Rick Riordan: Guia de leitura da série Percy Jackson e seus derivados

Capa da Publicação

Rick Riordan: Guia de leitura da série Percy Jackson e seus derivados

Por Chris Rantin

O Riordanverso, universo compartilhado criado por Rick Riordan trazendo mitos clássicos para o cotidiano moderno, já acumula mais de vinte livros. Longe de dar sinais de que essa grande história está para acabar, um novo livro já foi anunciado e ainda veremos muita coisa do mundo de Percy Jackson e seus amigos. 

Mas como começar a ler o Riordanverso? Se você está conhecendo agora o trabalho de Riordan, ou se quer relembrar algumas coisas antes da série de Percy Jackson e os Olimpianos do Disney+, vem comigo que eu te explico qual a ordem de leitura de todas as sagas deste universo compartilhado. 

Qual é a ordem de leitura de Percy Jackson e os Olimpianos

Os livros de Percy Jackson e os Olimpianos

São cinco livros principais em Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios , O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano. Além deles, foram publicados dois livros complementares que trazem contos canônicos e conteúdos adicionais: Os Arquivos do Semideus e Percy Jackson e os Olimpianos: O Guia Definitivo

Qual é a mitologia da história? Grega. 

Trabalhando a mitologia grega, este é o começo do Riordanverso, uma saga extremamente divertida, rápida e dinâmica, trazendo muita ação e personagens carismáticos. Quando você menos esperar já vai estar cativado por esse universo. 

Percy Jackson e os Olimpianos inicia o universo grego de Rick Riordan. Na história conhecemos Percy, que descobre ser um semideus, filho de Poseidon, o Deus dos Mares. Depois de uma série de perigos, o herói chega ao Acampamento Meio-Sangue com seu amigo, o sátiro Grover, encontrando um lugar relativamente seguro para que os semideuses consigam desenvolver suas habilidades, treinar seu combate e terem uma chance de sobreviver contra os monstros. 

Nesse mundo, os Deuses gregos estabeleceram morada no Empire State Building, uma vez que o centro de poder mundial foi transferido da Grécia antiga para os Estados Unidos. Todo o drama mitológico também migrou para a América, e sem se dar conta, Percy acaba entrando em uma grande e perigosa teia de aventuras, profecias e guerras. 

Junto de Annabeth Chase, a filha de Atena, Percy e Grover seguem por uma série de missões, numa tentativa de parar o Titã Cronos, o pai de Zeus e de boa parte dos Olimpianos, que reuniu uma legião de monstros, semideuses revoltados e Deuses menores que estão insatisfeitos com a maneira que estão sendo tratados nesse novo mundo.

Qual é a ordem de leitura de As Crônicas dos Kane? 

Os Livros da Crônicas dos Kane

A história de As Crônicas dos Kane é contada em três livros: A Pirâmide Vermelha, O Trono de Fogo e A Sombra da Serpente. O livro extra Guia de Sobrevivência traz informações sobre os deuses, os magos e dicas de como decifrar alguns hieróglifos e outros códigos da trama. 

Qual é a mitologia da história? Egípcia. 

Rick mergulha na mitologia egípcia nesta trilogia, introduzindo os irmãos Carter e Sadie, que após o desaparecimento do seu pai, em um acidente misterioso, tem o mundo virado de cabeça para baixo ao descobrir a existência de magos capazes de canalizar o poder dos Deuses do antigo Egito. Para complicar as coisas, os dois irmãos se deparam com o espírito de Hórus, o Deus dos céus, e Ísis, a Deusa da magia, estão dentro deles, garantindo um potencial mágico inigualável e perigoso. 

Enquanto tentam entender como é esse novo mundo e suas próprias habilidades, Set, o Deus do Caos, tenta dominar o mundo, mas ele é apenas o primeiro dos inimigos dos irmãos, que terão que derrotar Apófis, a personificação de todo o Caos, que está se libertando e ameaçando destruir todo o universo. Felizmente eles não estão sozinhos nessa jornada, e divindades como Bast, a Deusa dos gatos, e Anúbis, o Deus dos Mortos, estão ali para ajudá-los.

Na trilogia a mitologia é apresentada de uma forma diferente, ainda que seguindo a mistura do antigo com o moderno, passamos mais tempo explorando mundos mágicos e selvagens. A aventura realmente explora o aspecto mais fantástico dos mitos. E até mesmo a forma que os livros são narrados é diferente de Percy Jackson, com a história sendo contada através de um escritor que recebeu os relatos dos irmãos Carter. 

Qual é a ordem de leitura de Os Heróis do Olimpo? 

Os livros de Os Heróis do Olimpo

São cinco livros principais na saga Os Heróis do Olimpo: O Herói Perdido, O Filho de Netuno, A Marca de Atena, A Casa de Hades e O Sangue do Olimpo. O livro extra Os Diários dos Semideuses traz um bate-papo divertido com os personagens, além de novos contos que ajudam o leitor a entender alguns detalhes importantes sobre o Riordanverso. Além disso temos dois livros nos quais Percy narra mitos — com seu senso de humor e comentários ácidos — o primeiro é Os Deuses Gregos e Os Heróis Gregos (ainda não publicado no Brasil). 

Qual é a mitologia da história? Grega e Romana. 

A história de Percy Jackson e os Olimpianos continua em Os Heróis do Olimpo. Na história descobrimos o que aconteceu após a batalha dos semideuses contra Cronos. Agora o Riordanverso se expande, adicionando a mitologia romana e mostrando o Acampamento Júpiter, outra morada para os meio-sangue descendentes dos Deuses, dessa vez criados e organizados em uma ordem militar poderosa nos moldes romanos. 

Percy e Annabeth se unem aos outros heróis da nova profecia: Jason, filho de Júpiter, Piper, filha de Afrodite, Léo, filho de Hefesto, Hazel, filha de Plutão e Frank, filho de Marte. Todos eles atendem ao chamado para salvar os Deuses, que agora estão divididos entre suas contrapartes romanas e gregas, enfrentar os poderosos Gigantes que querem tomar o Olimpo, e parar Gaia, a própria Terra, que ameaça destruir toda a humanidade. 

Assim, os heróis partem em uma verdadeira odisseia, enfrentando Deuses, monstros e outras figuras perigosas da mitologia que até então não haviam tido chance de brilhar. Essa é uma história mais madura, acompanhando a idade dos protagonistas. Riordan está totalmente à vontade em seu próprio universo, resolvendo algumas das pontas soltas e tramas que ficaram sem explicação na história de Percy, além de trazer novos personagens carismáticos. Além disso, revemos personagens queridos como Nico Di Angelo, Thalia, Quíron e outros rostos conhecidos da primeira saga, descobrindo como a vida deles mudou desde a última vez que os vimos.

Qual é a ordem de leitura de Semideuses e Magos?

A capa dos ebooks de Semideuses e Magos

Em Semideuses e Magos, crossover entre as sagas de Rick Riordan, foi publicado no Brasil como três ebooks: O Filho de Sobek, O Cajado de Serápis, A Coroa de Ptolomeu

Qual é a mitologia da história? Grega e Egípcia. 

A história mostra Percy e Annabeth conhecendo os irmãos Kane e embarcando em uma aventura intensa, repleta de perigos e mistérios, mostrando o choque entre os mundos grego e egípcio. 

Tudo começa com Percy investigando sobre pégasos que estão sendo atacados por um imenso crocodilo, sendo esse o motivo para encontrar Carter, que também está caçando a criatura. A segunda história mostra Annabeth cruzando o caminho de Sadie, junto de uma estranha criatura de duas cabeças. Por fim, os quatro protagonistas unem forças para enfrentar o perigoso mago Setne que deseja se tornar um Deus. 

Qual é a ordem de leitura de Magnus Chase e os Deuses de Asgard?

Os livros de Magnus Chase e os Deuses de Asgard

Em Magnus Chase e os Deuses de Asgard temos uma trilogia com os livros: A Espada do Verão, O Martelo de Thor e O Navio dos Mortos. O livro extra Hotel Valhala – Guia dos Mundos Nórdicos, explora os diversos reinos e criaturas mágicas desse novo universo, além de trazer novas informações sobre os personagens. 

Qual é a mitologia da história? Nórdica. 

A história é focada na mitologia nórdica e apresenta muita diversidade e várias questões sociais importantes, como islamofobia, famílias abusivas e questões de gênero e temas LGBT. O drama greco-romano é deixado de lado, aqui temos as aventuras do primo de Annabeth, um jovem morador de rua que descobre um mundo mágico no dia em que ele morre. 

Pois é, o protagonista da saga já morreu. Após seu fim trágico e heroico, lutando contra um gigante de fogo, Magnus se torna um Einherjar, um guerreiro de Odin que agora vive em Valhalla, tem super-força, agilidade e várias outras habilidades. É ali que ele descobre ser filho de Frey, o Deus da fertilidade, motivo pelo qual ele possui poderes mágicos que ele ainda não compreende direito, e herda a Espada do Verão, uma poderosa arma senciente que gosta de Taylor Swift e prefere ser chamada de Jacques.  

Ao lado do anão Blitz e do elfo Hearth, que já agiam como uma família para Magnus quando ele vivia nas ruas, da valquíria Samira e dos seus novos amigos Einherjar, o semideus precisa lutar para impedir que o trapaceiro Loki consiga se libertar e causar o terrível Ragnarok. 

Mesmo trazendo os Deuses, gigantes e criaturas para o mundo moderno, a trilogia segue o mesmo estilo de As Crônicas de Kane, procurando explorar a mitologia em toda sua fantasia épica, sem se focar tanto em trazer esses mitos para o nosso cotidiano, como acontece nas histórias de Percy Jackson. Por isso, a história prefere se distanciar do mundo humano, explorando os outros vários reinos mágicos de Yggdrasil.

Como mencionado anteriormente, Magnus é primo de Annabeth, isso é explorado nos livros, junto com um breve crossover em um momento importante. 

Qual é a ordem de leitura de As Provações de Apolo?

Os livros de As Provações de Apolo

As Provações de Apolo, a saga mais recente de Rick Riordan, são: O Oráculo Oculto, A Profecia das Sombras, O Labirinto de Fogo, A Tumba do Tirano e A Torre de Nero. Além disso, temos o livro complementar Segredos do Acampamento Meio-Sangue, cuja proposta é ser o verdadeiro guia que os campistas precisa para mergulhar fundo nesse universo.

Qual é a mitologia da história? Greco-romana

Depois de passarmos um tempo longe dos gregos e romanos, é hora de retomar a história do universo de Percy e seus amigos. Agora, com As Provações de Apolo, história narrada pelo Deus da profecia, mergulhando ainda mais fundo nos mitos gregos e romanos. Na trama, como consequência de alguns acontecimentos de Os Heróis do Olimpo, Zeus decidiu punir Apolo, transformando-o em mortal. Agora, transformado em Lester Papadopoulos, o ex-Deus precisa impedir que os perigosos Imperadores Romanos consigam dominar o mundo. 

Mas a missão que já era difícil fica ainda pior: O Olimpo está praticamente isolado, longe do contato dos semideuses, uma vez que eles enfrentam problemas de comunicação. E, estando como um mortal agora, o antigo senhor da poesia não possui os mesmos talentos que antes. Como parte da sua punição, ele é obrigado a obedecer Meg, uma filha de Deméter que possui uma perigosa conexão com os imperadores. Por sorte, o Deus castigado pode contar com a ajuda dos personagens das outras sagas greco-romanas, como Percy, Frank, Jason, Piper, Nico, Reyna e muitos outros. 

Voltando ao mundo greco-romano, temos uma história hilária, trazendo um ponto de vista muito diferente do que já vimos na história, agora que temos uma divindade mostrando seu pensamento — e mitos bem antigos — de uma maneira única. A mitologia também é explorada mais a fundo, especialmente por termos um personagem que realmente viveu aqueles mitos, algo que garante que a história não fique repetitiva, justamente por ser um personagem e trama tão diferente do resto do universo.

Como ler todos os livros do Riordanverso em ordem? 

Percy Jackson e os Olimpianos: O Ladrão de Raios

Percy Jackson e os Olimpianos: O Mar de Monstros

Percy Jackson e os Olimpianos: A Maldição do Titã

Percy Jackson e os Olimpianos: A Batalha do Labirinto

Livros extras: Os Arquivos do Semideus 

Percy Jackson e os Olimpianos: O Último Olimpiano

Livros extras: O Guia Definitivo 

Os Heróis do Olimpo: O Herói Perdido

Livros extras: Os Diários dos Semideuses

Os Heróis do Olimpo: O Filho de Netuno

Os Heróis do Olimpo: A Marca de Atena

Os Heróis do Olimpo: A Casa de Hades 

Os Heróis do Olimpo: O Sangue do Olimpo.

Livros extras: Os Deuses Gregos 

As Crônicas dos Kane: A Pirâmide Vermelha

As Crônicas dos Kane: O Trono de Fogo

Livros extras: Guia de Sobrevivência 

As Crônicas dos Kane: A Sombra da Serpente

Semideuses e Magos (crossover entre Percy Jackson e As Crônicas dos Kane, composto pelos contos Filho de Sobek, O Cajado de Serápis e A Coroa de Ptolomeu.)

Magnus Chase e os Deuses de Asgard: Espada do Verão 

Magnus Chase e os Deuses de Asgard: O Martelo de Thor 

Magnus Chase e os Deuses de Asgard: O Navio dos Mortos

Livros extras: Hotel Valhala – Guia dos Mundos Nórdicos

As Provações de Apolo: O Oráculo Oculto 

Livros extras: Segredos do Acampamento Meio-Sangue

As Provações de Apolo: A Profecia das Sombras 

As Provações de Apolo: O Labirinto de Fogo 

As Provações de Apolo: A Tumba do Tirano 

As Provações de Apolo: A Torre de Nero

(Ordem recomendada por Oráculo dos Semideuses, incluindo apenas os livros já publicados no Brasil)

E aí, pronto para começar sua maratona literária?

Veja também: