Daniel e eu estávamos fazendo o primeiro, mesmo quando estávamos no set, nós nos divertimos tanto. Ficamos tipo, ‘Se isso for pelo menos relativamente bem, seria muito divertido continuar fazendo esses filmes’.”

Rian Johnson ao lado do ator Daniel Craig.

Ao invés de continuar a história, porém, o diretor pretendia fazer algo novo. Muito disso se deve à influência da autora Agatha Christie, conhecida mundialmente por seus mistérios e narrativas detetivescas. Explicando a inspiração no trabalho da escritora, ele disse:

“Mas o modo como pensávamos em continuar fazendo esses filmes sempre foi não continuar a história do primeiro, mas tratá-los como Agatha Christie tratava seus livros e fazer um mistério completamente novo todas as vezes, com um novo local, uma nova galeria de personagens suspeitos. E também, algo que Agatha Christie fazia que, como um fã, qualquer um que conhece o trabalho dela, ela realmente balançava as coisas de um livro para o outro. Não é só uma mudança no mistério. Ela misturava gêneros. Ela jogava reviravoltas narrativas loucas que nunca haviam sido usadas em whodunnits antes.”

Tudo isso influenciou a maneira como o novo filme foi construído. Assim como a autora, Johnson planejava criar algo que realmente fosse brincar com o gênero, indo além de simplesmente apresentar um mistério novo.

“Ela realmente estava mantendo o público em alerta. E cada novo livro tinha uma razão completamente nova para existir. Então, ao escrever esse [Glass Onion: Um Mistério Knives Out], essa era a ordem do dia. Não vamos só nos empolgar e fazer outro, vamos criar algo que seja verdadeiramente diferente e que vá fazer o público dizer, ‘Oh, uau, eu estou tendo o mesmo prazer que tive com o primeiro, mas nunca vi isso antes’. E isso é o que é empolgante.”

Esta vontade de criar algo novo levou o diretor a se inspirar em outras narrativas tradicionais de obras de mistério, bem como a decidir por um cenário completamente novo. Enquanto o primeiro filme se passa na Nova Inglaterra, região dos Estados Unidos, o segundo tem como pano de fundo a Grécia. Questionado sobre o que o levou a escolher o cenário, Johnson explicou:

“Bom, teve algumas coisas. Quero dizer, antes de mais nada era, como eu mencionei, meio que querer que este fosse um filme completamente diferente e mostrar isso para o público claramente desde o início. Então trocar os marrons da Nova Inglaterra pelos azuis e amarelos da Grécia pareceu algo bem óbvio para mostrar ‘Oh, estamos em algo completamente novo aqui’.”

Continuando, ele falou mais sobre suas referências, destacando que mesmo com a mudança, suas inspirações em obras clássicas do gênero foram parte importante da composição da história. “E também, por mais que exista uma tradição de mistérios de assassinato na aconchegante Inglaterra, ou no nosso caso, casas de campo da Nova Inglaterra, há uma veia muito rica de tradição de assassinatos em viagens,” o diretor disse. “ ‘Morte na Praia’, ‘Morte no Nilo’, ‘O Fim de Sheila’, que é um dos meus filmes favoritos.”

Rian Johnson em coletiva de Glass Onion: Um Mistério Knives Out. (Reprodução: Eric Charbonneau/Netflix)

“Há algo em que se inspirar quando se trata de mistérios de férias,” Rian Johnson disse, antes de continuar, em tom descontraído: “E também, escrevi o roteiro em 2020 em meio ao lockdown. Como muitos de nós, eu estava preso em casa, meio que desejando estar em uma ilha grega. Então isso pode ter alguma relação.”

Além de Craig, a produção traz em seu elenco Edward Norton, Janelle Monáe, Kathryn Hahn, Leslie Odom Jr, Jessica Henwick, Madelyn Cline, Kate Hudson, Ethan Hawke e Dave Bautista.

Glass Onion: Um Mistério Knives Out estreia em alguns cinemas ao redor do mundo em 23 de novembro. O filme chegará à Netflix apenas um mês depois, em 23 de dezembro.

Veja também: