Matrix 4: Tudo que você precisa saber sobre o novo filme

Capa da Publicação

Matrix 4: Tudo que você precisa saber sobre o novo filme

Por Evandro Lira

Matrix, uma das melhores franquias de ficção científica do cinema ganhará um novo filme no ano que vem, e por ele chegar quase vinte anos depois do último – Matrix Revolutions é de 2003 -, os fãs estão realmente curiosos para saber do que se tratará este novo capítulo.

Lana Wachowski, que co-escreveu e co-dirigiu os três filmes ao lado de sua irmã, está comandando uma quarta parte da história de Matrix, com os retornos confirmados de Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss em seus respectivos papéis icônicos.

Veja também:

Matrix, e os impactos para o cinema de ação e ficção-científica

Diretor de John Wick fala sobre trazer mais atores de “Matrix” para a franquia

Por enquanto, a trama do filme está repleta de segredos, mas a Warner Bros. já garantiu uma data oficial de lançamento, e você confere tudo que já sabemos sobre o filme a partir de agora.

Quem está por trás do novo filme?

Lana Wachowski retorna para co-escrever e dirigir o novo capítulo da franquia que ela e sua irmã criaram. Apesar de Lilly Wachowski não estar oficialmente envolvida na produção, Lana admite que o filme parte de ideias que ela e sua irmã tiveram há duas décadas.

“Muitas das ideias que Lilly e eu exploramos há 20 anos sobre nossa realidade são ainda mais relevantes agora”, disse Lana Wachowski em um comunicado.“Estou muito feliz por ter esses personagens de volta na minha vida e grata por outra chance de trabalhar com esses meus amigos brilhantes.”

Por amigos brilhantes, Lana talvez esteja não só se referindo ao elenco, com quem ela já trabalhou no passado, mas também aos roteiristas Aleksandar Hemon e David Mitchell, que contribuíram com Lana na produção de Sense8 e A Viagem.

Outro artista que já colaborou com Wachowski é John Toll, que foi contratado para servir como diretor de fotografia de Matrix 4. Toll já havia atuado como diretor de fotografia de A Viagem e O Destino de Júpiter.

Os quadrinistas Geof Darrow e Steve Skroce que ajudaram a moldar o conceito visual da franquia desde o início também estão retornando para criar o visual do novo filme.

Qual será a trama?

Não há nada concreto sobre a trama de Matrix 4, sobrando apenas especulações. Não se sabe qual o papel de Neo no novo filme, já que não fica claro o destino do personagem ao final de Matrix Revolutions. Por sua vez, a volta de Trinity consegue ser ainda mais misteriosa, já que de fato vimos ela morrer no último filme.

Logo quando Matrix 4 for oficializado pela Warner, a Variety relatou que Lana Wachowski estaria interessada em achar um jovem ator para interpretar Morpheus no novo filme, sinalizando uma possível mudança de ambientação na linha do tempo da franquia.

Quando foi anunciado que o ator Yahya Abdul-Mateen II estaria estrelando a produção, alguns fãs começaram a especular que ele poderia dar vida a essa versão mais nova de Morpheus, que nos filmes originais foi interpretado por Laurence Fishburne. A teoria ganhou mais força quando ficou claro que Fishburne era o único ator do trio principal a não retornar para o filme.

O elenco original estará de volta?

Keanu Reeves e Carrie-Anne Moss foram os primeiros confirmados para reprisar os papéis de Neo e Trinity em Matrix 4. Mas para além dos dois grandes retornos, está sendo especulado que Jada Pinkett Smith, que apareceu em Matrix Reloaded e Revolutions, voltará como Niobe no quarto capítulo da franquia. De acordo com o Deadline, Smith estaria negociando seu retorno.

O ator Hugo Weaving que viveu o grande vilão da trilogia, Agente Smith, não voltará para Matrix 4 devido a conflitos de agenda. O ator admitiu que foi convidado a participar do filme mas que já havia assumido o compromisso com uma peça de teatro intitulada The Visit. Segundo ele, houve até uma tentativa de negociar mas Lana Wachowski acabou mudando de ideia.

Como já mencionado, Laurence Fishburne, o Morpheus, não deve retornar para o quarto filme.

Yahya Abdul-Mateen II e Neil Patrick Harris

Quem são os novos rostos do elenco?

Dentre os novos nomes do elenco estão Yahya Abdul-Mateen II, conhecido por viver o vilão Arraia-Negra em Aquaman e também o Doutor Manhattan na série da HBO, Watchmen. Fontes da Variety dizem que o ator chega para completar o trio de protagonistas do filme, ao lado de Reeves e Moss. Outro boato forte sobre sua participação é de que ele é, na verdade, uma versão mais jovem de Morpheus.

Neil Patrick Harris, o Barney de How I Met Your Mother, ou o Conde Olaf do original Netflix Desventuras em Série, foi contratado para dar vida a um personagem desconhecido em Matrix 4.

Vários outros atores novatos estão nesse mesmo status de personagem ainda não revelado. É o caso de Jonathan Groff (Mindhunter), Brian J. Smith (Sense8), Max Riemelt (Sense8), Eréndira Ibarra (Sense8), Toby Onwumere (Sense8), Andrew Caldwell (iZombie), Priyanka Chopra Jonas (Baywatch: S.O.S. Malibu) e Jessica Henwick (Punho de Ferro).

 

O que as fotos dos bastidores nos dizem?

O quarto filme de Matrix está atualmente em produção. Várias imagens dos bastidores já caíram na rede, pois algumas cenas do longa estão sendo filmadas em locações na cidade de San Francisco, Califórnia. Nelas, foi possível ver Keanu Reeves atuando na pele de Neo, porém com um visual totalmente diferente daquele estilo cyberpunk que marcou a franquia. Sua aparência nas imagens é totalmente contemporânea, suas roupas parecem “normais demais”, e seu cabelo e barba se assemelham com o visual de um outro personagem de sucesso de Reeves, o mercenário John Wick.

Um dos vídeo mostra Reeves e Moss filmando uma cena em que Trinity pilota uma motocicleta enquanto Neo se agarra na parceira como passageiro. O visual de Trinity não parece muito diferente daquele visto na trilogia.

Outro vídeo das filmagens de Matrix 4 revela Reeves andando por uma rua deserta em meio à chuva e névoa. Na trama dos filmes, há apenas duas situações onde o ambiente apresenta condições chuvosas: quando o bug do rastreador é removido do corpo de Neo por Trinity no primeiro Matri e o confronto final com o Agente Smith no terceiro filme. Por enquanto, só nos resta tentar imaginar o que pode estar acontecendo.

Quando o filme chega aos cinemas?

A Warner Bros. reservou o dia 21 de maio de 2021 para o lançamento de Matrix 4. Coincidentemente, essa é a data de lançamento de John Wick 4, outro filme popular estrelado por Keanu Reeves, o que nos faz acreditar que uma dessas datas será alterada.

O que você espera do novo Matrix? Deixe seu comentário!

 

Veja também: