Shang-Chi: Como o filme zomba do Mandarim de Homem de Ferro 3 mas não apaga existência dele

Capa da Publicação

Shang-Chi: Como o filme zomba do Mandarim de Homem de Ferro 3 mas não apaga existência dele

Por Arthur Eloi

Atenção: Alerta de Spoilers!

Uma das preocupações antes da estreia de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Aneís era como o filme lidaria com o fato de que, lá em 2013, Homem de Ferro 3 havia apresentado sua própria versão do vilão Mandarim. O jeito que a produção encontrou foi simplesmente zoar as decisões questionáveis do passado, com Xu Wenwu (Tony Leung) – o verdadeiro Mandarim das HQs – rindo do ocorrido e negando usar o título.

Tudo sobre Shang-Chi

Na verdade, Homem de Ferro 3 conta com duas versões do Mandarim: uma que eventualmente se revela como um ator chamado Trevor Slattery (Ben Kingsley), e Aldrich Killian (Guy Pearce), um CEO que bate de frente com Tony Stark (Robert Downey Jr.). O segundo clama para ele o nome do vilão. Agora, com o lançamento de Shang-Chi, é possível discutir que ele não estava necessariamente errado (via CBR).

Guy Pearce como Aldrich Killian em Homem de Ferro 3

O Mandarim de Homem de Ferro 3 foi bastante criticado ao longo dos anos, tanto por ser uma reviravolta barata quanto por descaracterizar o personagem dos quadrinhos. A forma como Shang-Chi lida com o evento brinca com isso mas não apaga a decisão: o Mandarim, que serve como vilão para o Homem de Ferro, é aquele mesmo que foi mostrado no filme, ainda que ele tenha se colocado nesse posto através de roubo de identidade e imitação. Xu Wenwu, por sua vez, é um vilão único, ainda que não seja o caso nos quadrinhos.

Se Xu Wenwu negou o título, isso significa que só existe um Mandarim no MCU – e é o que foi apresentado em Homem de Ferro 3

Dessa forma, a Marvel Studios encontrou uma forma de rir de um de seus raros erros, mas respeitando o próprio cânone que construiu ao longo das décadas.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis está em cartaz nos cinemas e deve desembarcar no Disney+, sem custo adicional, em outubro.

Aproveite e confira 5 perguntas que Shang-Chi deixa para o futuro do MCU: