O Senhor dos Anéis: Tudo sobre a nova série da Amazon

Capa da Publicação

O Senhor dos Anéis: Tudo sobre a nova série da Amazon

Por Melissa de Viveiros

A ambiciosa série da Amazon Studios é um dos lançamentos mais aguardados para este ano. Se passando no mundo de O Senhor dos Anéis, a série promete adaptar histórias ainda inexploradas do universo criado por J. R. R. Tolkien, se passando durante a Segunda Era da Terra Média. Dessa forma, os fãs dos livros terão a oportunidade de ver uma adaptação que não lida com os eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, bem como possibilitando que os fãs da franquia no cinema conheçam mais da rica história desse universo.

Mas o que sabemos da série até o momento? Já tem elenco confirmado? O que se sabe sobre a história? E o lançamento? Você vai encontrar as respostas para algumas dessas perguntas nessa lista, que trará todas as informações disponíveis sobre a série até o momento.

Imagem de capa do item

Sinopse

Apesar de os primeiros rumores sobre a série terem surgido em 2017, quando a Amazon adquiriu os direitos para a produção e anunciou o projeto, a sinopse da série só foi divulgada em janeiro deste ano.

A sinopse não se aprofunda muito na trama, mas dá algumas pistas do que a série tratará:

"A futura série da Amazon Studios trará para as telas pela primeira vez as lendas heróicas da mítica história Segunda Era da Terra Média. Este drama épico ocorre milhares de anos antes dos eventos de O Hobbit e O Senhor dos Anéis, de J.R.R. Tolkien, e levará os espectadores de volta a uma era na qual grandes poderes foram forjados, reinos se ergueram para a glória e caíram em ruína, heróis improváveis foram testados, a esperança ficou pelos mais finos fios, e o maior vilão a surgir da escrita de Tolkien ameaçou cobrir todo o mundo em trevas. Começando em um tempo de relativa paz, a série acompanha um elenco de personagens, tanto conhecidos como novos, enquanto eles confrontam o muito temido ressurgimento do mal na Terra Média. Das profundezas mais escuras das Montanhas Nebulosas, às majestosas florestas da capital élfica de Lindon, ao reino-ilha de tirar o folêgo em Númenor, até os cantos mais remotos do mapa, esses reinos e personagens irão construir legados que viverão até muito depois que eles partirem."

Imagem de capa do item

Elenco

A Amazon já anunciou diversos nomes que farão parte do elenco. Ainda assim, a empresa parece determinada a não permitir que nada concreto sobre a série seja divulgado antes da hora, e a maioria dos personagens que cada ator interpretará não foram anunciados.

Por enquanto, apenas dois atores foram confirmados com o papel que interpretarão: Morfydd Clark (His Dark Materials), como Galadriel, e Simon Merrells (Spartacus), como Trevyn -- e, apesar de ter um nome, ele não remete a nenhum personagem conhecido dos livros. Apesar de não haver nada confirmado, há rumores de que o ator Joseph Mawle, conhecido por seu papel como Benjen Stark em Game of Thrones, interpretará o principal vilão da série.

Também foram confirmados no elenco: Robert Aramayo (Game of Thrones), Owain Arthur (The Palace), Nazanin Boniadi (Homeland) , Tom Budge (Judy & Punch), Ismael Cruz Córdova (The Mandalorian), Ema Horvath (Don't Look Deeper), Markella Kavenagh (Picnic at Hanging Rock), Joseph Mawle (Game of Thrones), Tyroe Muhafidin (Treasure Maps and Tinned Spaghetti), Sophia Nomvete (atriz estreante), Megan Richards (Wanderlust), Dylan Smith (Maze Runner: A Cura Mortal), Charlie Vickers (Medici), Daniel Weyman (Gentleman Jack), Cynthia Addai-Robinson (Arrow), Maxim Baldry (Doctor Who), Ian Blackburn (Normalised), Kip Chapman (Top Of The Lake), Anthony Crum (The Wilds), Maxine Cunliffe (Power Rangers Megaforce), Trystan Gravelle (A Discovery of Witches), Lenny Henry (Doctor Who), Thusitha Jayasundera (Humans), Fabian McCallum (You, Me and the Apocalypse), Geoff Morrell (Morte Súbita), Peter Mullan (Cursed), Lloyd Owen (The Originals), Augustus Prew (Kick-Ass 2), Peter Tait (O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei), Alex Tarrant (800 Words), Leon Wadham (The Bad Seed ), Benjamin Walker (Jessica Jones) e Sara Zwangobani (Home and Away ).

Dessa forma, a série promete trazer alguns rostos conhecidos, mas introduzir muitos novos atores ao público.

Imagem de capa do item

Uma produção ambiciosa

A Amazon gastou 250 milhões de dólares apenas para adquirir os direitos da adaptação da obra de Tolkien para a televisão. Esse custo por si só já tornaria a série uma das mais caras de todos os tempos. Mas os gastos não param por aí: o The Hollywood Reporter publicou uma matéria estimando que o custo total da produção chegue a mais de um bilhão somando os gastos com elenco, a produção, efeitos visuais, figurino, e muito mais.

Para se ter noção do quão alto seria esse valor de produção, a trilogia O Senhor dos Anéis nos cinemas teve um orçamento de 281 milhões de dólares somando-se o total dos três filmes, e arrecadou 2,92 bilhões mundialmente, de acordo com o IndieWire.

Além disso, estima-se que cada temporada terá cerca de 100 milhões de dólares de orçamento, equivalente à temporada mais cara de Game of Thrones, que foi a sexta.

Isso provavelmente não é por acaso: o próprio Jeff Bezos, dono da Amazon, havia dado ordens à Amazon Studios de produzir uma série na mesma escala de Game of Thrones. Isso o levou a adquirir os direitos para a produção no universo de O Senhor dos Anéis, participando ele mesmo das negociações.

Imagem de capa do item

A história

De acordo com o que foi divulgado oficialmente até o momento, a primeira coisa que sabemos é que a história se passará durante a Segunda Era da Terra Média, ou seja, antes dos eventos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, uma vez que essas histórias ocorrem durante a Terceira Era. Ainda assim, isso é pouca informação, uma vez que o período da Segunda Era cobre milhares de anos da história da Terra Média.

Existem algumas outras pistas na sinopse que permitem mais especulação. A série promete o retorno de alguns personagens conhecidos, e já temos a confirmação de Galadriel na série. Além disso, Elrond e Celeborn também devem participar da trama.

O antagonista da série é muito conhecido, mas uma dimensão diferente de seu personagem deve ser explorada: devido à quando a série se passa, Sauron deverá ser o grande vilão, mas é possível que o vejamos como Annatar, o Senhor dos Presentes. É essa a identidade que ele assume durante a Segunda Era, quando engana os elfos para que forjem os Anéis de Poder. O personagem já apareceu nos video games, em Shadow of War.

É possível que a trama explore esse ponto da história, trazendo a ascensão de Sauron durante a Segunda Era. Mas, uma vez que a sinopse também afirma que a série começará em um período de relativa paz, pode ser que a trama demore a atingir esse ponto, e comece com a ascensão de Númenor como um dos grandes poderes na Terra Média.

Nos livros, Númenor era um grande reino dos humanos, e sua queda é um dos grandes eventos da história da Terra Média a ocorrer durante a Segunda Era.

Imagem de capa do item

Livros para se preparar para a série

Devido ao período em que a história se passará, O Silmarillion é o primeiro livro da lista para quem planeja se preparar para a série através da leitura. É em O Silmarillion que Tolkien conta detalhadamente sobre a história da Terra Média, e é lá que a base da série da Amazon estará. Em O Senhor dos Anéis, existem apêndices no final dos livros que de certa forma resumem os eventos de O Silmarillion, mas eles podem se tornar confusos para aqueles que não tem conhecimento sobre a história da Terra Média.

Caso você queira se aprofundar ainda mais, existem os Contos Inacabados de Númenor e da Terra Média, mas eles não trazem histórias não exploradas em O Silmarillion. Outros, como Beren e Lúthien, A Queda de Gondolin e Os Filhos de Húrin tem a ver com a história do povo de Númenor, antes de Númenor ser fundada.

Para aqueles ainda não satisfeitos, existe também a coleção The History of Middle Earth, que traz histórias conhecidas, trechos inacabados e muito mais, sobre elementos conectados à futura série da Amazon e muito além. O livro, no entanto, não está disponível em português, e é uma leitura mais difícil do que os outros citados.

Imagem de capa do item

A produção

A série começou a ser filmada em 2019, mas sofreu algumas interrupções desde então. Renovada para uma segunda temporada no começo de sua produção, as gravações foram pausadas por cerca de cinco meses após os dois primeiros episódios estarem finalizados.

Isso permitiu que as duas primeiras temporadas estivessem em produção simultaneamente, da mesma maneira como a trilogia O Senhor dos Anéis foi filmada. Também como os filmes, a série está sendo gravada na Nova Zelândia.

Em 2020, a produção foi interrompida novamente devido à pandemia de Covid-19. Após alguns meses, a série voltou a ser gravada cerca de cinco meses atrás, em setembro do ano passado.

O ator Elijah Wood, que interpreta Frodo nos filmes, questionou o custo alto da produção, dizendo temer que a franquia se torne apenas uma máquina de dinheiro e perca sua alma.

Imagem de capa do item

Liberdade criativa

O Tolkien Estate, órgão responsável por administrar a propriedade intelectual do autor, é famoso por ter grande cuidado com a obra de Tolkien, buscando sempre proteger o legado do autor. Por conta disso, o Tolkien Estate tem poder de veto quando se trata de adaptações da obra, e pode determinar o que pode ser retirado ou adicionado à trama do seriado.

Haviam duas exigências em relação à série da Amazon por parte do Tolkien Estate: que a história aconteça como acontece nos livros, e que novos elementos introduzidos pareçam naturais em meio à obra de Tolkien.

De acordo com o comunicado sobre o assunto, a Segunda Era deverá ocorrer como Tolkien a escreveu, com o curso da história permanecendo exatamente o mesmo. No entanto, o Tolkien Estate também afirmou que existem muitas perguntas que não são respondidas nas obras de Tolkien, e a Amazon terá liberdade para responder a essas perguntas se quiser, desde que não crie contradições com o material original.

Imagem de capa do item

Temporadas

Como dito anteriormente, as duas primeiras temporadas da série não só foram confirmadas como estão sendo produzidas simultaneamente. Mas, no total, a série deve contar com pelo menos cinco temporadas.

No acordo fechado pela Amazon, a empresa se compromete a garantir as cinco temporadas, o que deve permitir que a história seja contada do começo ao fim.

O acordo também permitia o desenvolvimento de spin-offs, então existe a possibilidade de que a Amazon explore ainda mais do universo de O Senhor dos Anéis, dependendo do sucesso da série.

Imagem de capa do item

E o lançamento?

A data exata do lançamento da série ainda não foi divulgada, mas a previsão é que ela seja lançada ainda esse ano. Parte do acordo feito pela Amazon ao adquirir os direitos para a produção era que ela começasse a ser feita em até no máximo dois anos --- desse modo, o esperado é que a série também não demore muito a ser lançada.

Além disso, a sinopse da série foi divulgada este mês, o que pode ser uma indicação de que, de fato, o lançamento ocorrerá ainda em 2021.