Por que os filmes do Homem-Aranha não estão no Disney+?

Capa da Publicação

Por que os filmes do Homem-Aranha não estão no Disney+?

Por Evandro Lira

O streaming Disney+ é a casa oficial de todas as produções da Marvel. Bem, pelo menos quase todas. Há alguns filmes, como é o caso de toda a franquia do Homem-Aranha, que se encontram fora do catálogo do serviço da Disney e há um motivo muito simples para isso.

Por que Homem-Aranha não está no Disney+?

A Casa do Mickey não detém o direito de distribuição das adaptações cinematográficas do Homem-Aranha. Este pertence a Sony, empresa que comprou a propriedade da Marvel em 1999.

Ainda que, atualmente, a Disney e a Sony possuam um acordo que permite a primeira exercer controle criativo sobre os atuais filmes do Homem-Aranha, o negócio não prevê direito à distribuição dos filmes, sendo esse um papel exclusivo da Sony, que, por sua vez, possui acordos de licenciamento com outros serviços.

Dessa forma, não é possível que os filmes do Homem-Aranha estejam no catálogo do Disney+.

Sony fez um acordo de exclusividade com a Netflix

A Sony Pictures fechou, em abril de 2021, um acordo de exclusividade com a Netflix, que define que todas as produções do estúdio terão uma janela de exibição exclusiva na plataforma uma vez que elas deixarem o cinema.

O acordo entre Sony e Netflix prevê que a plataforma seja o único serviço de streaming onde será possível assistir aos filmes da Sony após o encerramento da janela de cinema, durante um ano e meio. O negócio entrará em vigor para os lançamentos a partir de 2022 e possui uma duração de 5 anos. O que quer dizer que, a partir de 2023, todos os filmes do estúdio terão como destino, inicialmente, a Netflix e serviços de vídeo sob demanda.

Os filmes do Homem-Aranha devem aparecer no Disney+ no futuro

Poucos meses após o anúncio do acordo entre Sony e Netflix, foi divulgado que a Sony também fechou um negócio com a Disney, para que seus filmes sejam exibidos em suas plataformas e canais de TV após a janela de exclusividade da Netflix.

Isso quer dizer que, a partir de 2022, após completados dezoito meses de exibição de um filme da Sony na Netflix, ele poderá desembarcar em um serviço da Disney, seja ele o Disney+, Hulu ou canais de TV como ABC, FX e etc. Sendo assim, é provável que não vá demorar muito até o Disney+ reter em seu catálogo todos os filmes do Homem-Aranha.

Tanto o acordo com a Netflix quanto com a Disney se referem apenas ao território dos Estados Unidos. Não se sabe se mercados internacionais, como o Brasil, também estão incluídos.

Onde assistir aos filmes do Homem-Aranha?

  • Homem-Aranha e Homem-Aranha 2: Os dois primeiros filmes do herói, estrelados por Tobey Maguire, estão disponível na Netflix, Globoplay e Telecine.
  • Homem-Aranha 3: O último filme da trilogia de Sam Raimi está disponível na HBO Max.
  • O Espetacular Homem-Aranha: O primeiro filme protagonizado por Andrew Garfield e lançado em 2012 está disponível para streaming na Oi Play.
  • O Espetacular Homem-Aranha 2 – A Ameaça de Eletro: O segundo filme da série com Andrew Garfield pode ser assistido na Netflix.
  • Homem-Aranha De Volta ao Lar: O primeiro filme do Aranha vivido por Tom Holland e situado no MCU está disponível nas plataformas Netflix, Globoplay e Telecine.
  • Homem-Aranha Longe de Casa: O segundo longa com Tom Holland está disponível para streaming no Amazon Prime Video.
  • Homem-Aranha no Aranhaverso: A animação ganhadora do Oscar está disponível para assistir no streaming do Telecine.

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Editor, bacharel em Cinema e Audiovisual, bruxo nascido trouxa, filho dos filhos do átomo, mestre dos quatro elementos, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira