Capa da Publicação

10 Coisas que você precisa saber sobre Nadia Van Dyne, a nova Vespa!

Por Gus Fiaux

Você deve estar fascinado com a exploração que a “Família-Formiga” está tendo nas HQs e nos cinemas, certo? Pois estamos aqui para te apresentar uma nova heroína, que surgiu há não muito tempo, mas já provou seu valor e integra equipes importantes como os Vingadores e os Campeões. 

Estamos falando de Nadia Van Dyne, a Invencível Vespa dos quadrinhos! E se você está pronto para descobrir segredos familiares, tramas de espionagem e uma abordagem bem diferente para a heroína aclamada, essa lista é para você, conforme iremos descobrir 10 coisas que você precisa saber sobre a heroína nas HQs!

Créditos: Divulgação

Imagem de capa do item

Primeira aparição e criadores

Uma das personagens mais recentes na mitologia do Homem-Formiga da Marvel, a Invencível Vespa foi apresentada pela primeira vez na edição do Free Comic Book Day de 2016. Contudo, sua aparição foi bem divulgada pela Casa das Ideias, com vários cartazes questionando aos fãs quem era a nova Vespa.

A personagem foi criada por Mark Waid e pela lenda dos quadrinhos, Alex Ross. Sua história de origem e sua jornada heroica foram apresentadas nas páginas de All-New, All-Different Avengers, onde ela também passou a ser desenvolvida visualmente por Mahmud Asrar e Alan Davis.

Imagem de capa do item

Quem é a nova Vespa?

A nova Vespa das HQs - também conhecida como a Invencível Vespa - é a identidade secreta de Nadia Pym. Ela é a filha de Hank Pym em seu primeiro casamento, com Maria Trovaya. Quando o casal fazia uma visita à Rússia, durante sua lua-de-mel, Maria foi sequestrada e dada como morta, enquanto Hank retornou aos Estados Unidos.

Porém, tudo não passava de uma mentira: Maria estava viva, e tinha engravidado do cientista. Quando a criança nasceu, ela foi eliminada por agentes soviéticos. Nadia, conforme batizada pela mãe, cresceu na Sala Vermelha, treinada desde cedo para ser uma espiã implacável.

Imagem de capa do item

Treinamento e carreira heroica

Durante esse período, ela chegou a ser treinada pessoalmente pelo Soldado Invernal, enquanto ele ainda era uma arma usada pelo governo soviético. Aos poucos, ela foi mostrando grande aptidão para a ciência, e acabou se tornando uma das melhores bioengenheiras da Sala Vermelha. Porém, tudo mudou quando ela descobriu quem era seu pai.

Munida com o desejo de fugir de seu cativeiro, ela começou a estudar uma amostra das Partículas Pym, e logo percebeu que era capaz de usá-la para encolher. Ela viajou aos Estados Unidos e invadiu o antigo laboratório de seu pai, mas descobriu que ele havia sido dado como morto - quando, na verdade, estava no espaço se fundindo com o Ultron. Ainda assim, ela usou equipamentos e desenvolveu seu próprio traje de Vespa.

Imagem de capa do item

Uma totalmente nova e diferente Vingadora

Nadia Pym então ficou decidida a se tornar uma super-heroína para honrar o legado de seu pai. Sua primeira atitude foi buscar os Vingadores, que inicialmente a confundiram com uma vilã. Assim que o mal-entendido foi resolvido, ela contou sobre sua origem e foi convidada para participar da interação mais atual do grupo.

Nessa época, ela se tornou grande amiga de Edwin Jarvis, o mordomo da Mansão dos Vingadores. Foi justamente ele que lhe apresentou a Janet Van Dyne, a Vespa original e, tecnicamente, sua "madrasta". Ao conhecer a jovem, Janet deixou claro que mataria para manter seu posto de Vespa, mas que gostaria de compartilhar o manto com Nadia.

Imagem de capa do item

Aventuras solo

Enquanto figurava entre os Vingadores, Nadia aproveitou para fazer suas próprias missões solo, e passou a gostar da vida como uma super-heroína. Em muitas de suas missões, ela chegou a lutar lado a lado com Janet Van Dyne, com quem compartilha uma relação muito amigável.

As suas aventuras foram publicadas em The Unstoppable Wasp, que ainda não chegou ao Brasil. Lá, vemos Nadia enfrentando seu próprio grupo de inimigos, e até mesmo descobrindo alguns segredos sobre o passado de seu pai, Hank Pym. O título foi bastante elogiado pelos fãs.

Imagem de capa do item

Ninho de Vespas

Ao longo de suas aventuras solo, Nadia descobriu diversas coisas que não gostou a respeito de seu pai. Ela ficou sabendo que ele se tornara a encarnação mais recente do Ultron, e também descobriu toda sua história de abuso, que envolveu o trágico caso de agressão doméstica com Janet Van Dyne, na época que Pym usava o manto do Jaqueta Amarela.

Assustada com essas descobertas, e envergonhada por carregar o legado de seu pai, ela conversou com Janet, e pediu que pudesse mudar seu sobrenome para "Van Dyne", em homenagem a ela. Janet acabou defendendo Pym, dizendo que ele era uma pessoa boa, mas concordou e deixou que Nadia tivesse o seu sobrenome.

Imagem de capa do item

Juntando-se aos Campeões!

Durante o Império Secreto, Nadia foi forçada a largar os Vingadores por um breve período de tempo, mas acabou encontrando seu lugar junto dos Campeões, a equipe composta por diversos heróis juvenis. Ela acabou reencontrando alguns amigos que havia feito antes, como o Nova e Miles Morales.

Contudo, sem a menor sombra de dúvida, uma das maiores amizades de Nadia é justamente com Kamala Khan, a Miss Marvel. Para se ter uma ideia, foi Kamala quem levou Nadia para o escritório dos Serviços de Imigração, para que ela pudesse se naturalizar como uma cidadã norte-americana. Isso aconteceu logo após a Guerra Civil II.

Imagem de capa do item

Desventuras no Microverso

Mais recentemente, Nadia esteve envolvida em uma missão bem peculiar ao lado de Scott Lang, o segundo Homem-Formiga das HQs. Juntos, eles precisaram viajar ao Microverso - ou o Reino Quântico, como é mais conhecido nos cinemas.

Na realidade microscópica, Nadia adquiriu novos poderes espetaculares: ela se tornou uma partícula quântica viva, e pôde se dividir em infinitas versões de si própria - cada qual com o conhecimento de uma realidade alternativa diferente. Com essa habilidade, ela pode contemplar várias versões de seu futuro, e escolher uma saída mais adequada para cada situação.

Imagem de capa do item

Poderes e habilidades

Nadia tem uma série de poderes muito similares aos que Janet Van Dyne possui em suas missões como Vespa. Ela possui poderes de controle de seu próprio tamanho, além de ferrões bio-elétricos e asas bio-sintéticas. A única diferença de suas habilidades em relação às de Janet é que suas asas podem ser usadas mesmo quando ela está em tamanho normal.

Por outro lado, Nadia também possui uma série de habilidades ligadas ao seu treinamento na Sala Vermelha. Ela é uma excelente dançarina e também é faixa preta em diversos estilos de artes marciais. Ela também é acrobata e consegue falar sete línguas diferentes - e isso tudo sem contar seu intelecto super-humano.

Imagem de capa do item

Adaptação nos cinemas? Não é bem assim!

Você, a essa altura, deve estar se perguntando se Hope Van Dyne, a atual Vespa dos cinemas, é uma adaptação de Nadia, não é? Na realidade não. Nadia foi criada depois que Homem-Formiga chegou aos cinemas. Por outro lado, a personagem parece ter alguns traços da versão cinematográfica da heroína.

Curiosamente, a Hope é inspirada em uma personagem de mesmo nome das HQs, que na verdade, trata-se da filha de Hank Pym e Janet Van Dyne em um universo alternativo. No caso, ela é uma vilã que se intitula Rainha Vermelha. Ah, e para fechar: "Nadia" em russo significa "Esperança" - ou seja, "Hope".

Imagem de perfil
Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Demon to some... angel to others (ele/dele) || @gus_fiaux