Arquivo 81: Tudo sobre a série de terror da Netflix

Capa da Publicação

Arquivo 81: Tudo sobre a série de terror da Netflix

Por Arthur Eloi

2022 deve ser generoso para os fãs de horror. O ano já começou bem com um novo filme de Pânico, ainda há uma boa leva de títulos vindo aí nos próximos meses, como O Massacre da Serra Elétrica, uma nova obra de Jordan Peele e muito mais. A televisão, por sua vez, é um pouco mais imprevisível, especialmente na era do streaming onde as coisas saem sem aviso e conquistam de surpresa. No lado da telinha, quem abriu os trabalhos do gênero foi Arquivo 81.

A série de horror da Netflix apresenta uma bizarra investigação de um culto demoníaco na cidade de Nova York, mas você sabia que ela é baseada em um podcast? E que é produzida por James Wan?

Reunimos abaixo tudo que você precisa saber sobre Arquivo 81!

Qual é a história de Arquivo 81?

Arquivo 81 segue Dan Turner (Mamoudou Athie), um brilhante arquivista que trabalha com restauração de fitas e outras mídias obsoletas em um museu da imagem na cidade de Nova York. Por seu exímio trabalho, ele desperta a atenção de Virgil Davenport (Martin Donovan), da empresa LMG, que lhe oferece um serviço aparentemente simples: restaurar uma série de fitas amadoras que sofreram danos graves em um incêndio. Além de parecer fácil, a remuneração são atrativos US$100 mil.

É sempre bom desconfiar quando algo parece bom demais para ser verdade. Virgil coloca a condição de que, pela sensibilidade do material, Dan precisa ir até uma instalação remota nas montanhas do interior de Nova York para poder realizar sua função, completamente sozinho, sem internet ou celular. Tudo começa a ficar ainda mais estranho quando o arquivista descobre estar lidando com evidências de algo bizarro envolvendo os moradores de um prédio que ardeu em chamas em 1994, e o sumiço de uma mulher chamada Melody Pendras (Dina Shihabi), a responsável pelas gravações.

Logo, Dan percebe estar no centro de uma conspiração ocultista, com ligações ao seu passado – e possivelmente sendo observado em seu isolamento.

Como surgiu Arquivo 81?

A série de TV é criação de Rebecca Sonnenshine, produtora veterana da televisão com passagem por seriados como The Boys, Outcast e The Vampire Diaries. Ela também assina o roteiro de três dos oito episódios.

O programa conta ainda com a produção-executiva de James Wan, um dos maiores nomes do horror moderno, responsável por criar e dirigir as franquias Jogos Mortais, Sobrenatural, Invocação do Mal e Maligno (além de também ser o diretor de Aquaman). A produtora de Wan, a Atomic Monster, se encarrega da série, que foi inicialmente anunciada em 2020.

Mas Arquivo 81 não surgiu do nada. Na verdade, a série é adaptação de um podcast de mesmo nome, criado pela dupla Dan Powell e Marc Sollinger. Originalmente lançado em 2016, o podcast é um audiodrama de terror que acompanha um arquivista investigando um culto demoníaco. O programa se tornou um enorme sucesso nos Estados Unidos, e a dupla já estabeleceu um próximo projeto chamado Wavelength, que novamente usará o formato de relatos em áudio para contar uma história envolvendo conspirações e seres sobrenaturais.

O audiodrama de Arquivo 81 teve 35 episódios ao longo de três temporadas entre 2016 e 2019, além de duas minisséries derivadas, e tudo pode ser ouvido direto no Spotify, caso o seu inglês esteja afiado.

Quem está no elenco de Arquivo 81?

O protagonista de Arquivo 81 é Dan Turner, que é vivido por Mamoudou Athie. Nascido na Mauritânia, o ator é conhecido por ter interpretado o DJ Grandmaster Flash na série The Get Down, da Netflix, mas também tem experiência no horror por filmes como Ameaça Profunda (2020) e Caixa Preta (2020). Athie também integra o elenco do vindouro Jurassic World: Domínio.

Na série, Dan acompanha as fitas deixadas por Melody Pendras, que é interpretada por Dina Shihabi. A atriz, nascida na Arábia Saudita, tem passagem por Demolidor, Jack Ryan e também por Altered Carbon.

O elenco de Arquivo 81 conta ainda com Martin Donovan (Tenet, Homem-Formiga) como o poderoso Virgil Davenport; Ariana Neal (Fruitvale Station, Estrelas Além do Tempo) como a garota Jess; Julia Chan (Gotham) como Annabelle, a colega de quarto de Melody; Evan Jonigkeit (X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido) como o cultista Samuel; e Matt McGorry (Orange is the New Black, How To Get Away With Murder) como Mark, o amigo podcaster do protagonista.

Arquivo 81 terá segunda temporada?

Embora tenha permanecido dentro do Top 10 da Netflix, em diversos países, por algumas semanas desde o lançamento no serviço (14 de janeiro), a empresa optou por não renovar Arquivo 81 para sua segunda temporada. O cancelamento aconteceu pouco mais de dois meses após a estreia do seriado na plataforma.

De qualquer forma, a produção já tinha uma ideia de como seguiria em frente caso rolasse uma continuação. Em entrevista à Variety, a criadora Rebecca Sonnenshine afirmou que o novo ano acompanharia diretamente a reviravolta do episódio final, expandindo nos conceitos bizarros que foram apresentados, como viagem no tempo e realidades paralelas. Além disso, haveria uma maior conexão entre Dan e Melody.

O que você achou da série? Gostaria de ver mais episódios? Deixe tudo nos comentários abaixo!

Aproveite e confira: