Quem é o Homem Combustão, vilão misterioso de Avatar: A Lenda de Aang?

Capa da Publicação

Quem é o Homem Combustão, vilão misterioso de Avatar: A Lenda de Aang?

Por Evandro Lira

Apelidado por Sokka, o Homem Combustão é um dos poucos personagens de Avatar: A Lenda de Aang cuja origem é realmente nebulosa. Os fãs puderam conhecer o vilão na temporada final de A Lenda de Aang, depois que ele ataca o Time Avatar com seus explosivos poderes no episódio “A Praia”. Neste artigo, você vai descobrir um pouco mais sobre esse misterioso personagem (via CBR).

Saiba mais sobre Avatar:

Avatar: Elemento mais poderoso também é o mais subestimado, entenda

Avatar: O que aconteceu com a mãe de Zuko?

Dublador de Zuko revela seu enredo favorito de Avatar: A Lenda de Aang

Ele é como um mercenário, que é contratado por Zuko para caçar e exterminar o Avatar, uma vez que o Príncipe havia reconquistado seu lugar na Nação do Fogo exatamente por ter “matado” Aang em Ba Sing Se.

O Homem Combustão então surge como uma verdadeira força da natureza, com poucas palavras e sem muitas explicações. Ele possui próteses mecânicas que substituem seus membros e também uma tatuagem de um terceiro olho na testa – tatuagem esta que é fundamental para o uso dos seus poderes, mas também para sua derrota mais tarde no episódio “O Templo de Ar do Oeste”.

Embora os detalhes de sua origem nunca tenham sido divulgados na série, o site oficial de Avatar na época forneceu fragmentos de sua história, incluindo informações sobre a sua dobra explosiva. O homem é capaz de realizar a Dobra de Combustão, uma sub-dobra dos dominadores de fogo produzida por quem é capaz de canalizar o chi através da testa – que projeta um feixe de energia destruidor capaz de causar imensos danos em longo alcance.

Sobre sua origem, o site marcava que o Homem Combustão descobriu seus poderes ainda muito jovem. Porém, antes de ter controle sobre eles, explodiu seu próprio braço e perna, o que exigiu que ele usasse próteses metálicas.

Em A Lenda de Korra, continuação de A Lenda de Aang passada mais de oitenta anos depois, conhecemos uma personagem com poderes e origens semelhantes ao Homem Combustão. P’Li, uma das integrantes da Lótus Vermelha, também mantinha seu terceiro olho e explorava sua dobra especial. Em determinado momento, ela revela que foi sequestrada quando criança por um senhor da guerra que queria usar suas habilidades em benefício próprio.

São esses detalhes sutis sobre os personagens que provam mais uma vez a incrível destreza dos escritores de Avatar de tornar pequenas aparições em personalidades emblemáticas da franquia.

Fique com:

Fonte: