Cyberpunk 2077: Desenvolvedor pede mais reconhecimento pela ambição do projeto

Capa da Publicação

Cyberpunk 2077: Desenvolvedor pede mais reconhecimento pela ambição do projeto

Por Gabriel Mattos

Cyberpunk 2077 foi um dos jogos mais aguardados da história e se tornou o assunto do momento por seu lançamento decepcionante, cheio de problemas graves que chocaram os jogadores. Ainda assim, alguns desenvolvedores não acharam justa a rejeição massiva por parte do público, como é o caso de Paweł Sasko.

Um legado a zelar

O jogo foi desenvolvido pela CD Projekt RED, que ganhou destaque mundial após o sucesso estrondoso de The Witcher 3: Wild Hunt.  O nível de polimento que eles alcançaram com anos de experiência desenvolvendo RPGs medievais era praticamente único na indústria, garantindo respeito de toda comunidade.

Muitas empresas teriam apostado no caminho fácil e anunciado uma sequência repetindo os mesmos elementos de sucesso, mas eles tentaram fazer diferente. Por essa razão, Sasko, que trabalhou no jogo desenvolvendo as missões, não se conforma com a rejeição que Cyberpunk 2077 vem sofrendo.

“Eu vi algumas pessoas perguntando ‘O que aconteceu?’. O que aconteceu foi que tentamos trabalhar uma nova IP (marca) e tentamos aprender o máximo que conseguimos. Nosso objetivo foi super ambicioso. Eu não sinto que nem os jogadores, nem os jornalistas, entendem completamente o quão difícil foi fazer esse jogo.”

Os acertos de Cyberpunk 2077 foram obscurecidos pelos erros grotescos

O preço da ambição

Imaginando a repercussão de sua fala, Sasko completou dizendo que respeita a frustração de quem comprou o jogo, mas que o esforço do estúdio em trazer algo diferente deveria ser mais reconhecido.

“Não tô dizendo que vocês deveriam nos dar mais crédito pelo jogo. Vocês tem o direito de exigir um jogo bem feito, completamente funcional. O lance que eu estou falando é mais sobre reconhecimento. Esse foi um jogo muito difícil de fazer. Um [jogo] muito ambicioso. E nós tentamos fazer funcionar de todo jeito possível. Muitos deles, já deram resultado, mas ainda tem muita coisa que precisa melhorar.”

A frustração de Sasko é compreensível, mas de certo modo infundada. Há um certo consenso entre a comunidade que, para um jogo do tamanho de Cyberpunk 2077 ter sido lançado com sucesso, seria necessário ainda mais tempo de produção. No final, os desenvolvedores acabaram sofrendo pelas decisões de executivos.

O maior erro de Cyberpunk 2077 foi corporativo

O que você achou de Cyberpunk 2077? O jogo é realmente melhor do que dizem? Não deixe de comentar!

Confira jogos do gênero Cyberpunk que foram aclamados pelos jogadores: