A Casa do Dragão: O que a profecia de Helaena no episódio 8 significa?

Capa da Publicação

A Casa do Dragão: O que a profecia de Helaena no episódio 8 significa?

Por Jaqueline Sousa

Atenção: Alerta de Spoilers!

O oitavo episódio de A Casa do Dragão contou com uma intensa reunião da grande família Targaryen. Com direito a brindes inusitados e trocas de farpas, o capítulo inédito também teve uma nova profecia de Helaena, a filha de Alicent Hightower com o Rei Viserys, que pode dar pistas sobre o futuro da trama. Mas o que sua previsão significa?

A nova profecia de Helaena Targaryen é dita no meio do jantar especial do episódio oito. Entre os diversos brindes de seus familiares, a jovem murmura uma frase intrigante: “Cuidado com a fera debaixo das tábuas” (em tradução livre).

Se levarmos em consideração suas profecias até o momento, é seguro dizer que a nova previsão de Helaena pode apontar para eventos futuros de A Casa do Dragão. Neste caso, ela pode indicar alguns eventos descritos no livro Fogo e Sangue, de George R. R. Martin, que conta a história da família Targaryen.

As profecias de Helaena podem antecipar alguns acontecimentos importantes da trama.

 

Segundo análise do Screen Rant, um deles envolve dois personagens que ainda não foram apresentados na série da HBO: o açougueiro Blood e caçador de ratos Cheese. A expectativa é que os dois, eventualmente, apareçam na produção, pois eles viveram durante a época da Dança dos Dragões e possuem um papel fundamental na vida de Helaena no futuro.

Isso porque os dois serão os responsáveis por assassinar o príncipe Jaehaerys, o primogênito de Aegon II Targaryen com Helaena. A medida é uma consequência da vingança de Aemond Targaryen contra Lucerys Velaryon, o filho de Rhaenyra que acaba morrendo pelas mãos do tio.

Após o ocorrido, Rhaenyra envia Blood e Cheese até a Fortaleza Vermelha para concretizar sua própria vingança pela morte de Lucerys, dando o troco na mesma moeda aos Verdes. É assim que Jaehaerys acaba sendo assassinado, e a profecia de Helaena pode estar fazendo referência aos dois personagens, já que ambos conseguiram se infiltrar no castelo por meio do conhecimento que Cheese tinha das passagens secretas.

A profecia pode ter relação com Mysaria.

Outra possibilidade é a de que a previsão da jovem Targaryen pode estar se referindo à Mysaria. Apresentada no início de A Casa do Dragão como a amante de Daemon Targaryen, a personagem retornou ao final do oitavo episódio de um jeito enigmático, algo que também pode ter relação com a profecia de Helaena.

Conhecida como o Verme Branco, o apelido de Mysaria é um indicativo de que ela seja a tal “besta que está debaixo das tábuas”. Por mais que um verme não seja uma besta, literalmente falando, ainda assim suas ações são feitas por baixo dos panos. Além disso, profecias são sempre metafóricas, o que abre espaço para diferentes interpretações, e a série da HBO pode usá-la como peça-chave na retaliação contra os Verdes no futuro.

A profecia de Helaena pode fazer referência à rivalidade entre Aemond Targaryen e Lucerys Velaryon.

Mais uma alternativa de significado para a profecia de Helaena pode envolver seu irmão, Aemond Targaryen. A possibilidade diz respeito à rivalidade entre Aemond e Lucerys desde que este último lhe arrancou o olho quando eram crianças. Em vista disso, a profecia pode fazer uma alusão ao futuro dos dois, que acabam se enfrentando em uma luta mortal para Lucerys e Arrax, seu dragão. Neste caso, a besta por debaixo das tábuas pode ser o crescente ódio que Aemond guardou por Lucerys ao longo dos anos.

O que você acha que a nova profecia de Helaena significa? Deixe nos comentários!

Aproveite também: