Olho de Agamotto: Tudo sobre o medalhão do Doutor Estranho

Capa da Publicação

Olho de Agamotto: Tudo sobre o medalhão do Doutor Estranho

Por Junno Sena

Entre a Manopla do Infinito, o Mjölnir, o Darkhold e diversos outros artefatos místicos do mundo dos quadrinhos, existe um que esconde diversos mistérios, mas se tornou um item comum dentro do Universo Cinematográfico da Marvel (MCU): o Olho de Agamotto. Apresentado pela primeira vez em Strange Tales #128, em 1964, o objeto se manteve ao lado de Stephen Strange até a sua chegada ao cinema em 2016. 

Qual a origem do Olho de Agamotto?

Doutor Estranho utilizando o Olho de Agamotto em um de seus quadrinhos antigos

Porém, mesmo com mais de cinquenta anos pendurado no pescoço de Stephen, a verdade é que suas origens são mais incertas do que parecem. Além do fato de Agamotto, o terceiro dos Vishantis, tê-lo criado, não há dados sobre como foi feito, com qual propósito e por quais mãos ele passou.

E esse mistério começa pelo seu verdadeiro nome. Agamotto criou três olhos, um de Poder, um da Verdade e um da Presciência. O terceiro destes “olhos” foi o que recebeu o apelido de seu criador e a tutela do Doutor Estranho

Ele foi colocado aos cuidados da Eternidade, uma entidade abstrata, até que um mago digno pudesse alcançá-lo. Depois de chegar às mãos de Estranho, o Mago Supremo utilizou o artefato para derrotar diversos vilões, inclusive Dormammu.

E quem são os Vishanti?

As entidades anciãs, os Vishantis

Mas para entender a extensão dos poderes do Olho de Agamotto é necessário compreender a complexa estrutura mágica que Stephen está inserido. “Vishanti” corresponde a um trio de entidades com poderes similares a de um deus.

Formados por Hoggoth, Oshtur e Agamotto, o trio se colocou na responsabilidade de defender o reino da Terra. Agamotto não apenas criou os “olhos” como também se tornou o primeiro Mago Supremo, sempre se colocando contra a entidade Chton e Set, ou se afastando da humanidade quando a viu sucumbir às vontades malignas dessas entidades.

O Olho de Agamotto através do universo Marvel

Doutor Voodoo como o Mago Supremo

Após chegar às mãos de Stephen, o artefato foi roubado por alguns personagens. Agent of Fortune, por exemplo, derrotou o Doutor Estranho em um combate físico e roubou o Olho. 

E em uma trama Lovecraftiana, ele foi utilizado por Vera Gemini, líder do Culto do Ceifador de Olhos, para abrir um portal dimensional para o reino dos demônios.

Ele também já foi parar na posse de Jericho Drumm, o Doutor Voodoo, após receber o cargo de Mago Supremo, durante os eventos do Reino Sombrio. Isso ocorreu logo após Dormammu utilizar o Olho para seus propósitos sombrios. 

Mais a frente na história da Marvel, Loki acabou se tornando Mago Supremo, forçando Stephen Strange a entregar-lhe o Olho de Agamotto. Agora, após a morte de Stephen, o artefato mágico está sob a posse de Clea, antigo interesse romântico do mago.

Principais habilidades

O olho de Agamotto em quadrinhos recentes

Dentre os usos do Olho de Agamotto, está o poder de emitir uma luz que revela tudo; reproduzir eventos recentes; fornecer habilidades similares a telepatia para seu usuário e aprimorar suas percepções místicas, além de ser um dos poucos itens usáveis quando o mago está em sua forma astral.

Mas, existem algumas incongruências e adições que surgiram com o passar do tempo. Por exemplo, é dito que o Olho apenas pode ser utilizado para magia de ordem, logo, usuários com intuitos malignos não poderiam acessar seu poder. O que, na prática, não aconteceu.

Porém, algumas constantes permaneceram na mitologia do objeto. Alterações no fluxo temporal não são permitidas pelo artefato. Em O Que Aconteceria Se? Era do apocalipse, Nate Summers rouba o Olho de Agamotto e tenta criar um portal através do tempo para impedir Legião, mas é descoberto que nem o Olho é capaz de dobrar as leis de linhas do tempo.

Também é possível utilizá-lo para ver através dos disfarces de um Skrull, ver eventos passados, rastrear seres, pode enfraquecer seres malignos, teletransporte, banir demônios, abrir um portal para a Dimensão Negra, cura, conjurar ilusões e muito mais. Em resumo, é um belo canivete suíço mágico.

Versões do Olho

As versões do Olho de Agamatto no livro “The Misterious World of Doctor Strange”

E, talvez por isso, ele já apresentou diversas mudanças em seu design. Desde versões mais simples até outras mais complicadas, a mudança mais significativa foi a apresentada no universo cinematográfico. Esta se baseia em uma arte mais mecânico, enquanto as do quadrinho se apresentam como um tipo de medalhão.

No cinema

Outra grande alteração no artefato foi o fato de ter ganho um novo propósito na narrativa do estúdio. Ainda criado por Agamotto, o primeiro Mago Supremo, não há menções diretas aos Vishanti, mas há a de outro personagem: Cagliostro.

O Olho de Agamotto do MCU

Isso porque, dentro do Olho de Agamotto foi guardada a Jóia do Tempo, foi descoberta por Cagliostro, que possui a habilidade de manipular e alterar linhas do tempo. Desde então, o Olho foi protegido pelos Mestres das Artes Místicas por gerações.

Após se tornar um artefato de Doutor Estranho, Stephen o utilizou para derrotar Kaecilius e impedir Dormammu, além de restaurar o Sanctum de Hong Kong. Também o utilizou para enfrentar Thanos e espiar as múltiplas possibilidades de vitória dos Vingadores em Guerra Infinita.

Doutor Estranho do universo cinematográfico utilizando o artefato

Atualmente, o objeto não contém mais a Jóia do Tempo, mas mesmo assim, foi reconstruída por Strange, estando presente no pescoço do mago em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Aproveite e continue lendo: