Barão Zemo: Entenda a origem da máscara do personagem nos quadrinhos

Capa da Publicação

Barão Zemo: Entenda a origem da máscara do personagem nos quadrinhos

Por Gabriel Mattos

Helmut Zemo espalhou a desconfiança e o caos em Capitão América: Guerra Civil, mas agora ele está trabalhando junto com os mocinhos em Falcão e o Soldado Invernal. Todavia, essa nem foi a maior mudança no personagem. Finalmente ele começou a usar a tão aguardada máscara roxa que definiu o Barão Zemo nos quadrinhos.

Além de ajudar a compor o visual imponente que ele sustenta como líder dos Mestres do Terror, a icônica máscara de Zemo tem um passado obscuro que muita gente não conhece. Prepare-se para entender a origem da máscara do Barão Zemo nos quadrinhos.

Quem é o Barão Zemo no MCU?

Antes da máscara, Helmut já desestabilizava os Vingadores

Mas antes de mergulhar de vez no mundo dos quadrinhos, vamos recapitular a origem de Zemo nos cinemas para entender melhor como a Marvel precisou mudar o personagem na hora de adaptá-lo.

Antes de Vingadores: A Era de Ultron, Helmut Zemo era um coronel nas Forças Armadas de Sokovia. Ele foi acionado para defender seu país quando Ultron ergueu sua capital pelos ares. Quando os Vingadores derrotaram o andróide, a cidade caiu e o impacto acabou matando toda família de Zemo.

Completamente perdido, ele prometeu se vingar dos heróis e, em Capitão América: Guerra Civil, conseguiu manipulá-los a lutar entre si. Por causa de Zemo, os Vingadores efetivamente pararam de existir. O preço foi sua liberdade. Desde então, Helmut Zemo permaneceu preso em uma cela de segurança máxima na Alemanha. Até agora.

A nobre família Zemo

A máscara de Zemo tem ligações com sua família nobre

Para combater o grupo terrorista conhecido como Apátridas, Sam Wilson e Bucky Barnes libertaram Zemo de sua prisão. Para essa missão, Helmut vai precisar usar a fortuna de sua família, antigos barões em Sokovia. Isso incluiu uma frota impressionante de carros e, dentro de um deles, o vilão finalmente encontra sua máscara.

O único ponto em comum de sua origem cinematográfica com os quadrinhos é a fortuna de sua família. Nas HQs, Helmut é o décimo terceiro barão da longa linhagem da família Zemo. Seus antepassados acumularam riquezas na Alemanha através dos séculos, mas sua dinastia começou a enfrentar problemas.

Quando a Alemanha começou a se enfraquecer, Herman Zemo, avô de Helmut, decidiu que o melhor jeito de salvar os seus negócios seria lutando na Primeira Guerra Mundial. Ele desenvolveu aprimoramentos químicos para os gases de mostarda, que acabaria indiretamente forçando seu filho a vestir a máscara roxa anos depois.

Heinrich Zemo

Heinrich pode não ter sido boa pessoa, mas era um bom pai

Para sustentar seus esforços bélicos, Herman acabou perdendo seu castelo para cobrir seus custos, o que acabou forçando Heinrich Zemo, o pai de Helmut, a tomar medidas drásticas. Em uma tentativa de reconquistar o legado de sua família, ele aceitou se aliar aos nazistas, aplicando os conhecimentos científicos que aprendeu com o pai.

Ele era um homem muito adorado e elogiado por todos ao seu redor. Tudo que ele fazia era para o bem de sua família. Mas todo esse amor se corrompeu com a intervenção do sargento Nicholas Fury.

Heinrich estava desenvolvendo uma nova tecnologia laser para os nazistas que poderia revolucionar a indústria bélica, mas temendo suas invenções, os americanos enviaram Nick Fury para acabar com o cientista. Ele conseguiu escapar com a sua família e Fury destruiu sua invenção.

A Queda do pai

Heinrich precisou esconder seu rosto por culpa de Nick Fury

Heinrich foi pintado como um monstro nos Estados Unidos e como um covarde na Alemanha. Sem conseguir escapar do julgamento público, ele passou a vestir a todo momento uma máscara roxa.

Mas seus conhecimentos, como o maior cientista do lado nazista, eram muito valiosos. Seguindo os passos de seu pai, em segredo, Heinrich passou a trabalhar aperfeiçoando uma substância química perigosa conhecida como Adesivo X. Foi então que o Capitão América invadiu seu laboratório e, com um arremesso de seu escudo, destruiu um tanque com todo suprimento do Adesivo X. Heinrich foi mergulhado na substância. Sua máscara, colada permanentemente em seu crânio.

Heinrich só foi morrer muitos anos depois, mas aquele evento mudou completamente sua vida. Ele se tornou amargo, cruel e ressentido. Começou a descontar em sua família, em seu filho. Helmut Zemo viu seu pai se transformar em um monstro e, por isso, nunca perdoaria o Capitão América. Anos depois, ele teria sua vingança.

A Vingança do filho

Helmut Zemo usou as invenções de seu pai como o vilão Fênix

Quando seu pai morreu, Helmut já havia crescido e se tornado um engenheiro genial. Suas habilidades com robóticas seriam postas em prática em seu plano para destruir o Capitão América. Ele assumiu o nome de Fênix e sequestrou o Capitão com um robô armado com gás sonífero.

Fênix levou o Capitão para um depósito, suspenso sobre um tanque cheio de Adesivo X. Essa seria a vingança perfeita pela morte de seu pai. Ele tirou sua máscara, completamente diferente da toca roxa de seu pai, para que o Capitão soubesse exatamente o motivo de sua morte. Mas foi nesse instante que o Falcão surgiu para salvar Steve Rogers.

A máscara de Helmut Zemo

Helmut finalmente assume seu legado como Barão Zemo

Helmut Zemo caiu no tanque de Adesivo X. Felizmente, ele estava sem máscara, mas a substância borbulhante queimou completamente o seu rosto. Irreconhecível, ele desapareceu por muito anos.

Quando Helmut ressurgiu, ele não era mais o mesmo. Seu rosto desfigurado agora estava sempre escondido sob uma máscara roxa, como foi com seu pai. Ele passou a se chamar de Barão Zemo e, junto da Hidra, deu continuidade ao legado de terror que amaldiçoa a sua família.