Ekko, o Rapaz que Estilhaçou o Tempo: Tudo sobre o campeão de League of Legends

Capa da Publicação

Ekko, o Rapaz que Estilhaçou o Tempo: Tudo sobre o campeão de League of Legends

Por Melissa de Viveiros

Com mais de 140 campeões, League of Legends tem uma enorme variedade de campeões, indo de reis e rainhas a garotos com vidas difíceis e poderes peculiares. Neste último grupo se encontra um personagem bem popular do game: o Ekko.

Um prodígio capaz de manipular o tempo utilizando uma invenção própria, o garoto é um exemplo entre aqueles que lutam não só para sobreviver em Zaun, mas para tornar a vida de todos no local melhor do que ela é. Acima de tudo, o personagem luta pelo local em que vive e sua comunidade – e faz de tudo para protegê-los.

Em Arcane, uma versão bem jovem de Ekko também tem seus momentos para brilhar, mostrando um pouco mais da história do garoto. Aqui, reunimos tudo que foi apresentado na série e no jogo, para você ficar por dentro de tudo sobre o campeão!

Quem é Ekko em Arcane?

O visual de Ekko em Arcane.

No início da série, Ekko aparece apenas como um garotinho, embora tenha papel fundamental em desencadear os eventos da série. Isso porque é ele – o chamado chefinho – quem dá a dica sobre o laboratório de Jayce para Vi e os outros, que então vão ao local em busca de riquezas.

Em sua infância, ele é apresentado como um garoto esperto, que trabalha na loja de Benzo. Muito esperto, ele conhece Jayce quando o jovem cientista vai até lá para adquirir coisas que precisa para sua pesquisa, e Ekko tira vantagem de sua inabilidade de barganhar. A série também mostra que o garoto tinha seus próprios meios de ficar por dentro de tudo que ocorria dentro da loja, vigiando e ouvindo por trás das prateleiras.

Crescendo, ele se tornou o líder dos Fogolumes, grupo que resiste tanto contra Piltover e o modo como Zaun é tratada, quanto às ameaças vindas da própria Cidade Baixa, como é o caso de Silco. Isso fez com que, apesar de sua antiga amizade com Vi e Powder, ele entrasse em conflito com Jinx, a quem julga como sem salvação.

Cena em que Jinx e Ekko se enfrentam relembrou a amizade de infância dos dois.

Também foi por causa desse caminho que ele acabou capturando Vi e Caitlyn, inicialmente se mostrando desconfiado de sua antiga amiga estar acompanhada de uma defensora de Piltover. Apesar disso, Ekko acaba concordando em trabalhar com elas e tentar resolver a situação de modo mais pacífico – o que infelizmente não funciona, já que os pacificadores de Piltover se voltam contra o grupo.

Tudo se torna ainda mais complexo com a chegada de Jinx no local, que leva a uma grande batalha entre ela e Ekko. Apesar de defender que a garota não tinha salvação, já que escolheu ficar com Silco por conta própria, o jovem ainda assim hesita quando deveria acabar com ela. 

O confronto acaba com ele gravemente ferido, e Ekko só retorna para casa algum tempo depois, com ajuda de Heimerdinger. Tendo sido retirado do conselho, o yordle vai para Zaun, e ao encontrar Ekko, os dois acabam trabalhando juntos no fim.

A história de Ekko em League of Legends

A splash art de Ekko em LoL.

Na lore de League of Legends, Ekko é apresentado como o filho de Inna e Wyeth, dois trabalhadores de Zaun. Percebendo quando ele ainda era muito jovem que seu filho era um gênio, o casal fez de tudo para conseguir dar a ele melhores condições de vida, buscando conseguir levá-lo para Piltover, onde acreditavam que ele teria melhores oportunidades.

Mas, mesmo vendo seus pais se matarem de trabalhar e as condições difíceis em que outros ao seu redor viviam, Ekko pensava diferente. Para ele, Zaun tinha potencial por si só. A resiliência e inovação de seu povo faziam a diferença, construindo sua própria cultura e se desenvolvendo em condições a que outros não conseguiriam sobreviver. E esse espírito inspirava o jovem, o levando a criar várias invenções e formar amizades com outros jovens.

Ekko e seus amigos em arte de Legends of Runeterra.

Uma noite, passando pelos destroços de um laboratório destruído, Ekko encontrou por acaso algo que mudaria sua vida: um fragmento do cristal azulado conhecido como hextec. Desde então, ele passou a fazer inúmeras experiências com o objeto, até que o cristal explodiu em um vórtice de poeira cintilante. Isso ativou uma área de distorção temporal, possibilitando que o garoto visse várias realidades quebradas, onde ele conseguia ver vários “ecos” de si mesmo.

Eventualmente, ele conseguiu cooperar com seus paradoxos para conter e reparar o buraco criado no tecido da realidade. E, depois disso, o garoto conseguiu até mesmo tirar proveito dos poderes temporais do cristal quebrado, criando um dispositivo que permitia a ele manipular o tempo, ainda que de modo limitado.

Depois de muitas tentativas e erros, o Revo-Z, dispositivo criado por ele, se tornou cada vez mais estável. Com isso, o único limite para os poderes do objeto era a própria resistência de Ekko, que poderia sucumbir à exaustão após voltar no tempo várias vezes. Agora, com o poder de voltar ao passado, o garoto se dedica cada vez mais a mudar o futuro, e possibilitar que Zaun se torne muito superior a Piltover.

As habilidades de Ekko no LoL

Em League of Legends, Ekko faz parte da categoria dos Assassinos, e é comumente colocado ou na Rota do Meio ou como jungler – função que assume com mais frequência atualmente. Assim, existem duas possibilidades quando se trata de priorizar as skills, e as funções do personagem tem alvos bastante diferentes, já que os mid laners dão preferência a dar muito dano, abatendo campeões inimigos e derrubando torres, enquanto os junglers se preocupam com os monstros da selva, bem como em dar suporte às outras rotas.

Passiva

A passiva de Ekko se chama Ressonância Revo-Z. Nela, o terceiro ataque ou habilidade que o personagem acerta em um único alvo causa mais dano mágico. Se o alvo for um campeão, Ekko também ganha mais velocidade.

Q

do campeão é Giratempo, no qual ele arremessa uma granada em linha reta. Após arremessá-la, a granada se expande, virando um campo de distorção temporal que causa dano e reduz a velocidade de todos que estiverem na área de ação quando um campeão inimigo é atingido. Depois de um breve período de tempo, a granada volta para Ekko, e também causa dano no trajeto de volta.

W

Chamada de Convergência Paralela, o de Ekko faz com que seus ataques básicos causem mais dano mágico a inimigos com pouca vida. Além disso, a habilidade permite que ele cause uma anomalia que dura alguns segundos e reduz a velocidade de inimigos pegos por ela. Quando o próprio campeão está dentro da anomalia, ele ganha escudo e detona a anomalia, atordoando os adversários que estiverem dentro dela.

E

O E do campeão é chamado de Mergulho Fásico, e permite que ele role para desviar de ataques ou habilidades enquanto carrega o Revo-Z. O primeiro ataque depois disso causa mais dano e teleporta Ekko para seu alvo.

R

Finalizando as habilidades de Ekko temos a ultimate do campeão, chamada de Cronoquebra. Quando a usa, o personagem não pode ser atingido, e volta para uma posição anterior em que esteve nos últimos segundos. Isso também permite que ele se cure em um percentual do dano recebido nesta duração. Além disso, inimigos que estiverem na área onde ele voltará recebem dano massivo.

Prioridade

Podendo ser usado primariamente tanto no mid quanto na jungle, existem duas possibilidades principais quando se trata de priorizar as skills. Tanto a ordem de adquirir as habilidades quanto o que deve ser priorizado varia de acordo com a função adotada na partida, então é importante prestar atenção nisso ao jogar.

No mid, a primeira skill que deve ser adquirida é o Q, seguida pelo E e deixando o W por último. Na hora de upar, a ordem é a mesma, com o R tendo prioridade sempre que possível.

Já na jungle, é indicado pegar o W primeiro, sendo então seguido pelo Q e, para finalizar, pelo E. Para melhorar as skills, a prioridade é do Q, seguido pelo E, e só então pelo W. Assim como em todos os outros casos, o R deve ser priorizado acima de todas as outras skills.

Curiosidades sobre Ekko

A jogabilidade de Ekko foi desenvolvida por August Browning, mesmo rioter responsável por Vi e Jinx. Já sua história foi trabalhada originalmente por Mattthew Garcia-Dunn, que escreveu múltiplos outros campeões, e que foi quem revelou que durante o desenvolvimento o codinome do personagem era “punk genius” (ou gênio punk, em tradução livre).

Artes conceituais de Ekko.

A biografia do campeão no LoL sugere uma conexão distante com a história de Viktor e Jayce. Apesar de os dois não estarem relacionados com a criação do hextec como na série da Netflix, as biografias dos dois sugeriam uma briga motivada pelos cristais, que parecem ser os mesmos que geram os fragmentos que Ekko acaba encontrando.

Ainda assim, ele não tem maiores ligações com os dois em sua história — mas os desenvolvedores afirmaram em uma sessão de perguntas e respostas que Jayce é um dos nêmesis de Ekko. O motivo para isso não é necessariamente pessoal, e sim conectado ao que o inventor piltovense representa, sendo o “garoto propaganda” da Cidade do Progresso, e alguém que o campeão zaunita acredita que nunca teve que trabalhar por nada. Assim, ele quer ser o mais distante possível do que Jayce é, mesmo que também não veja Viktor de modo positivo.

As maiores conexões que ele possui são, na verdade, Vi Jinx. Diversas interações sugerem que ele conhecia as duas, e que apesar de ter sido próximo delas em algum ponto, isso acabou mudando. No caso de Jinx, embora não seja dito explicitamente o porquê, é sugerido que os eventos que a levaram a se tornar instável e seu crescente distanciamento das pessoas acabaram levando os dois a se afastarem. Já com Vi, o problema é diferente: apesar de saber que ela é uma boa pessoa, Ekko se ressentia por ela deixar Zaun e passar a trabalhar para Piltover.

Isso não é muito diferente do que é apresentado em Arcane. A maior ligação que a série estabelece entre Ekko e as personagens, ao mesmo tempo em que relembra elementos anteriormente apresentados na história dele em LoL. O maior exemplo disso é o mural apresentado na primeira temporada da série, que é uma referência — ou, melhor dizendo, uma nova versão — do mural apresentado no vídeo que introduz o personagem.

Com a chegada de Heimerdinger a Zaun no fim da temporada de Arcane, muitos esperam que as invenções em que a dupla parece estar trabalhando dará origem ao Revo-Z de algum modo, mas ainda não é possível afirmar nada nesse sentido. Independente do desenvolvimento que ele tenha na próxima temporada, ou da versão de que se trata e das possíveis variações entre a série e LoL, uma coisa é clara: Ekko se importa com sua comunidade e está disposto a lutar por ela, não importa quantas vezes tenha que rebobinar o tempo até vencer.

O que você gostaria de saber sobre os campeões de LoL? Quem gostaria de ver a gente discutir? Comente aqui!

Veja também: