Resident Evil Village: Relembre a trajetória de Chris Redfield

Capa da Publicação

Resident Evil Village: Relembre a trajetória de Chris Redfield

Por Melissa de Viveiros

Iniciada em 1996 com um jogo de PlayStation, a franquia Resident Evil permanece forte até hoje. Com diversos títulos nos videogames, além de ter sido expandida para filmes, livros, quadrinhos, mangás, e pretender ir além com mais animações e live-actions, a série conta com uma história vasta e complexa. Pela estrutura destas obras nem sempre ser exatamente direta, ou não as ligar de modo muito claro, pode ser difícil acompanhar quais personagens estiveram em que jogo, ou em quão parte da trama foram importantes e como. A quantidade de produtos da franquia também não ajuda, tornando tudo amplo e mais difícil de lembrar.

Chris Redfield é um dos personagens cuja trajetória nem sempre é muito clara. Introduzido no primeiro Resident Evil, ele voltou a aparecer em alguns dos outros títulos da série, nem sempre como protagonista. Além de estar em tramas que por vezes são confusas, ele passou ainda por algumas mudanças visuais que complicam tudo ainda mais. É natural que com a mudança dos gráficos e sua evolução ao longo dos anos os personagens pareçam diferentes, mas chega a ser difícil reconhecê-lo às vezes.

Agora, Chris retornará em Resident Evil Village. Ainda não se sabe exatamente qual seu papel na trama, mas dada sua proeminência no material de divulgação, fica claro que ele deve ser importante na história. Para quem precisa relembrar a trajetória do personagem ao longo dos jogos, apresentaremos aqui toda sua jornada, desde o começo da franquia.

Quem foi Chris Redfield antes dos jogos?

Não há muitas informações sobre o passado e a juventude de Chris. Sabe-se que ele é o irmão mais velho de Claire, outra protagonista da franquia, e que os dois irmãos perderam ambos os pais, tendo apenas um ao outro como família. Além disso, a série conta que quando adulto o personagem foi parte da Força Aérea dos Estados Unidos. Nesse tempo, ele foi treinado para pilotar aviões e helicópteros, além de fazer amizade com Barry Burton.

Eventualmente, Chris deixou as Forças Aéreas, aparentemente por conta de desentendimentos com seus superiores. Depois disso, ele foi recrutado Serviço Especial de Táticas e Resgate de Racoon City, organização mais conhecida pela sigla S.T.A.R.S.. O personagem rapidamente se tornou um dos melhores atiradores de sua unidade, graças ao treinamento que recebeu em seu trabalho anterior, bem como por sua flexibilidade.

Na organização, ele resolveu diversos casos difíceis ao lado de Burton, mesmo que seus métodos nem sempre fossem aprovados por seus superiores. Chris também se tornou amigo de outros membros da S.T.A.R.S., como Joseph Frost e Forest Speyes. Entre essas amizades, a que mais se destaca é Jill Valentine, de quem ele se tornou bem próximo.

Resident Evil 1, 2 e 3

O primeiro jogo da franquia é também aquele em que Chris aparece pela primeira vez. Se passando em 1998, a trama se inicia com misteriosos assassinatos brutais ocorrendo nos arredores de Racoon City. Quando a polícia falha em resolver o caso, uma unidade da S.T.A.R.S. é enviada para investigar, mas o contato com ela logo é perdido. Assim, um segundo grupo é mandado, com o Redfield mais velho sendo parte dele.

Isso faz dele um dos protagonistas possíveis para a história. Quem determina se o personagem principal será ele ou Jill é o jogador, com algumas diferenças consideráveis nos cenários enfrentados pelos dois. Caso ele seja escolhido, o game apresenta mais desafios, com inimigos mais fortes e menos espaço no inventário, para compensar pelas vantagens do ex-militar quando se trata de força e velocidade.

Na história, a unidade Alpha da S.T.A.R.S., da qual Chris faz parte, parte para investigar os assassinatos e encontrar a equipe enviada anteriormente. Eles acabam enfrentando problemas que os forçam a se esconder em uma mansão, local onde o jogo se passa. Lá, o grupo precisa tentar sobreviver e escapar, enquanto descobrem mais sobre a realidade da situação que enfrentam. Eventualmente, é revelado que experimentos estavam sendo realizados no local pela Umbrella, e que Wesker, outro agente Alpha, era na realidade um agente da corporação.

Os agentes conseguem escapar e tentam relatar tudo às autoridades, mas as coisas não são simples assim. Ao invés de serem ouvidos, eles são silenciados, uma vez que a Umbrella suborna o Chefe da Polícia para evitar que a verdade se espalhe. Diante das tentativas incessantes do grupo de revelar o ocorrido, a Polícia decide acabar com a divisão S.T.A.R.S. completamente.

Não aceitando esta finalização, Redfield obtém informações sobre o vírus e vai diretamente às autoridades federais. Ele pede que investiguem o vírus, mas também o Chefe da Polícia, já que Chris acredita que ele seja corrupto. Durante o período de tempo do segundo e terceiro jogos da franquia, ele vai até a Europa para realizar uma investigação por conta própria. Assim, ele acaba na sede da Umbrella, procurando informações com o auxílio de Burton. Isso, no entanto, é apenas contado para o público, uma vez que o personagem não aparece nestes jogos.

CODE: Veronica

Chris volta a aparecer em CODE: Veronica, onde descobrimos que sua investigação acabou sendo interrompida depressa. Acontece que a Umbrella captura Claire, a levando para uma prisão em Rockfort Island. A ilha passa por diversas dificuldades, tendo que lidar com a ameaça do t-Virus ao mesmo tempo em que precisa enfrentar uma unidade paramilitar comandada por Wesker. Ao saber disso, o personagem imediatamente viaja até o local com o objetivo de resgatar sua irmã.

Ele descobre que, na verdade, ela já não se encontra lá. Apesar disso, o ex-agente da S.T.A.R.S. continua a explorar a ilha, eventualmente se encontrando com Wesker, que revela ter ganhado habilidades sobre-humanas desde o último encontro dos dois. A partir daí, ele descobre que Claire está em uma instalação da Umbrella na Antártica, partindo atrás de sua irmã mais uma vez.

Ela é encontrada desacordada, dentro de uma réplica da Mansão do primeiro Resident Evil. Os irmãos tem uma breve reunião antes de precisarem se separar novamente, mas após diversos conflitos e experiências de quase morte, a dupla consegue escapar com vida. Depois disso, Chris decide que precisa encontrar um meio de parar a Umbrella, o que o leva a se juntar à Jill e formar uma nova força-tarefa. A proposta deles seria enfrentar a organização, bem como destruir as armas biológicas criadas por ela. Eles continuaram trabalhando juntos pelos próximos cinco anos, tentando trazer a verdade à tona, sem sucesso.

The Umbrella Chronicles

Diferente de outros títulos da série, Umbrella Chronicles não apresenta apenas uma história nova. O jogo, lançado para o Wii, recapitula alguns dos principais eventos da franquia antes de introduzir novidades na trama. O elemento que une a narrativa é a própria Umbrella, bem como suas ações, que são narradas por Albert Wesker.

O último cenário é o que traz a continuação da trajetória de Chris, enquanto ele, Jill e outros ativistas investigam o último quartel-general da Umbrella na Rússia. Lá, eles encontram diversas mutações e mortos vivos, sofrendo várias baixas conforme progridem. Ainda assim, a dupla principal consegue chegar fundo no local, destruindo a criação mais recente da organização. Os créditos revelam que depois de tanta luta, os segredos da corporação finalmente foram expostos, e o governo dos Estados Unidos de fato tomou ações contra a Umbrella. 

Logo, os dois ex-agentes da S.T.A.R.S. descobrem que isso não será o fim. Isso porque Wesker conseguiu escapar mais uma vez, levando consigo segredos essenciais da empresa. Portanto, seria apenas uma questão de tempo até que novos problemas surgissem.

Revelations

Com a queda da Umbrella, alguns cientistas que haviam trabalhado nos experimentos desenvolvidos pela empresa passaram a vender dados para outras organizações e firmas. Sabendo que alguém tinha que agir para impedir as armas biológicas de se espalharem, Chris e Jill ajudam a criar a Aliança de Segurança e Avaliação em Bioterrorismo (BSAA). Quando um grupo terrorista chamado Il Veltro retorna, a BSAA manda seus agentes para investigar o problema.

O personagem é enviado ao lado de Jessica Sherawat, e os dois acabam perdendo contato com o restante da Aliança. Por causa disso, Jill inicia uma missão com Parker Luciani, na tentativa de encontrá-los. A situação se reverte quando a primeira dupla consegue restabelecer sua comunicação e é resgatada, enquanto a segunda desaparece.

Eventualmente, Chris consegue as coordenadas do navio onde Jill e Parker haviam desaparecido. Ele vai até lá para salvá-la, e os dois trabalham juntos novamente tentando impedir que o vírus à bordo contamine o mar. Eles acabam pegos em meio à uma conspiração que precisa ser exposta, enquanto enfrentam ainda mais monstros ao tentar coletar provas.

No fim, eles são bem sucedidos. A BSAA é reformada como uma unidade de operações especiais das Nações Unidas, com Chris se tornando um Agente de Operações Especiais. O personagem continua trabalhando com Jill, combatendo terrorismo com armas biológicas ao redor do mundo. 

Resident Evil 5

Ainda trabalhando com sua amiga e parceira, o Redfield mais velho parte em uma investigação que supostamente os levaria até o fundador original da Umbrella. A dupla precisa sobreviver a armadilhas, perseguições e diversos inimigos, até finalmente alcançarem o local onde Oswell E. Spencer supostamente estaria. Ao chegar lá, eles dão de cara com Wesker mais uma vez, e tentando impedir que o vilão mate Chris, Jill se joga com ele de uma janela.

Ela desaparece, não sendo encontrada mesmo após meses de busca. Embora seu amigo se recuse a acreditar que ela está morta, a BSAA acaba a declarando assim. Eventualmente, ele ouviu rumores sobre ela estar de fato viva, mas só pôde comprová-los anos mais tarde.

Chris parte para uma missão na África durante os eventos de Resident Evil 5. Trabalhando ao lado de Sheva Alomar, ele é enviado para prender um traficante de armas biológicas. Chegando lá, eles descobrem que tudo não passava de uma armação, precisando desvendar a real situação enquanto tentam sobreviver.

Ao longo da trama, o personagem descobre informações que indicam que Jill está realmente viva. A missão passa a ter motivações pessoais para o agente da BSAA por causa disso, já que ele busca também resgatar sua amiga e antiga parceira. Quando eles se reencontram, Chris precisa livrá-la do controle de Wesker, deixando-a livre novamente depois de uma difícil batalha.

No fim, o vilão aparece mais uma vez, em uma longa batalha contra Sheva e Chris. Desta vez, os mocinhos não apenas conseguem escapar, como tem sucesso em seu esforço de acabar com seu inimigo de modo permanente. A equipe da BSAA retorna aos Estados Unidos, onde Jill passa por uma reabilitação. Apesar de sentir que conseguiu completar todos os seus objetivos, o Redfield percebe que sua luta vai muito além, pois sempre aparecerão outros como Wesker.

Resident Evil 6

Chris eventualmente deixa de ser um Agente de Operações Especiais, passando a treinar uma nova geração de agentes. Anos depois, ele é enviado com alguns deles para a Edonia, onde uma nova arma biológica foi descoberta em meio a uma guerra civil. À caminho de onde entraria em ação no local, eles sofrem uma emboscada. O grupo prossegue até a prefeitura da cidade, tendo que lutar contra muitas outras ameaças no caminho. Lá, ele se encontra com Sherry Birkin, embora as apresentações sejam cortadas com a chegada de mais inimigos.

O grupo acaba encontrando uma mulher que diz ser Ada Wong. Apesar de achá-la suspeita, Chris concorda em ajudá-la, o que o leva a outra armadilha. Ele e seu companheiro, Piers Nivans, são forçados a assistir enquanto seu esquadrão é transformado por um novo vírus. O conflito acaba com o personagem inconsciente após tomar uma surra de um de seus colegas afetados, sendo preciso que ele seja levado a um hospital.

Acordando com amnésia causada pelo trauma que sofreu, o personagem foge do hospital. Ele passa a viver em um hotel, onde fica por meses. Nesse período, ele se torna violento e se acaba em bares, enquanto Piers e a BSAA supostamente procuravam por ele. É revelado quando eles se reencontram que na realidade todos ali eram agentes disfarçados, com Chris reconhecendo o logo da organização, ainda que não recupere todas as suas memórias.

Ele volta à ação apesar disso, e acaba em uma missão que traz tudo à tona. Seu caminho acaba o levando até a mulher que afirmou ser Ada, a quem ele persegue. A trajetória do personagem vai de encontro à de Leon S. Kennedy, e os dois têm um confronto já que este último não pretende permitir que a mulher seja capturada. No fim, eles acabam concordando em trabalhar juntos, e o plano real dela é revelado. O que “Ada” pretendia era recriar o incidente de Racoon City em escala global. 

A mulher, que na realidade era Carla Radames, é morta no conflito. O grupo direciona seus esforços para garantir que o objetivo dela não se conclua. No fim, eles tentam escapar do local e precisam enfrentar uma nova criatura. Desta vez, nem todos conseguem sair com vida, já que Piers é infectado e se sacrifica para garantir que Chris escape. 

Resgatado pela BSAA, o personagem desiste de deixar a organização. Buscando honrar a memória de seu amigo, ele continua a se dedicar à luta contra o bioterrorismo.

Resident Evil 7

Redfield retorna no sétimo jogo da franquia, mas desta vez não é o protagonista. Aqui, ele é enviado pela BSAA à pedido da Blue Umbrella em uma missão que visava capturar Lucas Baker, um dos membros da família que atormenta Ethan Winters ao longo do jogo principal. Ele chega ao local com sua equipe quando Eveline assume sua forma final, atacando Ethan. Assim, Chris é capaz de dar algum suporte a ele em sua batalha final na residência Baker, antes de retirar o civil e sua esposa Mia do local por meio de um helicóptero.

O personagem continua no local, prosseguindo sua missão. Depois de passar por diversos obstáculos, ele consegue confrontar Lucas, tendo que matá-lo quando ele se transforma. Depois disso, Ethan pede a Chris que procure por Zoe Baker, com a esperança de que ela ainda possa ser salva. Ele faz o que é pedido, e descobre Zoe já a salvo com seu tio, Joe Baker.

A relação de Ethan e Chris parece bem mais cheia de conflito nos trailers do próximo título da franquia, Resident Evil Village. O que você acha que vem por aí para eles?

Confira também: