Demon Slayer: Por que Inosuke Hashibira usa uma máscara de javali?

Capa da Publicação

Demon Slayer: Por que Inosuke Hashibira usa uma máscara de javali?

Por Flávia Pedro

Atenção: Alerta de Spoilers!

Se você já assistiu Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba, com certeza conhece Inosuke Hashibira como “o garoto com a cabeça de javali”. Ele é um personagem muito peculiar da franquia e é sempre visto com essa sua máscara, o que deixa os fãs da série animada muito curiosos: por que Inosuke usa essa máscara de javali? É isso que vamos te explicar agora!

Inosuke faz parte do trio principal de caçadores iniciantes da Demon Slayer Corps, ao lado de Tanjiro Kamado e Zenitsu Agatsuma. É sempre visto com uma máscara de javali e ao lado de seus amigos já enfrentou diversos perigos que até mesmo alguns Hashiras ainda não haviam experimentado, como lutar contra os demônios mais poderosos de Muzan: os Luas Superiores.

Mas sua história antes desses eventos também precisa ser revisitada, já que a trajetória do personagem tem papel importante em esclarecer o porquê do uso da máscara (via CBR).

Qual é o passado de Inosuke?

Inosuke Hashibira

Inosuke quase morreu quando ainda era um bebê, pois sua mãe havia sido atacada por um oni superior, Doma, e na tentativa de fugir com seu filho acabou sendo pega pelo demônio. Sua última alternativa para salvar seu filho foi lançá-lo de um penhasco, o que acabou funcionando, já que Doma deduziu que o bebê havia morrido com a queda.

Porém, ele sobreviveu! O bebê foi levado rio abaixo até que um javali o encontrou e o criou como se fosse seu filhote até o dia em que faleceu. Ele cresceu na floresta e aquele animal foi a única mãe que ele conheceu.

A máscara e a “mãe” de Inosuke

Inosuke bebê e sua mãe javali.

Após a morte da mãe-javali, Inosuke começou a usar sua cabeça como uma máscara, em forma de homenagem para ela. Quando está com a máscara, aquele parece ser um local seguro e de conforto para ele, que lhe dá forças e camufla suas emoções. Mesmo nos momentos em que ele retira a máscara, ele rapidamente a coloca de volta até mesmo para dormir.

Ele é tão apegado à máscara que no mangá, no momento em que ele reencontra Doma no Arco do Castelo Infinito, o demônio que matou sua mãe tenta pegar sua máscara e deixa Inosuke profundamente irado com essa atitude. Ele realmente é muito apegado a lembrança de sua mãe e a máscara talvez seja a forma que ele possui de sempre se lembrar dela.

Por que Inosuke usa uma máscara de javali?

Inosuke sem a máscara.

Na história, é destacado que Inosuke tem um rosto muito feminino e isso é observado por Zenitsu e Tanjiro assim que ambos o vêem sem sua máscara de animal. Sua feição é muito delicada e sua pele é bem clara, o que pode ser o motivo para o qual o garoto prefira esconder seu rosto.

Além disso, o garoto cresceu nas montanhas em meio a inúmeros animais selvagens. Na selva o que prevalece é a lei do mais forte e é por isso que o próprio Tanjiro percebe que Inosuke luta e se movimenta feito um animal. Sua máscara pode envolver esse contexto intimidador, já que desde muito cedo ele precisou enfrentar lutas contra outros animais para sobreviver.

Suas atitudes sociais (brigar por comida e canto para dormir), seu temperamento e sua Respiração da Besta dizem muito sobre como Hashibira é realmente quase animalesco, mas sem sua máscara ele claramente perde seu ar ameaçador. O próprio Zenitsu fala que fica com menos medo dele após descobrir que ele é bonito, então a máscara também é um fator importante em meio ao combate.

Confira também: