Capa da Publicação

10 Vilões perigosos da Marvel que estão sempre sendo deixados de lado!

Por Leo Gravena

Vários vilões das histórias da Marvel estão sempre voltando e tendo um papel grande, quase tão grande quanto os heróis. Norman Osborn, Ultron, Reido Crime, Galactus, Caveira Vermelha e vários outros estão sempre retornando para atazanar os heróis e parece que nunca tem descanso.

Ainda assim, existem vários outros vilões extremamente poderosos e perigosos, que sempre são esquecidos, deixados de lado e, quando aparecem, acabam tendo bem pouco destaque, servindo um determinado propósito no arco, apenas para sumirem por vários anos até retornarem, novamente, para aparecer em cinco edições de uma revista e sumirem.

Imagem de capa do item

Selene

Criada para a revista dos Novos Mutantes, a vilã acabou sendo integrada à mitologia dos X-Men, fazendo parte do Clube do Inferno e gerando problemas grandes para os heróis mutantes. Uma criatura ancestral, Selene é conhecida como uma "vampira psíquica".

Isso significa que ela é capaz de drenar a vida dos outros para estender sua própria longevidade. A sedutora inimiga possui cerca de dezessete mil anos de idade e é mestre em magia. Porém, não é tão conhecida pelos fãs e a Marvel nunca lhe deu a chance de ser algo mais que uma coadjuvante do Clube do Inferno, mesmo que ela figure em papel central.

Imagem de capa do item

Gárgula Cinzento

Paul Duval era um cientista francês fracassado, que um dia, preparou acidentalmente uma fórmula que, ao cair em sua mão, o transformou em rocha viva. Desde então, ele age quase como Midas e tudo que toca se transforma em pedra. Após ganhar seus poderes, o vilão começou sua busca pela imortalidade, se colocando no caminho de ninguém menos que o Thor.

Apesar de ser um poder um tanto quanto comum nos quadrinhos, o Gárgula Cinzento tem o visual e o tom certos para ser um grande vilão. Porém, ele nunca ganhou tanto destaque quanto merecia. Sua última grande participação nos eventos do Universo Marvel se deu em A Essência do Medo, onde ele se transformou em um dos Dignos. Desde então ele aparece aqui e ali, sem muita importância.

Imagem de capa do item

Homem Molecular

Fracassado em sua vida, Owen Reece trabalhava em um laboratório até ser bombardeado por radiação de um acelerador de partículas. A partir daí, o amargurado homem descobriu que poderia controlar matéria e energia numa escala transdimensional. Ele é, possivelmente, um dos seres mais poderosos de todo o Universo Marvel.

O vilão surgiu nas páginas das primeiras histórias do Quarteto Fantástico, e passou um bom tempo desconhecido pelo público, por não ter grandes arcos ou fases. Ele teve um papel bem importante e grande em 2015, no evento Guerras Secretas. Mas depois disso sumiu novamente e mal apareceu nos quadrinhos desde então.

Imagem de capa do item

Homem-Absorvente

Okay... com um nome desses, é fácil saber o porquê do vilão ser alvo de piadinhas e nunca ter um grande foco. Mas ainda assim, algumas considerações devem ser feitas. "Criado" por Loki, Carl Creel é capaz de absorver as propriedades de tudo em que encosta, seja sólido, físico, gasoso, inanimado ou animado.

Originalmente, ele conseguia usar seu poder para absorver a força de oponentes como Thor, o que fazia dele uma grande ameaça aos heróis que entravam em seu caminho. Porém, com o tempo, o personagem foi se desgastando, e hoje, é apenas um capanga qualquer que quase sempre aparece em edições únicas de várias HQs, sem ter qualquer importância ou desenvolvimento.

Imagem de capa do item

Magus

Magus é a contraparte maligna de Adam Warlock, proveniente de uma realidade alternativa. Sequestrado pelo Lorde Caos e pelo Mestre Ordem para se contrapor a Thanos, Warlock acabou enlouquecendo com o processo de transformação e aprendizagem, se tornando o terrível Magus.

Adorado pela Igreja Universal da Verdade ao longo do universo, Magus foi uma peça de extrema importância no Universo Marvel, tendo sido o principal vilão da Guerra Infinita, mas hoje ele mal é pela editora. Recentemente ele até teve um certo destaque em Infinity Countdown, mas nada memorável ou sequer digno de todo o poder que o personagem possui.

Imagem de capa do item

Maximus, o Louco

Algum tempo atrás, o personagem teve um bom destaque na história de Jonathan Hickman em Vingadores, Novos Vingadores e Guerras Secretas, mas desde então, ele está de escanteio. Maximus é o irmão louco de Raio Negro, o rei dos Inumanos. Ele possui habilidades psiônicas que sempre foram ofuscadas pelo seu comportamento destrutivo e antissocial.

Porém, apesar de ser considerado um grande vilão para os Inumanos, Maximus nunca teve um grande momento em que pudesse realmente ser considerado um perigo para outros heróis do Universo Marvel.

Imagem de capa do item

Sr. Sinistro

Um ser humano normal, Nathaniel Essex teve o primeiro ponto de virada em sua vida ao ser encontrado por Apocalipse, ainda em 1859. Lá, o mutante alterou a essência de Essex e se tornou obcecado com engenharia molecular e genética.

Pode chamá-lo de antiquado e dizer que ele tem um péssimo senso de moda. Porém, o Sinistro já cruzou a vida de vários heróis (Anjo, Ciclope, Jean Grey, Gambit) e foi responsável por criar grandes problemas. Mas já tem um bom tempo que o personagem sequer é considerado um "vilão real" dos X-Men.

Seria interessante um resgate dele como alguém mais importante para o Universo Marvel, fugindo também da sombra dos mutantes.

Imagem de capa do item

Aniquilador

Um alienígena insectóide da Zona Negativa, o Aniquilador só temeu uma coisa em toda sua vida: a morte. Líder de um exército interminável de seres como ele, o Aniquilador representou grande ameaça para o Quarteto Fantástico e o universo Marvel.

Contudo, ninguém lembra mais dele. Quem é Aniquilador mesmo? Sua última grande investida se deu em Aniquilação, um evento que foi publicado já tem mais de uma década. Está na hora da Marvel poder resgatar o vilão.

Imagem de capa do item

Mysterio

Possivelmente um dos vilões mais interessantes do Homem-Aranha, Mysterio jamais deixou de ser um mero coadjuvante, apesar de ter potencial para realmente atazanar a vida de vários heróis. Originalmente um técnico de efeitos especiais fracassado, Mysterio resolveu usar seu conhecimento na área para praticar crimes, usando disfarces e ilusões para acobertá-lo.

Apesar de suas particularidades, ele nunca foi grande coisa, sendo derrotado até mesmo com certa facilidade todas as vezes. Em diversos momentos vemos que ele possui potência para ser um vilão gigantesco e poderosos, como em Demolidor: O Diabo da Guarda e Velho Logan. Porém ele raramente é mostrado como uma ameaça real.

Quem sabe isso mude após Homem-Aranha: Longe de Casa?

Imagem de capa do item

Arcade

Arcade é, possivelmente,o vilão mais subestimado de todos os tempos dentro da Marvel. Um homem de passado incerto, tudo que se tem certeza sobre esse psicopata é que, depois de ficar muito rico, ele ficou entediou e resolveu matar as pessoas. Muitas pessoas. Mas não bastava matar.

Arcade se entretinha ao planejar seus assassinatos e crimes como jogos. Isso levou à criação de um parque de diversões onde ele cometia todos os seus crimes hediondos, chamado de Murderworld (ou Mundo do Assassinato).

Ele ficou "famoso" como um inimigo dos X-Men, foi em Arena dos Vingadores que o vilão teve o auge da sua carreira criminosa. Ali, vimos Arcade como ele era: maligno, cruel e psicótico. Contudo, desde o quadrinho, que teve uma vida breve, o vilão mal é lembrado nas HQs.

Imagem de perfil
Leo Gravena

Editor | Ele/Dele | @LeoGravena
Escrevo sobre cultura geek na internet desde 2012
"Don't look back -- the past is exactly where it belongs."