Cyperpunk 2077: Co-Fundador da CD Projekt RED vem a público pedir desculpas em novo vídeo

Capa da Publicação

Cyperpunk 2077: Co-Fundador da CD Projekt RED vem a público pedir desculpas em novo vídeo

Por Gabriel Mattos

A maior polêmica da história recente dos videogames é de longe Cyberpunk 2077. Após prometer um jogo inimaginável e entregar um produto completamente quebrado, a empresa perdeu toda confiança dos jogadores que agora se questionam até mesmo sobre a necessidade de encomendar os jogos antes do lançamento. Marcin Iwiński decidiu gravar um vídeo se desculpando pelo ocorrido.

O que aconteceu com Cyberpunk 2077?

Marcin é um dos fundadores da CD Projekt Red — estúdio polonês que ficou famoso por The Witcher 3: Wild Hunt e o fracasso de Cyberpunk. Ele veio a público no Twitter oficial do jogo após rumores de problemas com o governo da Polônia.

Ele explica que nunca foi a intenção da empresa lançar um jogo incompleto. Desenvolver a ideia original de Cyberpunk 2077 para a geração atual de consoles se provou um desafio maior do que esperado, o que acarretou em erros que passaram despercebidos durante a fase de testes.

“Enquanto a gente se aproximava da data de lançamento, nós vimos melhorias significativas a cada novo dia e a gente acreditou de verdade que conseguiríamos entregar (todas as correções) na atualização de lançamento.”

Versão de PC de Cyberpunk 2077 é a mais apresentável

O co-fundador do estúdio aproveitou para comentar a polêmica das cópias enviadas para a imprensa. Acontece que os críticos receberam apenas as cópias para versão de PC do jogo, a que teve o melhor acabamento, com antecedência. Isso impactou a visão que a impressa teve do jogo antes do lançamento, passando uma confiança aos jogadores que foi quebrada quando o jogo lançou.

“Nós começamos a enviar a versão de consoles (para a imprensa) no dia 8 de Dezembro. Isso tudo aconteceu enquanto a gente trabalhava remotamente com todos os desafios resultantes das restrições relacionadas à covid-19.”

Por fim, ele pede que os jogadores não culpem a equipe de produção pelo ocorrido, mas sim os executivos que decidiram lançar o jogo antecipadamente, incluindo o próprio Marcin. Confira (em inglês):

O que esperar de Cyberpunk 2077?

Cyberpunk 2077 já recebeu três patches corrigindo erros e melhorando o desempenho, mas felizmente ainda haverão mais atualizações. A empresa aproveitou a publicação para reforçar o plano de desenvolvimento pós-lançamento.

A próxima atualização chega em 10 dias, em 23 de janeiro, seguida de uma melhoria ainda mais significativa poucas semanas depois. Marcin promete que o jogo estará incrível depois de todas as futuras correções e reitera algumas promessas feitas na campanha de lançamento.

O jogo receberá pequenas DLCs gratuitas ao longo do ano, assim como The Witcher 3. Espere alguns novos conteúdos estéticos e pequenas missões. Nada muito espetacular.

Infelizmente, as versões para a nova geração devem demorar ainda mais. O jogo chegará oficialmente para PlayStation 5 e Xbox Series X|S apenas no segundo semestre de 2021. Quem já adquiriu o jogo esperando essa atualização vai precisar esperar ou pedir o reembolso em seu respectivo console.

O que você achou do pedido de desculpas? Pareceu sincero? Não deixe de comentar!

Se você ainda quer saber como o jogo termina sem sofrer com bugs, confira todos os finais de Cyberpunk 2077 nessa lista: