Brendan Fraser não vai participar do Globo de Ouro 2023, “minha mãe não criou um hipócrita”

Capa da Publicação

Brendan Fraser não vai participar do Globo de Ouro 2023, “minha mãe não criou um hipócrita”

Por Gus Fiaux

Após anos sumido de Hollywood, Brendan Fraser tem feito um retorno monumental à indústria cinematográfica, primeiro participando de diversas séries de TV e então retornando em grande estilo em The Whale, novo filme de Darren Aronofsky (Cisne Negro, mãe!). E por mais que esteja cotado para levar todos os prêmios de atuação para casa, ele já deixou claro que não vai participar do Globo de Ouro, mesmo que seja indicado.

Em uma recente entrevista ao GQ para falar de seu comeback, Fraser deixou claro que não tem uma relação boa com a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, a organização responsável pelo Globo de Ouro. Muito direto, ele deixa claro que não vai comparecer à próxima edição da premiação:

“Eu tenho mais história com a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood do que eu tenho respeito pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. Não, eu não vou participar.”

Em seguida, questionado pelos seus motivos, Fraser fala sobre a história complicada que teve com a instituição, além de deixar claro que não é um hipócrita e vai se manter fiel aos seus valores e princípios:

“É por conta da história que eu tenho com eles. E minha mãe não me criou para ser um hipócrita. Você pode até me chamar de muitas coisas, mas isso não.”

Tudo isso se deve a um caso amplamente documentado de 2018, quando Fraser publicou um artigo – também pelo GQ, onde falou sobre suas inseguranças e as dificuldades que enfrentou em sua carreira. No texto, ele revelou ter sido vítima de assédio sexual por Philip Berk, um ex-presidente e membro votante da organização.

Brendan Fraser é um dos favoritos aos prêmios de atuação por seu papel em “The Whale”, novo filme de Darren Aronofsky.

Quando a notícia estourou e as investigações começaram, a Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (que é conhecida pela sigla HFPA) deu uma declaração vaga, sustentando que não apoiava esse tipo de comportamento: “A HFPA é firmemente contra o assédio sexual e o tipo de comportamento descrito nesse artigo.”

No entanto, após uma investigação interna, eles concluíram que as acusações de Fraser não poderiam ser provadas, dando a desculpa de que o assédio sexual era “apenas uma brincadeira”, e não devia ser levado a sério – o que enfureceu não apenas Fraser como vários amigos do ator e pessoas proeminentes na indústria cinematográfica:

“Por mais que tenha sido concluído que o Sr. Berk tocou inapropriadamente o Sr. Fraser, a evidência aponta para o fato de que isso devia ser entendido como uma piada, e não como um abuso de natureza sexual.”

Berk não sofreu nenhuma represália da organização e permaneceu como membro votante até 2021, após uma outra polêmica, quando foi expulso por ter compartilhado com outros membros um artigo que descrevia o Black Lives Matter, popular movimento norte-americano de luta por direitos civis de pessoas pretas, como “um movimento de ódio racista”.

Felizmente, Fraser está voltando com força total. The Whale já foi exibido em alguns festivais e arrancou reações muito animadoras da crítica especializada, o que emocionou o próprio astro. Além disso, ele tem sido apoiado por vários colegas da indústria, que estão fazendo fortes campanhas para que o ator seja um dos destaques da temporada de premiações deste ano.

The Whale será lançado no dia 9 de dezembro, nos Estados Unidos. Por enquanto, ainda não sabemos quando o filme chegará aos cinemas nacionais.

Abaixo, veja também: