Capa da Publicação

Glossário dos jogos: O que significa alpha, beta, ir a gold e demo?

Por Gabriel Mattos

Sempre existe aquela ansiedade para saber quando chegam os games mais aguardados do momento. Com adiamentos cada vez mais comuns, virou rotina para os estúdios atualizarem seus fãs sobre como anda o desenvolvimento do jogo, usando termos como alpha, beta e gold que confundem muita gente. Mas afinal, o que são estas coisas?

O que significa ir a gold?

Marvel’s Guardians of the Galaxy foi a gold com bastante antecedência

Dizemos que um game “foi a gold” quando todo o desenvolvimento essencial do título foi concluído e ele está pronto para ser enviado para as fábricas onde será gravado nas mídias físicas e distribuído por lojas ao redor do mundo.

O estúdio pode continuar trabalhando em melhorias, correção de bugs e patches, mas estes não estarão incluídos na versão comercial do game, mas sim em atualizações gratuitas que costumam ser liberadas junto ao lançamento oficial.

Quando algum estúdio declara em suas redes sociais que seu jogo “foi a gold”, é muito improvável que aconteça um adiamento. É a melhor garantia que o jogo está sim para lançar. Um exemplo recente é Marvel’s Guardians of the Galaxy, que anunciou nesta terça-feira (14) a conclusão de seu desenvolvimento.

A mais notável exceção para esta regra foi Cyberpunk 2077. O jogo foi adiado pouco depois de ter declarado que estava preparado para seu lançamento: um claro sinal de que havia alguma coisa muito errada com a produção. Não deu em outra! Totalmente incompleto e praticamente injogável, o título foi um dos lançamentos mais catastróficos da indústria dos jogos.

O que é alpha?

Vampire: The Masquerade — Bloodhunt está em alpha fechado

Quando os desenvolvedores querem testar o quão boa é a ideia de um jogo, eles liberam uma versão alpha para o público. Esta é uma amostra incompleta do que podemos esperar do produto final, uma versão inicial de testes. Geralmente, o projeto está bem encaminhado e os desenvolvedores querem avaliar a resposta do público ao que foi feito, podendo assim adicionar e retirar recursos para tornar o jogo mais divertido para os fãs.

As alphas costumam ser liberadas apenas para jogos com um foco online e por um período limitado. Elas são divididas em dois tipos principais, dependendo de sua disponibilidade: temos closed alphas e open alphas.

As alphas fechadas (closed) são o tipo mais comum. Para jogar, é preciso fazer um cadastro no site dos estúdios que vão escolher apenas os jogadores que se encaixam no perfil daquele teste específico. Um jogo de tiro, por exemplo, vai dar preferência a fãs do gênero nestas horas, barrando jogadores casuais. A ideia é receber um feedback mais específico para agradar ainda mais o público-alvo do jogo.

As alphas abertas (open), por outro lado, podem ser baixadas direto nas lojas da sua plataforma de preferência sem nenhum requisito específico. Costumam acontecer em um período reduzido após as alphas fechadas, para conferir o apelo do projeto com o grande público.

O que é beta?

Beta de Knockout City alertou sobre problemas de conexão

Betas são testes jogáveis de um game que está em um estágio próximo do lançamento. O objetivo da beta não é testar a adesão de mecânicas ou qualquer questão de jogabilidade, mas sim a estabilidade dos servidores antes do lançamento oficial.

Por este motivo, é uma prática comum liberar as betas por poucas horas, em horários bem específicos. Assim, todos os jogadores interessados são forçados a acessar o jogo ao mesmo tempo, testando como o servidor vai se comportar em períodos de estresse. Um exemplo recente de beta foi o jogo Knockout City, que apresentou instabilidades de conexão severas demais para serem consertadas até o lançamento.

Assim como as alphas, as betas costumam ser exclusivas de jogos online e podem ser abertas ou fechadas. Em alguns casos, betas fechadas ficam restritas à pré-venda dos games. Certos jogos online que não pretendem lançar uma versão final começaram a usar a nomenclatura beta para sinalizar que estão em constante transformação, como é o caso do Fornite.

Mas então o que é demo?

Demo de Tales of Arise mostra um pouco do charme do jogo

Demo, o apelido carinhoso das demonstrações, é uma versão curta de um jogo pensada exclusivamente como uma amostra para os jogadores. Hoje em dia, demos são mais comuns em jogos onde os componentes online são opcionais. Os desenvolvedores preparam uma fase inédita, ou modificam uma fase inclusa no game, para demonstrar principalmente a jogabilidade, na esperança de convencer o jogador a comprar a versão final.

As demos evitam trazer spoilers da história, para não atrapalhar a experiência de quem se interessar em comprar o jogo. Por isso, alguns jogos com maior ênfase em narrativa começaram a liberar a introdução do jogo como demonstração, permitindo transferir os seus dados salvos para a versão completa.

Uma vantagem das demos é que elas não costumam ter um prazo limite, como Tales of Arise, logo é possível testar o jogo até depois do lançamento antes de decidir comprá-lo de vez.

Tem mais dúvidas sobre jogos? Deixe suas perguntas nos comentários! Quem sabe ela não vira um artigo aqui na Legião?

Fique com:

Imagem de perfil
sobre o autor Gabriel Mattos

Editor, repórter correspondente de Wakanda, caçando Pokémon por onde eu vou! Sempre nas lives da Legião! • @gabeverse