Roteirista de Star Wars: A Ascensão Skywalker explica de quem foi a ideia do retorno de Palpatine

Capa da Publicação

Roteirista de Star Wars: A Ascensão Skywalker explica de quem foi a ideia do retorno de Palpatine

Por Gus Fiaux

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas, e apesar da reação polarizada do público e da crítica, o filme tenta encerrar de uma vez por todas a Saga Skywalker com muitas referências e reviravoltas para os fãs. Um dos elementos mais peculiares apresentados no filme é o retorno do Imperador Palpatine. 

O personagem havia “morrido” ao fim de O Retorno de Jedi, mas no filme é revelado que ele está vivo e com um grande plano maligno. Agora, em uma entrevista ao Awards Daily, o roteirista do Episódio IXChris Terrio, explicou como surgiu a ideia para o retorno do vilão:

“Kathy Kennedy e Michelle Rejwan tinham um plano bem claro sobre como as coisas deveriam acabar. Elas tinham planos esclarecedores sobre alguns pontos da narrativa que queriam que nós acertássemos. Elas também nos deram muita liberdade dentro disso. Sabíamos que Rey e Ren eram a chave dessa trilogia, mas também sentíamos que não havia modo de não encontrarmos um caminho de redenção para Kylo Ren, o filho de Han e Leia. Nós sentíamos isso desde o começo, quando J.J. Abrams estabeleceu o personagem no ‘Episódio VII’, havia uma guerra interna dentro dele e ele estava sendo corrompido por algo maior do que ele mesmo, o que fez ele fazer escolhas ruins ao longo do caminho. J.J. e eu sentíamos que precisávamos achar um caminho para ele se redimir, e isso ficou muito difícil depois do ‘Episódio VIII’, já que Snoke tinha morrido. O cara mais malvado da galáxia naquele momento parecia ser Kylo Ren. Precisava haver um antagonista que enfrentaria os mocinhos, e então tentamos nos focar na maior fonte do mal por todo esse tempo. Foi aí que começamos a perseguir agressivamente a ideia de um mal antigo que não morre. A fonte do mal na galáxia é esse espírito em busca de sua vingança. A entidade conhecida como Palpatine – cujo corpo morreu em ‘Retorno de Jedi’ – é paciente e tem estado esperando. Ele cavou seu próprio esconderijo e tem esperado a chance de restabelecer seu total domínio.”

Por fim, Terrio também explicou que a ideia de trazer Palpatine de volta foi concebida por Kathleen Kennedy, a atual presidente da Lucasfilm. De acordo com o roteirista, a produtora tinha uma visão muito urgente de como a franquia devia fechar seu ciclo:

“Bem, eu não posso falar das intenções gerais de Kathy. Isso certamente foi discutido antes mesmo que eu fosse chamado. Kathy tinha essa visão de que tínhamos que contar a mesma história por nove episódios. E apesar de algumas pistas do ‘Episódio VII’ e do ‘Episódio VIII’, você não sabe imediatamente que está contando a mesma história. Ela achou que seria um final bem forte para o nono filme. E isso se encaixa perfeitamente com J.J., porque ele adora truques de mágica. Ele sempre fala em metáforas, e então nos Episódios VII e VIII, você acha que está vendo uma coisa, mas o Episódio IX te diz para observar mais de perto – na verdade, você está vendo outra coisa. Quando você reassiste aos filmes anteriores, as coisas começam a ganhar um sentido adicional. Ren e sua devoção à ideia de seu avô. A voz que ele sempre escuta em sua cabeça. Algumas similaridades entre Snoke e Palpatine. A ideia era que, quando você chegasse ao ‘Episódio IX’, você percebesse as razões para que tudo isso esteja acontecendo. Isso mostra que a história está sempre em um ciclo ao longo da série.”

Por mais que a explicação de Terrio envolva a construção de uma grandiosa trama, muitos fãs não gostaram do retorno do Imperador, que está sendo visto apenas como um grande fan service para a trilogia clássica. No entanto, nos resta saber se a franquia ainda terá mais reviravoltas no futuro, ou se a Saga Skywalker foi de fato encerrada.

Veja mais notícias de Star Wars: A Ascensão Skywalker:

Roteirista de Star Wars: A Ascensão Skywalker fala sobre Rose ter menos tempo de tela

Criador da Ahsoka, de Star Wars, sugere retorno da heroína

Atores de Star Wars: A Ascensão Skywalker querem que a saga dê um tempo dos cinemas

Na galeria abaixo, fique com imagens de Star Wars: A Ascensão Skywalker:

Erro: Galeria/Lista não encontrada ou não publicada

Star Wars: A Ascensão Skywalker está em cartaz nos cinemas.