Capa da Publicação

Anéis de Poder: Por que fãs do Tolkien estão irritados com um detalhe sobre Galadriel na nova série?

Por Melissa de Viveiros

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder trará uma nova adaptação da obra de Tolkien ao universo live-action. Se passando durante a Segunda Era, o projeto contará com vários personagens novos, bem como o retorno de alguns bem conhecidos pelo público. O destaque nesse quesito é Galadriel, que será interpretada por Morfydd Clark nesta nova versão.

Apesar disso, alguns fãs já apresentaram algumas reclamações quanto à caracterização da personagem. Desde a ausência de indicações de sua relação com Celeborn e da filha dos dois, Celebrían, à questões visuais, a adaptação sofreu críticas do público mais apegado à versão literária deste universo. Uma dessas reclamações se deu por causa da estrela que aparece na armadura de Galadriel em imagens oficiais da série.

Em uma das primeiras imagens divulgadas, a personagem usa uma armadura prateada decorada com uma estrela de oito pontas. É justamente a quantidade de pontas que levou às reclamações dos fãs, uma vez que nos livros, este símbolo pertence à Casa de Fëanor, e Galadriel não o utilizaria no momento da história em que a série se passa.

Armadura de Galadriel é decorada com uma estrela de oito pontas.

Nos livros, Fëanor foi um príncipe dos Noldor e o responsável pela criação das Silmarils, três grandes joias que continham a luz das  árvores Laurelin e Telperion, as Duas Grandes Árvores de Valinor que originaram o Sol e a Lua. Após as Silmarils serem roubadas, Fëanor e outros de sua família fizeram um juramento de vingança, se dedicando a perseguir qualquer um, bom ou mal, que roubasse as joias.

Esse caminho eventualmente o levou a se desentender com os elfos Teleri, que se recusaram a se juntar a ele e deixar Valinor. Não aceitando a recusa, o Noldor roubou os barcos dos Teleri, levando à batalha que ficou conhecida como Fratricídio de Alqualondë, pois foi a primeira vez em que elfos mataram uns aos outros.

Ilustração do Fratricídio em Alqualondë, por Ted Nasmith.

Sua relação com Galadriel começa com a família dos dois: Fëanor era meio-irmão de Finarfin, pai de Galadriel. Nos Contos Inacabados de Tolkien, A História de Galadriel e Celeborn também indica que ela nunca gostou de seu tio, com uma passagem afirmando que ela era “abençoada com a capacidade de perscrutar a mente dos outros e julgá-los de forma justa. Mas em Fëanor ela só viu escuridão”.

Após o Fratricídio de Alqualondë, a personagem certamente não se associaria com um símbolo de Fëanor, motivo que levou aos questionamentos dos fãs, já que esses eventos teriam ocorrido antes da linha do tempo de Os Anéis de Poder. Ainda assim, é possível que seja apenas uma pequena inconsistência com a obra original, e que a série não considere o símbolo como pertencente a Fëanor.

Muitos argumentaram que a estrela na armadura pode simplesmente ser resultado da forte associação dos elfos às estrelas. Uma possibilidade seria que o detalhe fosse uma referência à Estrela de Eärendil, mencionada pela própria Galadriel na trilogia O Senhor dos Anéis. Outra possibilidade é que, na série, a imagem seja o símbolo de Finarfin e sua casa, mesmo que nos livros o símbolo tenha outra forma, e a Estrela de Eärendil seja comumente representada com seis pontas.

Morfydd Clark como Galadriel em cena de Os Anéis de Poder.

Uma última possibilidade seria de que a cena venha de um flashback anterior aos acontecimentos que levaram Galadriel a opor Fëanor. Dado o envolvimento do Espólio de Tolkien em averiguar a produção, parte do público espera que, independente do motivo, este não seja um erro que passou batido pela equipe por trás da série.

O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder estreia dia 2 de setembro, no Amazon Prime Video.

Veja também:

Imagem de perfil
Melissa de Viveiros

Editora. Graduanda em Letras na UFMG. Elfa noturna em Azeroth, Au'Ra em Eorzea, apoiadora da Casa Martell em Westeros, LoLzeira noxiana e grisha etherealki. Fã de coisas demais e sempre hiperfocada em algo diferente. || @windrunning_