Avatar 2: James Cameron explica o motivo para a duração de três horas do filme 

Capa da Publicação

Avatar 2: James Cameron explica o motivo para a duração de três horas do filme 

Por Jaqueline Sousa

Avatar: O Caminho da Água, um dos filmes mais aguardados de 2022, marcará o retorno da ambiciosa franquia de James Cameron, mais de uma década após o lançamento do primeiro filme. Além de prometer ser mais impressionante do que a produção de 2009, a sequência terá uma duração maior: três horas e dez minutos. A notícia causou certa comoção na indústria cinematográfica, mas Cameron tem uma justificativa para isso.

Em entrevista à revista Total Film, o diretor de Avatar 2 explicou que o filme vai se aprofundar mais nos “relacionamentos e emoções”, por isso a duração é maior do que o longa de 2009. De acordo com ele, o objetivo era contar uma história que tivesse uma base emocional mais convincente, algo que não aconteceu no primeiro filme da franquia.

Cameron explicou:

“O objetivo é contar uma história extremamente convincente com uma base emocional. Eu diria que a ênfase do novo filme está nos personagens, na história, nos relacionamentos, na emoção. Nós não dedicamos muito tempo aos relacionamentos e à emoção no primeiro filme como fizemos no segundo, e é uma produção mais longa porque há mais personagens para trabalharmos. Há mais história para contar.”

A longa duração de Avatar 2 foi necessária para aprofundar as bases emocionais da história.

Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais resistentes a consumir produções de longa duração, Avatar: O Caminho da Água ganha mais um novo desafio nas salas de cinema, já que a duração de pouco mais de três horas pode intimidar certa parcela do público.

Entretanto, essa realidade parece não incomodar James Cameron. Durante uma entrevista à Empire, em julho deste ano, ele afirmou que “não quer ninguém reclamando sobre a duração [do filme] enquanto eles se sentam e assistem [televisão] por oito horas seguidas”.

Avatar: O Caminho da Água trará de volta os protagonistas Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana), dez anos após os acontecimentos narrados no primeiro filme. Vivendo pacificamente com sua nova família, eles logo terão que enfrentar uma antiga ameaça que promete terminar um assunto inacabado. Dirigido por James Cameron, o elenco também tem nomes como Kate Winslet (Titanic), Sigourney Weaver (Alien), Stephen Lang (O Homem nas Trevas) e Edie Falco (Família Soprano).

Avatar: O Caminho da Água estreia no dia 15 de dezembro de 2022 nos cinemas brasileiros.