A ciência já explicou por que apenas Thor é capaz de levantar o Mjölnir

Capa da Publicação

A ciência já explicou por que apenas Thor é capaz de levantar o Mjölnir

Por Gabriel Mattos

Em Thor: Amor e Trovão, Jane Foster entra no seleto grupo de heróis que conseguem erguer Mjölnir no Universo Cinematográfico da Marvel — junto de Steve Rogers, do Visão e, é claro, Thor Odinson. O martelo notoriamente só pode ser levantado por pessoas dignas, mas o motivo para tamanha seletividade vai além da magia. Um roteirista de Thor revelou como a ciência explica por que apenas Thor, entre poucas exceções, é capaz de levantar Mjölnir.

Magia é ciência

Os primeiros filmes de Thor mostram que magia é ciência que ainda não conhecemos

A explicação envolve diferentes campos da física e foi publicada pelo roteirista Mark Waid em um texto bônus no final de Avenger #679. Enquanto escrevia um crossover entre Thor e Hulk, ele precisou entender mais profundamente o funcionamento do martelo e consultou físicos teóricos para encontrar uma justificativa para as travas mágicas do artefato.

Afinal, o que é magia senão outro nome para ciência avançada. Como a ciência asgardiana está gerações à frente da compreensão terrestre, alguns conceitos que só existem na teoria para os humanos são realidade para o Reino de Asgard. Isso é mostrado em Thor: Mundo Sombrio, em que um gerador de campo quântico é chamado de forja de almas. E este é apenas um exemplo.

Como o Mjolnir sabe quem é digno?

Análise do Mjölnir pode levar um tempo

Seguindo essa lógica, o feitiço que é dito ter sido colocado por Odin no Mjölnir pode não passar de magia. De acordo com Jim Kakalios, o professor de Física e Astronomia da Universidade de Minnesota que trabalhou com Waid em Incrível Hulk, a resposta pode envolver nanotecnologia.

“Na cena em Vingadores: A Era de Ultron, Tony Stark especula que exista um biosensor no cabo do martelo que reconheça quando é o Thor que pega o Mjölnir. Ele está certo, de certo modo — mesmo que não sejam as impressões digitais de Thor que o martelo está lendo. Mais provavelmente ele está pegando um perfil biológico e psicológico complexo que calcula a “dignidade” de quem quer que esteja tentando levantar o martelo,” explicou ao Bleeding Cool.

O feitiço em si seria apenas uma injeção de nanorobôs munidos de sensores, para pegar os dados de quem empunhar o martelo, e inteligência artificial, para avaliar se a pessoa cumpriu os critérios de dignidade estipulados pelo Pai de Todos.

Por que não dá para levantar o Mjölnir?

Partículas teóricas também explicam como o martelo volta a mão do portador.

Após definir se o portador é digno ou não, os nanobôs ativam o sistema de manipulação de gravidade embutido no martelo. Segundo Waid, os ferreiros anões teriam acesso a estas tecnologias avançadas que parecem magia para os humanos.

“Baseado na observação de suas propriedades — que é quase indestrutível, não pode ser levantado por ninguém exceto os dignos como Thor e sempre retorna para sua mão — só pode haver uma explicação: o metal Uru deve ser na verdade uma forma exótica de matéria que pode ser induzida a emitir grávitons,” avalia Waid (via ComicBook).

Grávitons são um tipo de partícula que os cientistas da Terra especulam que exista, mas nunca conseguiram provar em experimentos concretos. Assim como os fótons transmitem a energia eletromagnética, os grávitons poderiam transmitir a força da gravidade, segundo a Teoria Quântica de Campos (a mesma usada na forja de almas).

Logo, sempre que o Mjölnir identifica que uma pessoa que não é digna está tentando puxá-lo, ele libera uma quantidade de força equivalente para impedir que o intruso consiga levantá-lo, usando partículas de gráviton. Quando o portador é digno, estas partículas são usadas para facilitar o manejo do martelo, tornando o mesmo mais leve caso seja necessário.

O que você acha da ideia? Gosta de entender a ciência por trás da magia? Não deixe de comentar!

Leia também: