Gavião Arqueiro: Quando veremos Yelena Belova novamente?

Capa da Publicação

Gavião Arqueiro: Quando veremos Yelena Belova novamente?

Por Gus Fiaux

No ano passado, o filme solo da Viúva Negra pode até não ter agradado a todos igualmente, mas ao menos serviu para introduzir uma nova personagem ao Universo Cinematográfico da Marvel, uma figura muito carismática e que já conquistou nossos corações logo de cara. Trata-se de Yelena Belova, que descobrimos ser a irmã de criação de Natasha Romanoff.

Também treinada como uma Viúva Negra, ela ajuda Natasha a derrubar a Sala Vermelha enquanto também prova ser capaz de atos heroicos muito impressionantes. A personagem já teve seu retorno recentemente na série solo do Gavião Arqueiro, mas desde então muitos querem saber em qual outro projeto ela aparecerá novamente, seja no papel de protagonista ou de coadjuvante. Aqui, especulamos um pouco sobre o futuro de Yelena no MCU!

A conexão entre Yelena e Valentina deve ser mais explorada no futuro…

Thunderbolts ou Vingadores Sombrios

Essa aqui é, de longe, a escolha mais óbvia. Na cena pós-créditos de Viúva Negra, somos apresentados novamente a Valentina Allegra de Fontaine, uma figura misteriosa que parece estar manipulando várias pessoas para poder formar uma equipe própria de heróis (ou anti-heróis) no futuro. Val já recrutou o Agente Americano em Falcão e o Soldado Invernal e fez o mesmo com Yelena Belova.

Na cena em questão, fica claro que ela meio que trata seus novos recrutas como mercenários e os envia em missões e trabalhos para compradores diversos – o que fica mais evidente quando descobrimos que a mãe de Kate Bishop foi a responsável por contratar Yelena para caçar e eliminar o Gavião Arqueiro. Assim sendo, é bem provável que essa nova Viúva Negra apareça em um projeto futuro ao lado de Val.

Muitos especulam que Valentina está formando sua própria versão dos Thunderbolts – um grupo de vilões famoso dos quadrinhos -, ou até mesmo dos Vingadores Sombrios – a mesma coisa, só que com os vilões se passando por membros da equipe mais poderosa da Terra. Caso um projeto focado em alguma das duas equipes seja confirmado, é bem seguro admitir que Yelena aparecerá por lá…

Por outro lado, há quem tenha gostado bastante da dinâmica entre Yelena e Kate.

Segunda temporada de Gavião Arqueiro?

A personagem pode ter sido apresentada em Viúva Negra, mas sua consolidação no Universo Cinematográfico da Marvel veio, de fato, em Gavião Arqueiro. Como dito anteriormente, ela aparece aqui originalmente para caçar e matar Clint Barton, acreditando que ele é o responsável pela morte de sua irmã. Eventualmente, ela acaba notando que foi enganada.

Porém, o mais interessante aqui é a dinâmica que ela formou com Kate Bishop, algo que foi elogiado pelo público desde o primeiro momento em que as duas se encontram. E como é seguro admitir que Kate também retornará em um projeto futuro da Marvel Studios, seria muita burrice por parte da Disney não aproveitar toda a química entre as duas e a forma como ambas são o completo oposto uma da outra, ao mesmo tempo que se complementam.

Como, até agora, não foi confirmado que Gavião Arqueiro é uma minissérie como Falcão e o Soldado Invernal ou WandaVision, faria muito sentido vê-la como uma série que terá mais temporadas no futuro – e seria melhor ainda se Yelena Belova retornasse para ajudar no treinamento de Kate Bishop, para que ela se torne uma heroína mais completa antes de dar as caras em outros projetos, como os Jovens Vingadores, por exemplo.

Será que a Marvel vai dar um projeto solo para a personagem?

Uma continuação para Viúva Negra

Viúva Negra foi um projeto curioso para a Disney, principalmente porque ele serve para oferecer aos fãs da espiã uma “conclusão emocional” para sua história, se passando antes dos eventos de Guerra Infinita e Ultimato. O filme pode não ser perfeito e pode ter perdido muito dinheiro por conta da pirataria, mas ao mesmo tempo a Marvel está investindo cada vez mais em suas personagens femininas.

Com uma figura tão carismática quanto Yelena Belova em mãos, seria muito absurdo se repetissem o mesmo jogo que fizeram com Natasha Romanoff ao longo dos anos – transformando-a em uma simples coadjuvante, a ponto de só dar destaque para a heroína depois de sua morte. Assim sendo, seria bem interessante ver um segundo filme da Viúva Negra que, dessa vez, fosse focado totalmente na irmã de Natasha.

Isso permitiria explorar mais do legado de Natasha e, ao mesmo tempo, desenvolver Yelena Belova como uma figura própria, com histórias e vontades próprias, que não depende de outros protagonistas para ter um norte narrativo. Isso seria bem interessante, especialmente se trouxesse de volta alguns elementos do filme de Natasha, como a volta do Treinador e as outras Viúvas Negras.

Há outros projetos nos quais ela poderia surgir…

Outras possibilidades

Claro, as possibilidades listadas acima não passam de especulações, já que não há nenhum projeto confirmado para os Thunderbolts Vingadores Sombrios, bem como uma segunda temporada de Gavião Arqueiro e um novo filme da Viúva Negra também nunca foram oficializados. Dito isso, ainda há algumas possibilidades no calendário já confirmado do Universo Cinematográfico da Marvel.

Por exemplo, Yelena é uma heroína mais “pé-no-chão” que não teria muito o que fazer ao lado de grandes heróis com muitos poderes – exceto em uma equipe como os Vingadores, como era o caso de sua irmã. Ainda assim, é provável que ela apareça em filmes e séries mais contidos, que tenham uma temática mais urbana ou política. Dessa forma, a personagem poderia dar as caras na série do Cavaleiro da Lua, que é o mais próximo que temos disso neste ano.

The Marvels, por outro lado, parece estar reunindo várias heroínas do Universo Cinematográfico da Marvel – até a Valquíria, pelo visto – e seria uma ótima oportunidade de integrar Yelena a outras figuras na franquia. Sabemos também que a Casa das Ideias está preparando Capitão América 4, que será focado em Sam Wilson, e seria uma outra boa oportunidade de inserir Yelena em um cenário mais vasto nesse universo…

Gavião Arqueiro está inteiramente disponível no Disney+.

Abaixo, confira também: