Capa da Publicação

Após críticas, Marvel vai corrigir tom de pele de America Chavez nos quadrinhos

Por Junno Sena

Problemas de cor e impressão não é algo incomum no mundo dos quadrinhos. Em 1964, por exemplo, Feticeira Escarlate ganhou um uniforme verde ao invés do vermelho em uma capa dos X-Men. Mas, alguns erros acabam enfrentando polêmicas maiores do que um simples erro de cor. Como é o caso de America Chavez ter ficado branca em novo quadrinho dos Thunderbolts.

Criada por Joe Casey e Nick Dragotta, America Chavez apareceu pela primeira vez em 2011 na revista Vengeance #1. Desde então, tem se tornado uma integrante importante no mundo dos quadrinhos da Marvel, fazendo parte dos Jovens Vingadores, trabalhado ao lado da Capitã Marvel e, agora, prestes a fazer parte do Universo Cinematográfico da Marvel com Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Com uma estética latina pulsante, America se tornou um símbolo de representatividade ao lado de personagens como Kamala Khan e Miles Morales. Atualmente, o lançamento do novo filme tem colocado a personagem em foco. Principalmente, ao fazer parte de um novo time dos Thunderbolts, que promete chegar nas prateleiras americanas em julho.

Porém, após uma prévia disponibilizada pelo CBR, diversas críticas surgiram apontando a cor da pele da personagem. Veja uma comparação do design original de America e sua aparição em Thunderbolts #1:

Comparação entre America em sua revista solo e em prévia de Thunderbolts #1

Leitores passaram a comentar como aquela na imagem não era a Miss America que conheciam, o que fez o roteirista da série, Jim Zub, se pronunciar sobre o assunto. Nos tweets, o autor argumenta sobre como, às vezes, podem ocorrer erros durante a prova de cor das revistas.

Jim também apontou como o time criativo dos quadrinhos da Marvel é pequeno comparado aos estúdios, o que pode comprometer o trabalho final. Ao fim, o escritor disse que antes do lançamento oficial, a cor da pele de America será alterada.

Em uma das críticas a arte de America Chavez, um leitor perguntou se “Existem pessoas de cor envolvidas no processo quando trabalham com cabelos ‘étnicos’ e cor de pele? Eu acho que é ótimo que vão modificar, mas ainda assim é algo que acontece muito nos quadrinhos”.

E, de fato, essa não é a primeira vez que o assunto “cor da pele” se torna um problema em edições da editora. Em 2019, Tempestade ficou branca em Dawn of X.

Na imagem, fica evidente que não se trata de uma questão da iluminação, mas no trabalho do colorista que não soube trabalhar com o tom de pele escura e como ele varia na luz e sombra. Veja abaixo:

Tempestade em Dawn of X

Sendo um assunto recorrente no mundo editorial, alguns artistas negros já criaram manuais de como pintar um personagem negro, procurando um jeito de impedir que esses erros ocorram.

De uma forma ou de outra, America Chavez irá se juntar ao Gavião Arqueiro, Spectrum, Power Man, Persuasion e Gutsen Glory em uma nova missão após os eventos de Devil’s Reign. O primeiro quadrinho tem data de lançamento prevista para 6 de julho de 2022.

Aproveite e continue lendo:

Imagem de perfil
sobre o autor Junno Sena

Pós graduando em Antropologia com o raio problematizador ligado no 120. Assiste filme trash para relaxar e dorme cantarolando a trilha sonora de A Hora do Pesadelo. Blaxploitation na veia e cinema coreano no coração. Atualmente mora em Petrópolis, RJ.