Capa da Publicação

Vingadores: Cores erradas em antiga HQ da Marvel afetaram todo o sentido da história

Por Melissa de Viveiros

Na década de 1980, Roger Stern comandou a série dos Vingadores nos quadrinhos, que contava com o arco Sob Ataque, um dos mais clássicos da equipe. Na trama, o Barão Zemo trabalha de modo paciente, reunindo uma equipe de vilões e planejando em detalhe a queda dos Heróis Mais Poderosos da Terra. Mas, em um volume da saga, os leitores tiveram problemas para entender a história graças a um erro na coloração de alguns personagens (via CBR).

A história do arco é introduzida lentamente, mostrando ao mesmo tempo o vilão recrutando novos membros para sua equipe e espionando os Vingadores em busca de descobrir suas fraquezas. Apesar de serem grandes heróis, os integrantes do grupo tinham diversos problemas interpessoais, como é mostrado no volume #271 com Namor abandonando a equipe, Hércules relutante em seguir a liderança da Vespa por não respeitá-la, e o Cavaleiro Negro tendo um amor não correspondido pela heroína que afeta a maneira como ele age.

Ainda no já mencionado volume #271, a Vespa e o Paladino visitam o novo Jaqueta Amarela na prisão, onde acabam encontrando a Colombina e o Gárgula Cinzento. Após serem incapacitados pelos vilões, os heróis tentam se libertar, e a Vespa é bem sucedida em seu esforço. Começando a perseguir os antagonistas, um dos quadros mostra a personagem dizendo que é fácil perceber por qual caminho os inimigos foram, aparentemente tendo visto uma pista nas pessoas que encontra pelos corredores, embora o que ela viu não fique claro.

A Vespa vai atrás dos vilões.

Enquanto ela tenta encontrar os vilões antes que seja tarde, o Cavaleiro Negro se junta ao confronto, deixando de lado os experimentos que estava fazendo ao ouvir que a Vespa precisava de ajuda. Desejando se provar para ela, o personagem imediatamente entra em ação, enfrentando o Gárgula Cinzento e o derrotando. Apesar disso, o que é mostrado nos quadrinhos originais não explica como isso aconteceu, fazendo com que a vitória fique sem sentido.

O Cavaleiro Negro derrota Gárgula Cinzento de modo misterioso.

A explicação só chegou na coluna de cartas do volume #277 de Vingadores, que traz o final do arco Sob Ataque. Na realidade, um erro ao colorir os quadrinhos ocorreu. Na cena em que a Vespa facilmente encontra o caminho até seu oponente, as pessoas deveriam estar petrificadas, mas não foram coloridas dessa forma. Enquanto isso, a resposta para o confronto entre o Cavaleiro Negro e o Gárgula Cinzenta está no fato de que, ao tocar a espada do herói, o antagonista deveria perder seus poderes, se tornando humano. Isso teria possibilitado que ele fosse derrotado, mas a coloração o mantém com o exterior de pedra, o que tira o sentido do momento.

Os painéis coloridos da forma correta.

Como resultado, a coluna de cartas trouxe os painéis corrigidos. Assim, os leitores poderiam cortá-los e colá-los no lugar certo, permitindo que a história do volume #271 fizesse sentido como deveria.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Melissa de Viveiros

Graduanda em Letras na UFMG. || What is infinite? The universe and the greed of men. || @windrunning_