Por que Asa Butterfield foi confirmado como Homem-Aranha mas perdeu o papel?

Capa da Publicação

Por que Asa Butterfield foi confirmado como Homem-Aranha mas perdeu o papel?

Por Jaqueline Sousa

Em meados de 2015, as expectativas para saber quem assumiria o papel de Peter Parker na nova saga cinematográfica do Homem-Aranha eram altíssimas. Seis anos depois, nós já estamos acostumados com Tom Holland vivendo o Teioso no Universo Cinematográfico da Marvel, em parceria com a Sony, mas quase isso foi diferente.

Antes de Holland ser escolhido, o ator Asa Butterfield era um dos principais nomes cotados para o papel, chegando até mesmo a ser confirmado como o herói por todos os grandes portais da época. Só que os ventos não estavam favoráveis para Butterfield, que acabou perdendo a oportunidade para Holland. O que aconteceu, então? Vem com a gente que nós vamos te explicar o motivo que fez Asa Butterfield perder a chance de ser Peter Parker nos cinemas!

Quem é Asa Butterfield?

Asa Butterfield no filme O Menino do Pijama Listrado, de 2008.

Nascido em Londres, na Inglaterra, Asa Butterfield começou a atuar quando tinha apenas 8 anos de idade, após chamar a atenção de um diretor de elenco em um clube de teatro em que ele participava. Mas foi só aos 10 anos que Butterfield conquistou seu primeiro papel de destaque, com o filme O Menino do Pijama Listrado (2008). O longa é uma adaptação do livro homônimo, de John Boyne, e a performance de Asa como o personagem Bruno foi bastante aclamada na época.

Atualmente, o britânico tem 24 anos e já coleciona produções relevantes no currículo, como A Invenção de Hugo Cabret (2011), do consagrado cineasta Martin Scorsese, Ender’s Game: O Jogo do Exterminador (2013), de Gavin Hood, e, o seu sucesso mais recente, a série Sex Education, da Netflix, como o personagem Otis. 

Quando Peter Parker entrou na vida de Asa Butterfield?

Asa Butterfield tinha 18 anos quando estava entre os principais nomes cotados para viver o Teioso no MCU.

Como dito anteriormente, foi em 2015 que os rumores acerca de quem seguiria os passos de Tobey Maguire e Andrew Garfield como o amigão da vizinhança ganharam força. Além de Butterfield, nomes como Charlie Plummer, Timothée Chalamet, Nat Wolff, Liam James e Tom Holland estavam em jogo. Até então, a única coisa certa era que a nova saga traria um Peter Parker adolescente, com idade entre 15 e 16 anos, conforme divulgado por Kevin Feige, em 2015 (via Collider). A ideia era mostrar o herói em outra fase de sua vida. 

Enquanto isso, os testes estavam a todo vapor em Atlanta, Estados Unidos, onde ocorriam as gravações de Capitão América: Guerra Civil. Na época, Asa Butterfield tinha 18 anos e era considerado o favorito para conquistar o papel.

Por que Asa Butterfield perdeu o papel de Homem-Aranha?

Butterfield perdeu a oportunidade de interpretar o Homem-Aranha para Tom Holland, que também estava entre os nomes cotados ao papel.

Foi só quando um jornalista publicou uma matéria confirmando Asa Butterfield como o novo Homem-Aranha que o burburinho na imprensa ganhou força (via CBR). Mesmo que fontes oficiais tenham negado, Butterfield parecia estar na frente dos outros atores que também estavam em busca do papel, inclusive Holland.

O que deu errado para Asa, então? Ao que tudo indica, comentários feitos pelo ator a respeito da notícia, na rede social Reddit, prejudicou seu futuro no MCU. Após a divulgação de que Butterfield teria sido confirmado como Homem-Aranha, reações negativas surgiram na internet, e Asa acabou respondendo algumas delas referente a sua altura (via ComicBook). A resposta do ator foi apagada pouco tempo depois.

Apesar de não ter comentado sobre a possibilidade de ser o novo Peter Parker, o que sabemos é que Butterfield acabou perdendo o papel para Tom Holland, mesmo sendo o nome favorito na disputa.

A volta por cima

Asa Butterfield como Otis, na série Sex Education.

Em 2020, Asa Butterfield falou pela primeira vez sobre o assunto, durante uma entrevista ao Collider. Segundo o britânico, apesar de ter perdido o papel, as coisas acabaram dando certo no final:

“Vez ou outra aparece algum papel que você amaria fazer, e mesmo que você entregue o melhor de si, acaba perdendo a oportunidade. É difícil, mas eu aprendi que coisas melhores vem em seguida. No caso de Homem-Aranha, eu fiz Sex Education. Eu não teria conseguido fazer os dois ao mesmo tempo.”

Butterfield ainda elogiou a performance de Tom Holland como Homem-Aranha no MCU, dizendo que “ele apresentou uma nova abordagem do herói que funcionou muito bem no universo”. 

Bom, parece que tudo realmente deu certo para Asa, já que a série Sex Education é um dos maiores sucessos da Netflix. A terceira temporada foi lançada em setembro deste ano, e a quarta já está em produção. Enquanto isso, Tom Holland irá retornar como o amigão da vizinhança em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa no dia 16 de dezembro.

E você, acha que Asa Butterfield teria sido um bom Homem-Aranha? Comente!

Aproveite também: