Doutor Estranho 2: Conheça as principais teorias sobre o filme

Capa da Publicação

Doutor Estranho 2: Conheça as principais teorias sobre o filme

Por Gus Fiaux

No ano que vem, o Universo Cinematográfico da Marvel retornará ainda mais robusto e prolífico, com a estreia de várias produções muito aguardadas pelos fãs. Entre esses filmes, teremos Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, longa que virá para dar continuidade à saga do Mestre das Artes Místicas, ao mesmo tempo em que nos permitirá olhar pela fechadura de todo o vasto Multiverso da Marvel.

O primeiro teaser do filme já foi lançado como uma cena pós-créditos de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa – e depois foi publicado na internet pela própria Marvel. Porém, em vez de sanar muitas dúvidas dos fãs, o trailer abriu espaço para novas perguntas e para teorias, que continuam circulando abertamente nos fóruns e redes sociais. Aqui, reunimos as principais teorias sobre Doutor Estranho no Multiverso da Loucura!

Será Wanda Maximoff a principal vilã do filme?

Feiticeira Escarlate: Vilã ou heroína?

Após o final de WandaVision, sabemos que Wanda Maximoff entrou em um caminho bem diferente do que ela seguia até então. Agora, temos a noção de que a personagem realmente manipula a Magia do Caos e é uma espécie de bruxa – adquirindo finalmente a alcunha de Feiticeira Escarlate, como sua contraparte dos quadrinhos. E o trailer tenta nos convencer de que ela será uma aliada para o Doutor Estranho… mas nem todo mundo acredita nisso.

Uma das principais teorias surgidas na internet desde a série da heroína é que ela será, na verdade, a vilã central de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. O motivo é simples: agora que ela sabe que existem incontáveis universos, sua principal meta será resgatar seus filhos, Billy e Tommy Maximoff – que ela própria “criou” e teve que desfazer em WandaVision, usando a Magia do Caos e alteração de realidade.

Desesperada para encontrar as crianças, Wanda usaria todos os poderes do Darkhold – um livro que ela toma das mãos de Agatha Harkness – e isso acaba fazendo com que sua personalidade seja corrompida e influenciada pelos feitiços e maldições do grimório. Essa teoria é bem interessante e casa com vários rumores sobre o filme, mas como foi dito, o primeiro trailer apresenta algo bem diferente, com Wanda como aliada – e isso pode ser só uma tática para despistar o público…

Filme pode apresentar mais de uma versão alternativa do Doutor Estranho…

Doutor Estranho no Estranhoverso

Essa aqui já parece ter sido comprovada pelo teaser e por algumas outras informações que vieram à tona nos últimos dias. Por ser um filme que vai lidar com o Multiverso e a vastidão das várias realidades, muitos fãs especulam que o filme será marcado pela participação de vários Doutores Estranho de diferentes universos. Assim, não veríamos apenas o herói do MCU, mas também suas “Variantes” de outras realidades.

Isso é quase certo, levando em conta que o teaser apresenta um possível vilão no Doutor Estranho Supremo. O personagem – que parece ser o mesmo apresentado em What If…?, embora ainda não tenhamos uma confirmação oficial sobre o assunto – é introduzido na prévia como um dos principais antagonistas do longa, e há falas indicando que ele seja o grande causador do caos Multiversal do filme.

Porém, recentemente, um brinquedo foi lançado mostrando outro visual para o herói. Contudo, o que realmente nos provocou a curiosidade foi o fato de que essa “versão” do herói é chamada de Doutor Estranho Defensor. Com a grande repercussão nas redes sociais, muitos acreditam que essa também possa ser uma versão alternativa do herói – e por isso, temos a ideia de que Strange também vai encontrar suas contrapartes por aí, igual um certo Amigão da Vizinhança que também teve essa chance recentemente…

Rumores apontam para Shuma-Gorath como o vilão que manipula tudo dos bastidores!

Há uma figura ainda mais poderosa por trás de tudo…

Embora os rumores de que a Feiticeira Escarlate seja a principal vilã do filme tenham ganhado força – e, após o lançamento do teaser, isso tenha sido deixado de lado em prol do Doutor Estranho Supremo – uma ideia que não abandona os fãs é a possibilidade de vermos um vilão ainda maior manipulando as ações do antagonista central. E o trailer pode ter dado uma pista de quem é…

Originalmente, quando Scott Derrickson ainda era o diretor do filme, a ideia principal era que o Pesadelo fosse o antagonista de maior destaque. Contudo, depois da saída do cineasta, Sam Raimi assumiu o projeto e muita coisa do roteiro foi reescrita ou completamente alterada – e isso inclui a participação do Pesadelo, que supostamente teria sido completamente removido da trama.

Agora, no primeiro trailer do filme, temos uma breve aparição de uma criatura com tentáculos que parece muito com Shuma-Gorath – uma espécie de entidade demoníaca que habita nas sombras do Multiverso e tenta se infiltrar na Terra. Ao menos, essa é sua história nos quadrinhos – mas seria bem interessante se isso fosse, de alguma forma, transcrito e adaptado para os cinemas.

Há quem acredite que o filme trará de volta vários personagens das outras franquias da Marvel…

X-Men, Quarteto Fantástico e outras participações especiais

Como o filme lidará diretamente com a ameaça do Multiverso e a presença de várias realidades alternativas em rota de colisão, muitos fãs já esperam ver uma presença forte de personagens e figuras das franquias anteriores à criação do Universo Cinematográfico da Marvel – afinal, vale lembrar que muita coisa veio antes da estreia de Homem de Ferro, em 2008.

Muitos rumores de insiders indicam a participação de figuras da franquia dos X-Men da Fox. A principal delas é o Professor X interpretado por Patrick Stewart, embora existam rumores e teorias de que o Wolverine de Hugh Jackman e até a Jean Grey de Famke Janssen possam dar as caras. Mas ao mesmo tempo, é possível que nós também vejamos outros heróis populares da franquia X, incluindo alguns personagens da “nova saga”.

Há outras possibilidades: recentemente, surgiram rumores de que personagens dos filmes originais do Quarteto Fantástico possam aparecer (inclusive Chris Evans como Tocha Humana), mas também heróis de Demolidor e Elektra (os filmes da Fox), dos filmes do Motoqueiro Fantasma e até mesmo o retorno de algum Homem-Aranha, seguindo a onda de Sem Volta para Casa.

Será que veremos uma versão dos Illuminati no filme?

Uma nova equipe heroica no horizonte?

O filme ainda promete ser um épico no mesmo nível dos filmes dos Vingadores. Aqui, temos a chance de ver não só o Doutor Estranho, mas também uma vasta gama de outros personagens – e assim, surgem teorias e rumores de que o filme deve apresentar alguma outra equipe heroica para o Universo Cinematográfico da Marvel, e se isso for verdade, as possibilidades são infinitas.

Há quem acredite que o filme deve introduzir uma nova versão dos Defensores. Diferente da equipe de heróis mais “urbanos” da Netflix, a ideia é que a equipe apresentada seja mais próxima à versão original dos quadrinhos – uma superequipe composta por vários heróis bem distintos entre si, cujo propósito é defender a Terra de ameaças e vilões místicos ou cósmicos. Nas HQs, o grupo original era composto por Estranho, NamorHulkSurfista Prateado.

Claro que, se essa versão for introduzida ao MCU, é possível que a formação seja bem diferente. Muitos acreditam na possibilidade de que Strange esteja compondo um grupo somente com heróis místicos e é por isso, por exemplo, que teríamos a Feiticeira Escarlate como aliada/recruta do Mestre das Artes Místicas. Porém, há outra possibilidade que também vem sendo muito corroborada por rumores e especulações.

Há quem acredite que os Illuminati estarão no filme. Para quem não sabe, os Illuminati são um grupo composto só por “gênios” da Marvel, e funcionam como uma sociedade secreta que toma conta de ameaças extraordinariamente poderosas. Nos quadrinhos, o grupo conta com líderes de grandes equipes – como o Homem de Ferro, o Doutor Estranho, o Raio Negro e o Professor X – e as principais teorias dos fãs indicam um grupo de Illuminati unido com heróis de diferentes universos, quase um “Vingadores do Multiverso“.

Doutor Estranho no Multiverso da Loucura estreia em maio de 2022.

Abaixo, veja também: