Eldia: Tudo sobre a nação de Attack on Titan

Capa da Publicação

Eldia: Tudo sobre a nação de Attack on Titan

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Em Attack on Titan, Marley e Edlia são as duas das principais nações da obra de Hajime Isayama. Ambas são rivais de longa data, mas diferente da população de Marley, os novos eldianos que viviam na Ilha Paradis não conheciam seu passado ou a história de sua nação. Quer saber mais sobre Eldia e seu povo? A gente te conta!

Contextualização

Ilha Paradis vista de cima

Os moradores da Ilha Paradis tem um passado muito mais complexo do que eles pensavam dentro daquelas muralhas. Após Eren e seus amigos finalmente encontrarem o porão de seu pai, todos descobriram a real história envolvendo seu povo e isso motivou as ações do protagonista, que atualmente estão o transformando num vilão impiedoso.

Segundo as anotações de seu pai, Grisha Yeager, Eldia no passado foi uma nação muito poderosa composta pelos que seriam os Súditos de Ymir, ou seja: a raça de seres humanos que podem se transformar em titãs.

Devido a problemas políticos, o rei Karl Fritz decidiu usar a Ilha Paradis como um local de paz para seu povo e assim temos os Eldianos que vivem nas muralhas até hoje. Fritz deu a opção de escolha para todos eles, os que escolheram seguir seu rei para um novo futuro tiveram suas memórias apagadas com o uso das Coordenadas que o Titã Fundador possui. Eles viviam uma vida pacata por séculos, até a invasão titã do primeiro episódio e sem saber da existência do mundo exterior até a terceira temporada.

História

Ymir Fritz no momento em que recebe o Titã Fundador

Depois que Ymir se transformou em Titã pela primeira vez, Fritz viu a oportunidade de expandir seus domínios e civilização utilizando a força da garota. Ele travou guerras para  dominar outros territórios, subjugando os inimigos e transformando Eldia em um Império em questão de anos.

O poder do Titã Fundador de Ymir também ajudou na construção de casas, pontes, prédios e estrutura social, fazendo de Eldia uma referência naquela época.

Após a morte de Ymir e a divisão de seu poder de Titã entre os 9 Titãs Originais começaram a haver alguns conflitos internos envolvendo as famílias que possuíam o poder desses titãs, o que enfraqueceu o Império, dando abertura para a nação recém criada de Marley enfrentar e derrotar Eldia, tomando 7 dos 9 Titãs que eles possuíam.

É por essa sucessão de acontecimentos que Karl Fritz resolve criar a Ilha Paradis e levar para lá todos os Eldianos que aceitarem sua proposta.

Sociedade Eldiana de fora das Muralhas

Eldianos em Marley e suas braçadeiras

Os Eldianos de fora das muralhas acabaram tendo um destino bem triste, foram permitidos a viver, mas sendo tratados como inferiores por todos os Marleyanos. A Nação de Marley se desenvolveu socialmente, mas nunca deixou de tratar Eldianos como demônios descendentes de uma bruxa que fez pacto do o diabo.

Todo Eldiano que vivia em Marley usava uma braçadeira de cor bege que os identificava enquanto um povo secundário, eles só conseguiam o mínimo de respeito quando alcançavam o título de “Marleyanos Honorários”, que era simbolizado com uma braçadeira na cor vermelha. Enquanto eram apenas candidatos a portadores, suas braçadeiras eram amarelas.

Mas como eles conseguiam essa ascensão social?

Como Eldianos são o único povo que tem o DNA necessário para despertar o poder dos titãs, eles são os únicos que podem se tornar guerreiros que utilizam os Titãs Originais como arma de guerra.

Então alguns se candidatavam desde muito cedo para serem um dos portadores dos Titãs e, aquele que se mostrava qualificado, era transformado e ganhava esse título honorário que lhes dava os mesmos privilégios que os Marleyanos possuíam. Muitos só se interessavam pelo cargo para poder proporcionar uma vida melhor para seus familiares.

Vale lembrar que os Eldianos que se tornaram titãs ainda tinham a desvantagem de viver apenas 13 anos, isso era conhecido como “A Maldição de Ymir”, pois a garota viveu por 13 anos após ter se transformado pela primeira vez.

Sociedade Eldiana na Ilha Paradis

Eldianos da Ilha Paradis

Como dito antes, eles foram levados após conflitos políticos para viverem em paz dentro das muralhas da Ilha Paradis e o Rei Fritz apagou a memória de todos com o poder do Titã Fundador.

Anos se passam sem que aqueles presos saibam sua real história ou tudo que existe fora das muralhas: um mundo inteiro. Eles mal sabiam que estavam em uma ilha. Conheciam a existência dos titãs irracionais e temiam todos eles, principalmente porque não entendiam sua origem, apenas o quão perigosos eles poderiam ser.

Eles sabiam tão pouco do que existia fora das muralhas que seu exército tinha um braço direcionado apenas para fazer o reconhecimento e mapeamento do lado de fora: a Tropa de Exploração. Eles morriam, enfrentavam os titãs irracionais e eram os responsáveis por levar o pouco de informação para dentro das muralhas.

Eren Yeager, o protagonista da obra, inicia em sua jornada contra titãs fazendo parte da tropa de exploração, justamente para conhecer o mundo além dos muros gigantes que o prendiam.

Eldianos Yeageristas

Yeageristas confiando o futuro de Marley ao Eren

Com a descoberta de todo o passado e a ida dos jovens ao continente, eles perceberam que o mundo é muito mais civilizado e evoluído do que a pequena ilha onde moravam. Isso foi um ponto crucial, afinal eles perceberam o quão atrasados eles estão tecnologicamente só por serem Eldianos. Fora toda a discriminação que sofreram por serem da Ilha, sendo tratados e comparados a demônios.

Eren retorna obstinado a proteger o local onde cresceu de um perigo iminente: o ataque de outras nações, é aí que tudo desanda.

Ele ganha apoiadores que odeiam o mundo fora das muralhas tanto quanto ele, que abraçam os ideais de proteção de Eren e que acreditam que Marley precisa ser destruída para que os Eldianos possam viver em paz, seja dentro ou fora das muralhas.

Como descendentes de Ymir, eles querem reerguer a Ilha Paradis como um Novo Império Eldiano e, o plano de extermínio global de Eren, parece ser o caminho mais fácil e lógico para alcançar esses objetivos.

Você conhecia a história por trás da grande nação de Attack on Titan? Qual das duas você prefere: Marley ou Eldia? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira também: