10 personagens negros de destaque nos animes

Capa da Publicação

10 personagens negros de destaque nos animes

Por Flávia Pedro

Durante um tempo, encontrar personagens negros em animes era algo difícil e quase raro, mas isso vem mudando drásticamente e hoje em dia a presença deles vem se tornando cada vez mais comum dentro desse universo. Geralmente quando esses personagens aparecem, roubam a cena com suas presenças icônicas e carisma indiscutível.

A construção desses personagens é extremamente importante quando falamos de representatividade dentro do universo dos animes, ver na tela alguém semelhante a nós e poder nos enxergar fisicamente em um personagem é muito satisfatório.

Por isso, preparamos uma lista com 10 personagens negros importantes em suas respectivas obras para que você também os conheça, além da história principal (vale lembrar que essa lista não tem ordem de importância ou preferência).

Canary (Hunter x Hunter)

A personagem Canary na adaptação de 1999, criança e adolescente na adaptação atual

Canary é aprendiz de mordomo da família Zoldyck, sendo treinada para expulsar qualquer pessoa que tentar ultrapassar o limite da propriedade. Ela é muito leal à família pra quem trabalha, sendo apresentada inicialmente como uma guardiã que ataca os intrusos sem hesitar.

É uma personagem que finge ser cruel, mas o protagonista (Gon) logo percebe que é uma “armadura emocional” e ela demonstra uma preocupação pelo olhar, que tenta suprimir para manter seu posto.

Canary cresceu na cidade de Meteor, logo sua existência não foi registrada, o que torna difícil obter informações sobre ela. Ela é uma lutadora experiente, capaz de derrotar uma tropa de caçadores sem muito esforço se eles tentassem invadir a propriedade dos Zoldyck, usando como arma um bastão que sempre carrega consigo.

No anime de 1999 tinha uma aparência diferente, com um cabelo em tom ruivo, olhos verdes e uma pele mais clara.

Killer Bee (Naruto)

Killer Bee

Killer Bee é um shinobi de Kumogakure, o jinchuriki de Gyuki/Hachibi. Diferente de seus antecessores, Bee é capaz de criar laços de amizade com sua Bijuu para aprimorar seu nível de poder em combate. Além de ser o responsável pela proteção de sua vila junto com o Haikage, Bee deseja se tornar o maior rapper do mundo.

Muito orgulhoso do poder que possui, ele também tem orgulho de quem é. É muito gentil e compassivo, apesar de ser discriminado por muitos por ser o receptáculo de uma besta de caudas.

Como rapper, Bee já escreveu suas rimas até mesmo durante combates e é conhecido pela sua famosa frase “Bakayarō! Konoyarō!“. Ele tem muito orgulho de suas rimas e não admite que falem mal delas.

Seu nome é uma referência ao famoso grupo de rap, o Wu-Tang Clan, muitas vezes referidos como “Killer Bees”.

Afro (Afro-Samurai)

Afro

Afro é um espadachim incrivelmente habilidoso que teve seu pai decapitado diante de seus olhos quando era apenas uma criança. Essa experiência um tanto quanto traumática o fez ficar sedento por vingança por toda a sua vida, o fazendo crescer e se tornar um assassino a sangue frio que mata qualquer um para conseguir a bandana de número 1.

Afro é uma pessoa quieta, severa e séria, além de indiferente em diversas situações. Raramente foi visto sorrindo durante sua infância e adolescência, na vida adulta isso se tornou ainda mais difícil de se ver. Ele não possui escrúpulos para matar qualquer um que fique em seu caminho com a justificativa de sempre “seguir em frente”, independente do que aconteça.

Um caso à parte é o Ninja Ninja, um personagem que é seu oposto, bem falador e humorado. Uma das frases que Afro mais repete durante a animação é “cala a boca” diretamente dirigido à Ninja Ninja sempre que ele o irrita.

Yoruichi (Bleach)

Yoruichi Shihoin

Yoruchi Shihoin é a ex-Capitã da Segunda Divisão do Gotei 13 e ex-Comandante do Onmitsukido. Ela abandonou o comando de ambas as posições e trabalha com Kisuke Urahara e Tessai Tsukabishi.

É uma personagem inteligente e espirituosa que possui um conhecimento íntimo da Soul Society e de seu funcionamento por ser ex-líder dos Onmitsukido e Capitã da Segunda Divisão. Apesar de sua origem nobre, ela age de maneira diferente dos outros nobres, um exemplo disso é pedir que se refiram a ela sem sufixos honoríficos.

Yoruchi se transforma em gato e gosta de passar boa parte de seu tempo como um, mas não sabe como adquiriu esse poder de transformação. Ela é calma e madura quando a situação exige, mas tem uma personalidade bastante descontraída e brincalhona, muitas vezes provocando ou flertando com pessoas mais jovens que ela.

Kaname Tosen (Bleach)

Kaname Tosen

Kaname Tosen é ex-Capitão do Nono Esquadrão e um dos subordinados de Sosuke Aizen junto a Ichimaru Gin.

Tosen carrega consigo o lema de “tomar o caminho com o menor derramamento de sangue” e por essa razão decidiu se tornar um seguidor de Sosuke. Apesar disso, acaba se contradizendo ao saber do plano de seu mestre, que envolve criar a Chave do Rei, que resultará a morte de milhares de pessoas.

Como capitão da Nona Divisão, era o editor-chefe da revista e escreveu uma serialização intitulada “O Caminho da Justiça”, que não era tão popular, até começar a publicar receitas culinárias em seus artigos. Isso nos mostrou como sua especialidade é cozinhar.

Andrew Gilbert (Sword Art Online)

Andrew Gilbert Mills

Andrew Gilbert Mills, conhecido como Agil é um personagem de SAO que aparece como um apoio no arco Aincrad e é recorrente ao longo da série. Ele era um dos 10,000 jogadores que estavam presos na Sword Art Online, onde era um comerciante que possuía uma loja em Algade, uma cidade no 50º andar de Aincrad.

Depois de voltar ao mundo real após o incidente do Sword Art Online, Andrew começou a jogar Alfheim Online (ALO) como um Gnome. Na vida real, Andrew gerencia o Dicey Café com a ajuda de sua esposa.

Agil é uma pessoa bastante simpática e prestativa, além de ser alguém em quem confiar tanto no âmbito pessoal como no campo de batalha. Ele está sempre disposto a ajudar seus companheiros e amigos independente do que isso custe a ele, um exemplo disso é a fala de Kirito, que comentou que Agil gastou todo o seu dinheiro ajudando jogadores de nível médio a subir de nível.

Uub (Dragon Ball)

Uub

 Uub é um protagonista de suporte que aparece quase no fim do mangá e no anime de Dragon Ball Z, mas possui um papel muito maior no anime Dragon Ball GT. Como é a reencarnação bondosa e terráquea de Kid Buu, seu nome é referente a ele ser o oposto do mal que o antagonista possuía, então se escreve “Buu” de trás para frente.

Em sua primeira aparição ele é muito tímido, mesmo possuindo um grande poder. Porém, após seu treino de anos com Goku, Uub se torna um lutador confiante de seu potencial e que deseja eliminar todo o mal.

Kilik Rung (Soul Eater)

Kilik Rung

Kilik Rung é um personagem popular dentro de seu anime, conhecido por ser considerado um dos 3 melhores alunos lutadores na Death Weapon Meister Academy, além de ser um meister da classe EAT em parceria com as armas gêmeas Fire e Thunder.

Kilik é descrito como sendo uma pessoa que possui um sangue quente e direto, tendo uma alma ígnea, e compassivo o suficiente para colocar sua própria vida em risco por seus amigos

Atsuko Jackson (Michiko to Hatcin)

Atsuko Jackson

Atsuko Jackson é uma policial que morava no mesmo orfanato de Michiko Malandro, com quem tem contas a acertar. Na vida adulta se tornou uma vigilante fora da lei responsável pela prisão de Michiko doze anos antes da conspiração principal. Ela parece ter sentimentos confusos por Michiko e às vezes é vista ajudando-a a sair de situações ruins.

Yasuke (Yasuke)

Yasuke

Yasuke é o protagonista do anime de mesmo nome, Yasuke. Anteriormente ficou conhecido na obra como Eusebio Ibrahimo Baloi, um homem de origem africana que se tornou um samurai ao serviço de Nobunaga Oda. Sua história foi baseada em um homem de mesmo nome da vida real que se tornou o primeiro samurai negro do Japão.

Sua personalidade tem traços muito gentis, reservados e muito apegado aos seus ideais. Leal ao seu líder inicial, o vemos também sendo leal ao princípio de sua aldeia que diz que sempre se deve ajudar as crianças e assim temos a história que dá o seguimento para o anime: Yasuke guiando e protegendo uma garotinha.

Yasuke possui uma aversão por matar, mas mostrou-se disposto a fazê-lo sem hesitação (se necessário). Ele frequentemente mostra desejo de deixar seu passado para trás, mas permanece constantemente assombrado por suas memórias. Embora originalmente reservado e quieto, Yasuke eventualmente se abre mais ao longo de sua jornada com Saki.

Você conhecia esses 10 personagens que separamos? Com certeza tem algum personagem que não está na lista, mas que você lembra com carinho. Compartilha o nome dele nos comentários!

Momentos Legião

Estamos nos reunindo para mais um Momentos Legião, dessa vez dedicado a explorar a luta negra na cultura pop em homenagem ao Dia da Consciência Negra, que aconteceu no dia 20 de novembro, o último sábado.

Confira outras matérias do Momentos:

Confira também: