Avatar 2: James Cameron tem planos para encerar franquia caso sequências fracassem

Capa da Publicação

Avatar 2: James Cameron tem planos para encerar franquia caso sequências fracassem

Por Nick Narukame

Depois de longos 13 anos, a tão aguardada continuações do longa Avatar de 2009 está prestes a estrear nos cinemas. Segundo os planos do diretor James Cameron, Avatar: O Caminho da Água será só o primeiro de mais quatro sequências de sua franquia. Porém se tudo der errado e os próximos filmes acabarem indo mal de bilheteria, Cameron já tem um plano B.

Segundo divulgado pela Variety, o diretor pensou em todas as variantes possíveis – tanto para um futuro sucesso quanto para um fracasso – e, assim, já teria traçado uma estratégia para “encurtar” a trama, que seria finalizada em cinco títulos ao todo, fazendo com que ela termine no terceiro se as vendas forem baixas.

“O mercado pode nos dizer para que façamos isso em três meses ou deixemos ‘semi-pronto’. Algo como ‘OK, vamos completar a história no Avatar 3, e não continuar indefinidamente’, se não for lucrativo”, disse Cameron. “Estamos em um mundo diferente agora do que estávamos quando escrevi essas coisas. É um golpe duplo – a pandemia e o streaming. Ou, pelo contrário, talvez lembremos as pessoas o que é ir ao cinema. Este filme definitivamente faz isso. A questão é: quantas pessoas se importam agora?”

Ele acrescenta também que o terceiro filme já está produzido então sairá “assim mesmo”, porém, os demais dependerão muito da receptividade do público e rentabilidade trazida por ele e seu antecessor.

Levando em consideração que a reexibição do primeiro filme de Avatar arrecadou cerca de US$ 15 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos e US$ 40 milhões em todo o mundo, é pouco provável que James Cameron tenha que colocar em prática o seu plano B. Avatar ficou por muitos anos invicto como a maior bilheteria da história do cinema, perdendo apenas para Vingadores: Ultimato em seu lançamento. Porém, com o relançamento, o filme recuperou seu posto.

Personagem do filme Avatar.

Se as sequências não forem assim tão bem, o diretor pretende parar no terceiro e não no quinto como vem se programando.

A continuação da trama se passará dez anos após os primeiros acontecimentos, seguindo a alma de Jake Sully (Sam Worthington) que está vivendo pacificamente em seu novo corpo como Na’vi. Após tanto tempo ele e Neytiri (Zoe Saldana) já constituíram família, mas toda essa tranquilidade irá por água abaixo quando a corporação RDA decide se envolver e terminar o que havia começado.

Avatar: O Caminho da Água chega aos cinemas brasileiros em 15 de dezembro.

Mas e você? Quer que as sequencias sejam longas ou podem terminar no terceiro? Divida sua opinião com a gente nos comentários.

Aproveite e confira também: