O Livro de Boba Fett: o que esperar da nova série Star Wars

Capa da Publicação

O Livro de Boba Fett: o que esperar da nova série Star Wars

Por Gabriel Mattos

The Mandalorian entregou em sua segunda temporada tudo que os fãs pediram e muito mais ao resgatar personagens icônicos de Star Wars, como Boba Fett. O antigo caçador de recompensas não apenas sobreviveu ao Poço de Sarlacc. Ele renasceu da barriga do monstro com uma nova missão — que veremos apenas em O Livro de Boba Fett.

Sua reintrodução no Capítulo 14, “A Tragédia”, foi absolutamente triunfal e tudo que sempre esperamos de um personagem tão imponente. Nos próximos episódios, porém, ele assumiu o posto de reforço, dificilmente saindo de sua nave. Essa postura mais reservada, quase de figuração, foi para guardar as surpresas de Boba Fett para sua própria série derivada no Disney+.

Considerando o pouco que temos de concreto sobre O Livro de Boba Fett, o que esperar da nova série de Star Wars? Vem comigo que juntos vamos montar o quebra cabeça do novo rei do crime de uma galáxia muito distante.

A armadura marcada das batalhas de Boba Fett.

Assuntos Pendentes

A cena pós-créditos de The Mandalorian foi o nosso prelúdio de O Livro de Boba Fett. No planeta deserto de Tatooine, somos levados de volta ao Palácio de Jabba para encarar o passado do nosso caçador de recompensas.

Na trilogia original, Boba Fett era um dos principais mercenários trabalhando em nome de Jabba. Foi o lorde Hutt que indicou seus serviços a Darth Vader antes de O Império Contra-Ataca e sua eficiência fez com que fosse recontratado para caçar e capturar Han Solo com carbonita.

Nunca ficou claro se sua servidão foi espontânea ou resultado de alguma dívida com Jabba, mas a cena pós-crédito nos leva a acreditar que seus motivos podem ter sido mais pessoais.

Sua obediência a Jabba parecia meio estranha.

Nela, vemos Fennec Shand, a nova sócia de Boba Fett, assassinando a sangue frio cada lacaio do Palácio de Jabba, menos o seu novo líder: Bib Fortuna. Ele era o braço direito de Jabba e assumiu após a sua morte. Ele está bem mais encorpado agora, indicando que passou a reproduzir todos os excessos que Jabba cometia quando estava no poder.

Bib foi pego de surpresa com o retorno de Boba Fett, mas ao invés de conversarem como velhos colegas de trabalho, o twi’lek foi recebido com um tiro à queima roupa. Algo nele tirou Boba Fett do sério, mas o que seria? Só vamos descobrir de verdade quando a série estrear.

Seguindo os passos de The Mandalorian

O Livro de Boba Fett também deve preencher as lacunas entre a “morte” de Boba Fett em O Retorno de Jedi e o período da Nova República.

Fennec Shand (Ming-Na Wen) terá um papel importante na série.

Por ser um derivado de The Mandalorian, só devemos ver cenas diretamente no passado do personagem na fora de flashbacks. Mas ainda sim, o figurino e o jeito como o personagem se comporta podem dizer muito sobre como esses anos o moldaram nessa pessoa mais centrada.

A equipe de maquiagem de The Mandalorian recebeu a missão de Jon Favreau — diretor executivo da série — de mostrar fisicamente como o tempo no estômago do Sarlacc deixou marcas profundas em Boba Fett. É provável que ele desabafe sobre seus traumas sobrevivendo nas areias escaldantes de Tatooine a Fennec Shand ao longo da série.

Muito do que foi pensado para a construção de Boba Fett para The Mandalorian deve ser aproveitado para a próxima série, especialmente pois a produção terá em grande parte os mesmos showrunners.

Dave Filoni e Jon foram bastante meticulosos ao imaginar os detalhes que compõem o atual momento do caçador de recompensas, desde como ele segura a arma até como ele deveria se mover. Para a série derivada, podemos esperar um nível de qualidade ainda maior, especialmente pois um novo produtor executivo entra para o time.

Rodriguez e Temuera

Se você ficou impressionado com toda a ação do episódio de estreia de Boba Fett, pode agradecer à Robert Rodriguez. O diretor de filmes como Pequenos Grandes Heróis e amigo pessoal de Quentin Tarantino foi quem dirigiu o Capítulo 14 de The Mandalorian.

Para visualizar melhor as cenas de ação, ele vestiu uma fantasia do caçador de recompensas e encenou no quintal de sua casa com seus filhos. Esse nível de paixão impressionou tanto Jon Favreau que ele foi convidado para o time de showrunners de O Livro de Boba Fett.

A troca entre o diretor Robert Rodriguez e Temuera Morrison influenciou bastante o personagem.

Ele comentou como vê o personagem no documentário sobre os bastidores da série, lançado recentemente no Disney+.

“Eu estive esperando para ver essa versão do Boba desde que eu era criança. Boba tem que ser diferente. Ele não pode parecer apenas mais um mandaloriano. Ele é esse personagem misterioso com um passado obscuro que faz a gente querer saber mais sobre ele. Se o Mando (Din Djarin) é um pistoleiro, Boba precisa ser um bárbaro.”

Veremos esse combate mais bárbaro ser melhor explorado na nova série, especialmente porque Temuera Morrison — que dá vida ao personagem — não poderia estar mais empolgado em incorporar as tradições de seu povo maori no personagem. Graças a ele que o personagem vai usar mais do seu cajado gaffi, uma relíquia de uma possível aliança com o Povo da Areia.

Trazer Boba de volta a Tatooine em O Livro de Boba Fett é uma oportunidade incrível de explorar indiretamente tudo que ele fez nesse tempo em que esteve desaparecido. Quando Bib Fortuna é morto, ele menciona ter ouvido rumores sobre Boba. Outros personagens também devem ter sido influenciados pelas ações de Boba no passado. Agora que ele assumirá o manto de Chefe do Crime de Tatooine, isso pode ressurgir.

O primeiro vislumbre de O Livro de Boba Fett.

Lançamento

A Disney planeja lançar O Livro de Boba Fett em dezembro de 2021. Rumores das gravações estão circulando na internet há meses, antes mesmo da nova aparição do personagem, então imagina-se que a produção já esteja bem avançada.

De qualquer forma, será bem revigorante ver como Robert Rodriguez vai deixar sua marca nesse pedacinho do futuro de Star Wars. Jon Favreau e Dave Filoni já estabeleceram as bases de como trabalhar com a franquia sem desrespeitar os fãs. Com a sua tutoria, o futuro da série tem tudo para ser brilhante. Ainda vai levar um tempo até termos mais informações sobre a série. Que a Força esteja com você até lá.