Capa da Publicação

Nova teoria científica sugere que viagens no tempo não alteram o futuro

Por Evandro Lira

Um novo estudo científico voltado para a viagem no tempo sugere que, teoricamente, é possível voltar ao passado sem criar um paradoxo que altera o futuro – e isso vai contra o que a maioria de nós conhece por viagem no tempo (via Nashville Public Radio).

Veja também:

Diretor fala sobre Poder Sem Limites 2 e Quarteto Fantástico

Consultor científico da Marvel fala sobre como apresentar o Quarteto Fantástico no MCU

Joss Whedon pode dirigir reboot de Quarteto Fantástico, diz rumor

Na ficção, quase sempre vemos que uma viagem no tempo cria um paradoxo temporal, levando os eventos do futuro a serem completamente diferentes daqueles que os personagens conhecem. Agora, no entanto, uma pesquisa desenvolvida na Austrália afirma que o futuro permanecerá o mesmo apesar de qualquer mudança provocada por uma alteração da realidade.

A partir de cálculos variados, os cientistas determinaram que, mesmo que você fizesse uma alteração no passado, a linha do tempo se autocorrigiria essencialmente. Fabio Costa, da Universidade de Queensland, explica:

“Digamos que você tenha viajado no tempo, em uma tentativa de impedir que o paciente zero do COVID-19 seja exposto ao vírus. Em um paradoxo, se você impedisse aquele indivíduo de ser infectado, isso eliminaria a motivação para você voltar e parar a pandemia em primeiro lugar. Isso é um paradoxo – uma inconsistência que muitas vezes leva as pessoas a pensarem que a viagem no tempo não pode ocorrer em nosso universo. Mas, na verdade, você pode tentar impedir que o paciente zero seja infectado, só que ao fazer isso você pegará o vírus e se tornará o paciente zero, ou outra pessoa o faria. Não importa o que você fizesse, os eventos importantes apenas se recalibrariam ao seu redor.”

A possibilidade real de uma viagem no tempo é, hoje, praticamente inexistente no que diz respeito ao ponto de vista prático, já que não existe uma tecnologia para tal. Entretanto, é teoricamente possível, como comprovam os estudos.

Na ficção, a viagem no tempo é um dos elementos mais usados, seja em livros, HQs, videogames e filmes. Algumas das obras mais populares são a trilogia De Volta para o Futuro, a franquia O Exterminador do Futuro, bem como Harry Potter e o recente filme da Marvel Studios, Vingadores: Ultimato.

O que você achou da nova teoria sobre o futuro ser inevitável? Comente!

Fique com:

 

Imagem de perfil
sobre o autor Evandro Lira

Bacharel em Cinema e Audiovisual, potterhead das antiga, filho dos filhos do átomo, fã de mais coisas do que deveria, frequentemente falando sozinho no Twitter. Segue: @evandroslira