O que acontece com o Doutor Estranho no final de Multiverso da Loucura?

Capa da Publicação

O que acontece com o Doutor Estranho no final de Multiverso da Loucura?

Por Junno Sena

Atenção: Alerta de Spoilers!

Enquanto para personagens femininos o Darkhold parece ser motivo para deixar a personagem louca, isso não se repete para todos do Universo Cinematográfico da Marvel. Em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, vemos Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, sucumbir aos seus desejos sombrios e aos poderes do Darkhold. Porém, quando falamos de Stephen Strange da Terra-616, a consequência de ter utilizado os feitiços do livro é o surgimento de um terceiro olho.

O Olho de Agamotto

Uma das primeiras vezes que Stephen Strange utilizou o Olho de Agamotto

Diferente do que foi visto no MCU, o artefato místico não foi criado para conter e guardar o poder da Jóia do Tempo. Pelo contrário, ele surgiu como um objeto  utilizado para poder ver além do que os olhos podem ver, revelar o oculto e desvendar a verdade.

Apresentado em 1964, em Strange Tales #127, o Olho foi dado pelo Ancião e no quadrinho seguinte, já foi utilizado para derrotar a magia sombria de um dos inimigos de Strange. No decorrer dos anos, o uso do objeto foi gerando algumas escolhas estéticas diferentes, incluindo um terceiro olho se abrindo na testa de Stephen.

Essa manifestação acabou se tornando algo recorrente, sendo utilizado como umdetector de Skrulls durante o evento Invasão Secreta.

Darkhold e o Terceiro Olho

Variante de Strange em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Porém, no cinema, Stephen nunca havia apresentado um terceiro olho. Após utilizar o Darkhold para impedir Wanda de roubar os poderes de America, trazem para a discussão se o Doutor Estranho será corrompido pela mesma magia que corrompeu a Feiticeira Escarlate e, até mesmo, Agatha Harkness.

Stephen, então, diz que está tudo bem. Mas, nos segundos finais do filme, vemos o mago ser acometido por uma dor intensa. Ele se ajoelha e grita. Quando nos aproximamos do personagem, um terceiro olho se abre em sua testa.

Na primeira cena pós-creditos, ao encontrar Clea, percebemos que ele parece ter controlado o terceiro olho, o que pode dar indícios de que Strange o utilizará de forma recorrente, seja no futuro com Invasão Secreta ou quando enfrentar Dormammu pela segunda vez.

Não há nada que possam sugerir que Stephen terá outras mudanças corporais por ter utilizado o Darkhold. O olho, neste caso, é como se fosse uma substituição para a ponta dos dedos escurecidos que ocorreram com as duas mulheres que utilizaram o livro por muito tempo.

Além disso, em diversos momentos do filme, podemos ver como Wanda está mudada, tanto no âmbito interno, quanto externo. Um exemplo é como seu corpo se move de maneira contorcida em determinada cena. De qualquer forma, é possível esperarmos mais horror corporal em um possível terceiro longa do mago caso sigam a ambientação criada por Sam Raimi em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Aproveite e continue lendo: