Shoto Todoroki: Tudo sobre o personagem de My Hero Academia

Capa da Publicação

Shoto Todoroki: Tudo sobre o personagem de My Hero Academia

Por Nick Narukame

My Hero Academia é um fenômeno mundial desde seu lançamento em julho de 2014 pela Weekly Shounen Jump. Seus personagens são carismáticos e caem fácil no gosto do público. Um dos favoritos dentre eles trata-se de Shoto Todoroki, amigo de Midoriya e filho de Endeavor, o segundo herói mais forte do universo.

Dono de uma trágica trajetória e presença garantida em muitos dos momentos mais importantes do anime, os detalhes sobre a vida de Shoto cativam tanto quanto seu visual peculiar. Se quiser saber tudo sobre o herói em treinamento da Tuma 1-A da UA, basta seguir com a gente e conferir os fatos sobre o rapaz que já foram divulgados pelo autor em sua obra.

Todoroki é um rapaz tranquilo e geralmente inexpressivo

Quem é Shoto Todoroki?

Shoto é apresentado como um dos três alunos de elite que entraram por recomendação para a turma 1-A, o que significa um talento digno de nota, prestígio social e potencial de desenvolvimento altos. Sempre muito quieto, costumava ser intimidador e não se via muito dele nos primeiros episódios onde os alunos interagiam uns com os outros.

É na luta entre ele e Deku durante o campeonato da UA, na segunda temporada, que ficamos sabendo mais sobre seu passado, sua relação com o pai e também sobre seu receio em usar seus poderes. As palavras que Midoriya direcionam a ele o tocam tão fundo que, desde então, ele se aproxima mais de seus colegas e podemos vê-lo muito mais em ação que antes.

Todoroki e sua mãe

Qual é a história de Shoto Todoroki?

O casamento entre os pais de Shoto foi algo planejado por seu pai desde o início. Ele queria produzir uma criança com poderes perfeitos. Rei, a mãe do garoto, foi a escolhida por causa de sua habilidade de controlar o gelo. Endeavor via possibilidades incríveis vindas de uma habilidade que controlasse os dois elementos.

Porém, não foi de imediato que o pai de Shoto conseguiu o que queria. Ele teve mais três filhos antes que nascesse aquele com a individualidade que ele desejava: Fuyumi, Toya e Natsuou. Todos receberam um tratamento péssimo do patriarca da família, mas com Shoto tudo foi muito pior.

Endeavor jamais o tratou como um filho. Suas atitudes com o garoto se restringiam aos treinamentos pesados e cruéis para que o garoto controlasse sua habilidade e, quando ele falhava, seus castigos era físicos e desumanos, o que levou Shoto a nutrir um ódio muito forte de seu pai, recusando-se a usar a parte de sua habilidade que havia herdado dele, focando propositalmente na parte gélida que herdara de sua mãe.

Todoroki no festival da UA

Qual é a idade de Shoto Todoroki?

Os abusos de seu pai ocorreram desde sua infância o marcaram de modo profundo até seu embate com Midoriya. Tinha 16 anos quando entrou para a Academia de Heróis e atualmente possui 17 anos. Apesar de seus traumas ainda o assombrarem vez ou outra, o desenvolvimento emocional que ele apresenta é notável e até mesmo seu pai, Endeavor, vem demonstrando uma espécie de redenção na trama atual.

As palavras de Midoriya durante a luta entre ambos foi o início de uma espécie de “redenção” para o garoto

A personalidade de Shoto Todoroki

O rapaz se apresenta como alguém calmo e bastante racional. Quando se trata de suas notas, aparece em quinto lugar entre os melhores da 1-A, perdendo apenas para Momo, Iida, Bakugou e Midoriya.

Pode ser considerado alguém frio e distante, embora isso tenha melhorado consideravelmente desde sua luta contra Deku no festival da U.A. Aos poucos, Todoroki tem se soltado um pouco mais e vemos seu sorriso vez ou outra durante suas aparições, mostrando que tem se tornado mais sociável a cada capítulo.

Todoroki tem a habilidade de manipular o fogo e o gelo

Quais são os poderes de Shoto Todoroki?

A individualidade de Todoroki chama-se “meio quente, meio frio” e consiste na manipulação tanto de fogo quanto de gelo. Associava a parte do fogo de seus poderes a crueldade de seu pai e tudo o que ele representava, desse modo ele optava por usar apenas o gelo em combate, não querendo servir para os propósitos de seu pai que tanto queria criar um filho que superasse All Might, coisa que Endeavor nunca conseguiu fazer.

Apenas depois de receber as palavras de Midoriya e se encontrar com sua mãe para uma reconciliação com ela, se tornou mais maleável quanto ao uso do fogo, ainda que não controle ambas as habilidades utilizadas ao mesmo tempo muito bem, exigindo um pouco mais de treino para que ele possa alcançar seu potencial máximo.

O garoto possui um passado bastante traumático

Como Todoroki queimou o rosto?

Sua mãe, Rei, sempre se envolvia quando Endeavor passava dos limites, o que acabou acarretando na perda de sua sanidade. Em meio a uma crise, Shoto ainda muito pequeno se aproximou dela e o lado ruivo de seu corpo que abrigava cabelos e olhos semelhantes aos de seu pai, fez com que sua mãe o visse nele e jogasse água fervendo em seu rosto.

A marca permanece em sua face até os dias atuais, cravando em sua pele todo o sofrimento que o pai lhe causou na infância. Mesmo que, aos poucos, esteja superando seu ódio e se tornando uma pessoa melhor, sempre que Shoto se olhar no espelho, sempre irá se lembrar de seu trágico passado e de tudo o que sofreu até chegar até ali. Você acha que, um dia, tudo isso ficará verdadeiramente no passado como uma lembrança distante? Divida sua opinião conosco nos comentários! Afinal de contas, Endeavor parece estar se redimindo, certo?

Aproveite e confira também: