Por que a Capitã Marvel é tão poderosa? Conheça todos os poderes de Carol Danvers

Capa da Publicação

Por que a Capitã Marvel é tão poderosa? Conheça todos os poderes de Carol Danvers

Por Gus Fiaux

Nos últimos anos, o nome de Carol Danvers estourou entre os fãs da Marvel. Não só a heroína passou por uma grande transformação nos quadrinhos, assumindo a alcunha de Capitã Marvel, como também fez sua estreia no Universo Cinematográfico da Marvel, dando início a uma nova franquia nesse mundo de heróis.

Porém, alguns ainda ficam confusos quando o assunto é a vasta galeria de poderes da personagem – o que ficou ainda mais complexo no recente episódio de What If?, onde vemos ela empregando várias de suas habilidades para enfrentar o Deus do Trovão. E é com isso em mente que aqui listamos todos os poderes e habilidades da Capitã Marvel!

Imagem de capa do item

Fisiologia Kree

A fisiologia de Carol Danvers mistura DNA humano e Kree - e isso é o maior responsável pelos seus poderes. Por exemplo, ela tem uma série de atributos melhorados em um nível sobre-humano. Esse é o caso de sua superforça, que foi retratada de formas diferentes ao longo dos anos, contudo é bem útil no combate.

Além disso, ela tem super-resistência e uma durabilidade especial, o que faz com que ela não se canse tão fácil e ainda consiga resistir a ataques mais violentos. Para fechar esse bolo, ela ainda conta com reflexos sobre-humanos, que permitem que ela consiga "pensar" sobre os golpes vindos em sua direção de uma forma bem mais rápida e consciente.

Imagem de capa do item

Absorção e manipulação de energia

Contudo, o maior poder de Carol Danvers reside em sua capacidade de absorver, armazenar e manipular energias de diversas fontes. A pior forma de atacar a Capitã Marvel é disparando feixes energéticos contra ela (ou até mesmo raios, por exemplo), já que ela consegue usar isso para se "recarregar" e então desviar as rajadas contra o atacante.

Através da absorção de energia, ela consegue ficar ainda mais poderosa, de modo que seus poderes funcionam com maior intensidade. Ela também não precisa comer ou se hidratar, já que a própria energia pode mantê-la viva. Em algumas histórias, ela inclusive é capaz de redirecionar essa energia para manipular matéria em um nível molecular, criando construtos.

Imagem de capa do item

Forma Binária

Nos quadrinhos, ela já passou por uma grande transformação na época em que era a Ms. Marvel. Após entrar em contato com buracos brancos (um fenômeno cósmico similar aos buracos negros e os buracos de minhoca), ela se tornou ainda mais forte e poderosa, assumindo o manto de Binária - com direito a um visual vermelho e flamejante.

Nessa forma, ela não é apenas capaz de absorver energia, luz e radiação, como também é capaz de gerá-las. A Binária pode manipular campos eletromagnéticos e tem até um pequeno domínio sobre a força da gravidade. Além disso, ela pode respirar no espaço sem nenhum problema e é capaz de atingir a velocidade da luz em seu voo.

Imagem de capa do item

Voo

Falando no voo, aqui está outro dom muito peculiar de Carol Danvers que ela possui desde que foi transformada em Ms. Marvel. Inicialmente, ela voava em uma velocidade bem menor que outros heróis "aéreos", mas com o tempo e o treinamento, isso passou a mudar e ela começou a voar em grandes velocidades.

Em sua forma normal, a Capitã Marvel pode atingir até três vezes a velocidade do som, embora já tenha demonstrado a capacidade de quebrar esse "recorde". Ela também pode viajar por grandes distâncias no espaço sem demonstrar sinais de cansaço. Nos quadrinhos, ela não consegue respirar no vácuo do espaço e precisa de um suprimento de oxigênio.

Imagem de capa do item

Resistência e regeneração

A absorção de energia de Carol Danvers serve para que seu corpo possa se recuperar de diversos ataques e ferimentos. É quase como ela fosse uma bateria que, com o tempo, começa a se autorreparar caso esteja danificada. Esse dom já veio a calhar diversas vezes e funciona quase como o fator de cura do Hulk ou do Wolverine.

Essa "cura" ficou ainda mais intensa quando ela entrou em contato com o ser alienígena transmorfo Cru, que fez pequenas modificações em seu DNA para que a regeneração fosse ainda mais acelerada. Carol também é imune a toxinas e contaminantes alienígenas. Seu metabolismo também faz com que ela envelheça bem devagar.

Imagem de capa do item

"Precognição"

Quando Carol Danvers se tornou a Ms. Marvel, ela também acabou desenvolvendo um dom bem curioso e que não costuma ser muito explorado - a capacidade de ter pequenos flashes premonitórios que podem avisá-la de algum ataque. Geralmente, isso acontece de forma aleatória e ela nunca conseguiu controlar bem essa habilidade.

Quando a Vampira roubou os poderes da heroína e colocou-a em um coma, ela perdeu esses dons e só foi recuperá-los depois de se transformar em Binária e voltar à forma humana. Acredita-se que esse "sétimo sentido" (como é conhecido) tenha sido um dom herdado do próprio Mar-Vell, o Capitão Marvel original.

Imagem de capa do item

Outras habilidades

Fora seus poderes, Carol Danvers também possui várias habilidades que a ajudaram a chegar onde chegou. Para começo de conversa, ela é piloto profissional e sabe diversas técnicas de aviação, tanto bélicas quanto táticas. Ela também possui um treino amplo em vários tipos de artes marciais - o que, convenhamos, faz parte do "pacote básico" de qualquer herói.

Ela também já participou de algumas agências de inteligência - o que faz com que tenha um treinamento vasto em espionagem, além de já ter sido jornalista. Ela tem bastante conhecimento da tecnologia e da ciência Kree e também é poliglota, falando várias línguas terrestres e alienígenas - inclusive Kree e Shi'ar.

Imagem de capa do item

No MCU...

No Universo Cinematográfico da Marvel, Carol Danvers possui poderes bem parecidos, ainda que eles não tenham sido totalmente explorados uma vez que ela só apareceu em seu filme solo e em Vingadores: Ultimato. Contudo, já sabemos que ela possui absorção e manipulação de energia; voo e supervelocidade; força, resistência e durabilidade sobre-humanas.

Uma das maiores diferenças, aparentemente, é o fato de que ela consegue respirar no espaço sem precisar de auxílio, como podemos ver em diversas cenas de Capitã Marvel e Ultimato. No sétimo episódio de What If...?, podemos vê-la usando mais de seus poderes, mas vale lembrar que a série não se passa no "universo principal" do MCU.