Scooby-Doo: James Gunn e produtor da série falam sobre a sexualidade de Velma

Capa da Publicação

Scooby-Doo: James Gunn e produtor da série falam sobre a sexualidade de Velma

Por Raphael Martins

A turma do Scooby-Doo já teve diversas encarnações ao longo dos anos. Uma das mais bem sucedidas foi a série animada Scooby-Doo! Mystery Incorporated (Scooby-Doo! Mistério S/A no Brasil), produzida entre 2010 e 2013 e que atualizava os personagens para uma nova geração ao mesmo tempo em que se atinha ao visual clássico.

Nessa série, Velma e Salsicha eram um casal, mas os fãs nunca enxergaram isso como algo natural dentro da trama. Sempre existiram teorias de que Velma, na verdade, seria bissexual, e seu verdadeiro interesse amoroso era Marcie Fleach, uma das personagens originais do desenho. Agora, a sexualidade da personagem finalmente foi discutida pelo produtor da animação e por James Gunn, roteirista do primeiro live-action da franquia.

Veja também:

James Gunn esclarece rumores de que faria um filme +18 de Scooby-Doo

James Gunn fala sobre filme nunca feito de Scooby-Doo

Scooby-Doo: Novo filme animado terá Elvira, a Rainha das Trevas, veja trailer

O produtor da série animada, Tony Cervone, colocou um fim ao mistério: enquanto respondia a fãs em seu Instagram, ele confirmou que, de fato, Velma foi escrita como uma personagem gay. Na postagem em questão, ele escreveu:

“Eu já disse isso antes, mas Velma em Mistério S/A não é bi. Ela é gay. Nós sempre planejamos que Velma agisse um pouco fora do personagem enquanto ela saía com Salsicha porque aquele relacionamento era errado para ela e ela tinha uma dificuldade com o porquê. Há pistas sobre o porquê naquele episódio com a sereia, e se você seguir o arco da Marcie inteiro, isso parece tão claro quanto nós poderíamos fazer parecer há 10 anos atrás.”

Apesar de não terem permitido que os produtores abordassem a sexualidade de Velma de maneira mais explícita na época, Cervone deixa claro que a intenção sempre foi clara:

“Eu não acho que Marcie e Velma tiveram tempo de agirem conforme seus sentimentos durante a linha do tempo principal, mas depois do reset, elas são um casal. Vocês podem não gostar, mas essa era nossa intenção.”

Cervone não estava sozinho na ideia de que Velma seria uma personagem homossexual: James Gunn, o aclamado diretor de Guardiões da Galáxia, responsável pelo roteiro do primeiro filme live-action de Scooby-Doo, também tinha a mesma opinião.

Em seu Twitter, o diretor disse que escreveu a personagem como abertamente gay na primeira versão de seu roteiro, algo que foi cada vez mais deixado de lado pela Warner conforme o projeto avançava:

“Eu tentei! Velma era explicitamente gay em meu roteiro inicial. Mas o estúdio continuou diluindo isso, se tornando algo ambíguo (a versão filmada) e então nada (a versão lançada), até finalmente ter um namorado (a sequência).”

E vocês, não esperavam por essa ou sempre viram a personagem como homossexual? Deixem seus comentários!

Confira nossa lista sobre Scooby-Doo aqui embaixo: