Capa da Publicação

Matt Reeves compara The Batman com clássicos do cinema noir

·
Por Gus Fiaux

No ano que vem, The Batman chega aos cinemas, e o longa parece ser uma grande aposta do Universo Estendido da DC Comics, ignorando de vez a versão do personagem interpretada por Ben Affleck em Batman vs. Superman Liga da Justiça. Dessa vez, o diretor Matt Reeves vai conduzir o astro Robert Pattinson em uma trama situada nos primeiros dias do herói.

No entanto, o projeto de Reeves parece ser bem diferente de tudo que já vimos com o Cavaleiro das Trevas. O longa vai mergulhar na mitologia do herói, apresentando personagens clássicos como o Charada, o Pinguim e a Mulher-Gato, em um filme que deve se basear no cinema neonoir dos anos 70.

Veja mais notícias de The Batman:

Diretor de The Batman fala sobre a suspensão das filmagens devido à pandemia

Diretor de The Batman rasga elogios para Batman: O Retorno, de Tim Burton

Diretor de The Batman explica como o herói será no filme

Em uma recente entrevista ao The New York Times, o cineasta falou sobre sua meta em relação ao Cavaleiro das Trevas no cinema. De acordo com ele, a Warner Bros. o apoia plenamente em sua nova visão para o personagem. Reeves também deixou claro que não queria fazer apenas mais um filme qualquer do Batman, mas sim algo inovador e único:

“É claro que essas coisas precisam ser minadas de uma forma que esses estúdios e companhias possam fazer dinheiro. Você nunca sabe quando as pessoas que são donas dessas propriedades intelectuais vão estar abertas à sua visão. Mas se elas não estivessem, eu não estaria fazendo ‘The Batman’. Eu falei: ‘Veja, tivemos ótimos filmes do Batman e eu não quero fazer apenas um filme do Batman’.”

Logo em seguida, o cineasta falou um pouco sobre como quer que o filme seja muito emocional e que tenha uma grande carga pessoal. Para ele, a meta foi evocar o mesmo sentimento de alguns clássicos do cinema noir dos anos 70, como Chinatown, protagonizado por Jack Nicholson (que curiosamente já viveu o Coringa nos cinemas):

“Eu queria fazer algo com altas apostas emocionais. A minha ambição era para que [o filme] fosse incrivelmente pessoal, usando as metáforas daquele mundo. Parece realmente um retorno aos filmes que eu cresci vendo dos anos 70, como ‘Klute, o Passado Condena’ ou ‘Chinatown’. Eu não estou dizendo que estamos conseguindo fazer algo do tipo. Esses filmes são obras-primas. Mas essa era a minha ambição.”

Comparar com esses filmes certamente levanta ainda mais a expectativa para o longa. Pelo visto, Matt Reeves está realmente entregando uma visão muito particular e pessoal do Cavaleiro das Trevas – motivo pelo qual ele passou tanto tempo reescrevendo o roteiro até entregar uma versão definitiva. E o resultado devemos ver no ano que vem…

Abaixo, veja os 10 melhores veículos e Batmóveis do Batman nos cinemas:

The Batman está previsto para junho de 2021. 

Imagem de perfil
sobre o autor Gus Fiaux

Formado em Cinema e Audiovisual pela UFPE. Crítico, roteirista e mago nas horas vagas. Wouldst thou like to live deliciously? || @gus_fiaux