Jinx, o Gatilho Desenfreado: Tudo sobre a campeã de League of Legends

Capa da Publicação

Jinx, o Gatilho Desenfreado: Tudo sobre a campeã de League of Legends

Por Melissa de Viveiros

League of Legends já teve diversos personagens de destaque, mas quase nenhum tão amplamente popular quanto Jinx. Um rosto conhecido mesmo entre quem não sabe muito de LoL, a icônica criminosa zaunita ficou popular com suas tentativas de destruir Piltover e causar o máximo de caos possível.

Com o lançamento de Arcane, a história de Jinx foi mais profundamente explorada, incluindo seu passado como Powder e sua trajetória até se tornar o “Gatilho Desenfreado” de LoL. Foi apenas com a série animada que passamos a saber ainda mais sobre a garota, sua relação com Vi e todos os traumas e dificuldades que a levaram para este caminho.

Seja no MOBA da Riot ou na série da Netflix, há muito a se saber sobre Jinx. Neste artigo, explicamos a história dela em ambas as mídias, além de contar um pouco das curiosidades e habilidades sobre a personagem!

Jinx em Arcane

Jinx em cena de Arcane.

Jinx é apresentada na série inicialmente como Powder, a garotinha que conhecemos logo na abertura do Ato I da série. Tendo perdido seus pais após eles serem mortos por defensores na ponte que conecta Zaun e Piltover, ela passa a ser criada por Vander, que toma conta dela, de sua irmã mais velha, Vi, bem como de Claggor e Mylo.

As quatro crianças de Vander acabam se envolvendo nos eventos que dão origem a vários conflitos da série, já que invadem o laboratório de Jayce na cidade alta em busca de riquezas para revender. Lá, Powder encontra a hextec, levando as pedrinhas que mesclam magia e ciência consigo de volta a Zaun.

Isso acaba se mostrando uma decisão terrível quando, ao encontrar sua família em perigo, a garotinha se recusa a esperar e decide usar a pedra para causar uma explosão e salvar Vi e os outros. Na realidade, ela acaba sendo a responsável pela destruição que leva à morte de Claggor e Mylo, fazendo com que sua irmã desconte sua raiva nela logo após isso acontecer.

Antes que elas pudessem se acertar, Vi é levada por Marcus, um dos pacificadores de Piltover, que a manda para a prisão. Powder não sabe que isso aconteceu, acreditando apenas ter sido abandonada pela irmã antes de ela morrer. Com isso, a garotinha acaba nos braços de Silco, que se apieda dela e resolve tomar conta da menina.

Silco e Jinx na série da Netflix.

Na prática, isso não é tão bom para ela quanto pode parecer. Sem o devido apoio, ela acaba se tornando cada vez mais instável e caótica, eventualmente se tornando conhecida como Jinx e ficando ao lado de Silco por querer, mesmo diante dos conflitos entre ele e outros zaunitas, como Ekko.

Quando Jinx e Vi finalmente se reencontram, a primeira já se tornou uma criminosa maníaca, enquanto a segunda está acompanhada por Caitlyn, que trabalha com os defensores. Isso só torna a situação entre elas mais tensa e instável, por mais que Vi tente alcançar sua irmã não só para fazer as pazes, como também para que sua mente possa se recuperar.

Isso não acontece, e a primeira temporada da série é finalizada com a irmã mais nova abraçando de vez sua identidade como Jinx. Assim, ela decide simplesmente destruir tudo, voltando sua mira para Piltover em um ato violento que promete causar enorme destruição.

A história de Jinx em League of Legends

A splash art de Jinx.

No LoL, Jinx é apresentada de modo bem semelhante a Arcane, ainda que com bem menos detalhes. Sua biografia no site oficial de League of Legends sugere apenas que ela nem sempre foi uma criminosa dedicada ao caos, mas poucos se lembram da garota doce e curiosa que ela um dia foi.

O texto conta ainda que ela se tornou um nome conhecido começando com pegadinhas. Essas pegadinhas iam desde coisas inofensivas e irritantes a feitos realmente perigosos. Desde libertar animais mantidos presos por um conde a trocar o local de todas as placas da cidade, não importa o que Jinx colocasse em prática, seu alvo era sempre causar o caos em Piltover.

Quando as autoridades começaram a colocar a culpa dessas ocorrências nas gangues zaunitas, Jinx começou a deixar sua marca nas cenas dos crimes, exigindo que seus feitos fossem reconhecidos como dela. Ainda mais questões surgiram quando, além de deixar sua marca, a garota começou a deixar mensagens para Vi, a mais nova adição às forças dos defensores de Piltover.

Caos acompanha a personagem em arte oficial de Legends of Runeterra.

Conforme sua reputação crescia, as opiniões sobre Jinx também se tornaram cada vez mais divididas. Parte dos habitantes de Zaun começou a vê-la como uma heroína por não temer Piltover e agir contra a cidade. Outros, porém, viam suas ações como algo negativo, já que a tensão entre as duas cidades estava cada vez pior graças à ela. 

Entre os quimiopunks que se inspiram nela, as tentativas de chamar a atenção de Vi e todo o caos que Jinx causa em Piltover, seu nome se tornou amplamente conhecido em ambas as cidades. Qual o objetivo dela ou a razão para sua obsessão com Vi permanecem misteriosos, ainda que seus crimes ganhem uma escala cada vez maior.

As habilidades de Jinx no LoL

Em League of Legends, Jinx é uma Attack Damage Carry — função popularmente chamada de ADC. Assim, ela é uma campeã usada primariamente na rota inferior, que joga ao lado de um Suporte. No começo da partida, o objetivo principal ao se jogar com ela é famar, ou seja, abater tropas inimigas para acumular ouro e ficar mais forte. Já em um sentido mais amplo, os ADCs têm como função causar dano, como o próprio nome indica. Assim, uma de suas principais funções é derrubar torres, já que eles dão muito dano a estruturas rapidamente.

Passiva

A passiva de Jinx é Anime-se!. Com ela, a campeã recebe grande aumento de Velocidade de Movimento e Velocidade de Ataque toda vez que ela ajuda a matar um campeão inimigo ou monstro épico da selva. O efeito também é aplicado quando a personagem ajuda a derrubar uma estrutura.

Q

O Q de Jinx se chama Trocando! e, como o nome indica, permite que a campeã troque de arma. Assim, ela pode alternar entre sua metralhadora, Pow-Pow, e seu lança-mísseis, Fishbones. Utilizando a metralhadora, ela ataca mais rapidamente, enquanto o lança-mísseis causa dano em área e tem maior alcance — mas gasta mais mana e tem menos velocidade de ataque.

W

O W da campeã de chama Zap!. Ao utilizá-lo, Jinx dispara um projétil com sua pistola de choque, Zapper. A habilidade dá dano no primeiro inimigo que for atingido, além de dar visão de onde o campeão está por um breve período de tempo, e de reduzir a velocidade do alvo.

E

O E de Jinx se chama Mordidinha Flamejante!. Por meio dessa habilidade, ela lança uma fileira de granadas-armadilha que explodem depois de 5 segundos. Os campeões inimigos que pisarem sobre as armadilhas ficam presos, e ao detonar, as granadas deixam os alvos atingidos em chamas.

R

Para finalizar, a ult de Jinx é o Super Mega Míssil da Morte!. Nela, a campeã dispara um míssil gigante que dá mais dano quanto maior for a distância entre Jinx e o alvo. O projétil explode ao bater em um campeão inimigo, causando dano tanto no alvo quanto em outros campeões próximos. Quanto mais vida o campeão atingido perder, mais dano será dado nos inimigos ao redor.

Prioridade

Para jogar de Jinx, a prioridade para adquirir cada habilidade é a mesma que deve ser utilizada ao melhorá-las conforme se sobe de nível. Assim, é indicado que o jogador pegue o primeiro, seguido do e com o sendo a última das três skills. Essa também é a prioridade para upar as habilidades, seguindo a mesma ordem. Assim como com todos os outros campeões, também é importante dar prioridade ao sempre que for possível, já que a ultimate tem preferência em relação às outras skills.

Curiosidades

Falando sobre as origens de Jinx, os desenvolvedores revelaram que ela surgiu de uma arte conceitual. Na época, a equipe por trás de LoL mantinha um quadro onde os devs podiam compartilhar ideias e conceitos, que então poderiam eventualmente ser desenvolvidos em um campeão de fato. Esse foi o caso com o Gatilho Desenfreado, cuja origem ocorreu em uma arte feita por Katie de Sousa.

A partir disso, ela e o rioter August Browning trabalharam para tornar o visual da personagem cada vez mais único, ao mesmo tempo em que as habilidades de Jinx foram desenvolvidas — tudo baseado no conceito de a garota utilizar múltiplas armas. Enquanto trabalhava na campeã, August estava trabalhando também no desenvolvimento de Vi, algo que parece ter acabado tornando as duas relacionadas.

Arte conceitual que originou Jinx.

Desde o lançamento de Jinx, sua relação com a Defensora de Piltover era explícita, embora não fosse claro como exatamente elas estavam relacionadas. Todos os crimes da garota de cabelo azul pareciam voltados para chamar a atenção de Vi, e isso, relacionado ao passado misterioso da parceira de Caitlyn, sua perda de memória e as interações entre as duas campeãs levou a múltiplas teorias de que as duas eram irmãs.

Arcane trouxe diversas novas informações sobre a personagem que não haviam sido divulgadas anteriormente, entre elas a confirmação dessa relação. Além de explorar mais da conexão entre as duas e esclarecer seu parentesco, a série contou que o nome da personagem nem sempre foi Jinx, nome que foi adotado apenas após Vi acusá-la de dar má sorte (usando a palavra ‘jinx’ para isso no original em inglês). Antes disso, ela era chamada de Powder, e o apelido carinhoso de sua irmã para ela, Pow-Pow, acabou se tornando o nome de uma de suas armas.

A idade dela também foi revelada apenas na série, na qual ela aparece tendo cerca de 11 ou 12 anos no Ato 1, enquanto nos outros Atos tem entre 17 e 19 anos, de acordo com a roteirista Amanda Overton. Isso a torna mais ou menos cinco anos mais nova que Vi.

Vander carregando Powder e Vi em Arcane.

No game, a campeã conta com algumas interações especiais e falas que indicavam algum acontecimento trágico do passado, tal como o que ocorre em Arcane. Em uma interação com Warwick — que muitos teorizavam ser pai de Vi e Jinx, e que na série parece ser Vander –, ele diz que ela “estava lá”, enquanto em outra pede que ela deixe ele esquecer. Nenhuma das duas havia sido esclarecida até agora, mas as falas parecem ser referência aos acontecimentos da série, ou pelo menos indicam uma situação semelhante presente no passado dos campeões.

O que você gostaria de saber sobre os campeões de LoL? Quem gostaria de ver a gente discutir? Comente aqui!

Veja também:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_